NEURASMUS: mestrado em neurociência na Europa e no Canadá

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/mestrado-em-neurociencia-erasmus/

*a CRInter faz apenas a divulgação da oportunidade, qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente ao organizador do edital.

O NEURASMUS é um mestrado em neurociência no formato Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD). O curso prevê mobilidade em pelo menos duas universidades e bolsa integral para uma parte dos estudantes. As inscrições podem ser feitas até 5 de dezembro.

O programa tem duração de dois anos e propõe uma abordagem interdisciplinar das funções e dos problemas cerebrais. Ele oferece um treinamento em tecnologias de ponta relacionadas aos principais tópicos de pesquisa da área.

Como funciona a mobilidade durante o curso

O consórcio responsável pelo mestrado em neurociência é formado por seis universidades de cinco países diferentes:

• Vrije Universiteit Amsterdam, Holanda;
  • Universidade de Bordeaux, França;
  • Charité Universitätsmedizin Berlin, Alemanha;
  • Universidade Laval, Canadá;
  • Universidade de Coimbra, Portugal;
  • Universidade de Göttingen; Alemanha.

O primeiro ano do curso é voltado à introdução dos fundamentos da neurociência. Enquanto no segundo, o aluno irá escolher qual especialização deseja seguir.

Tanto os primeiros quanto os últimos semestres podem ser feitos em diferentes instituições. Isso significa que há pelo menos seis percursos de mobilidade com combinações distintas de universidades.

O programa inclui cursos intensivos de pelo menos duas línguas europeias, entre elas: holandês, alemão e francês.

Como são as bolsas para o mestrado em neurociência

As taxas de matrícula para o mestrado em neurociência custam 9 mil euros anuais para estudantes não europeus. No entanto, é possível fazer o curso com uma bolsa integral Erasmus Mundus.

As bolsas incluem os custos de participação, auxílio para despesas de viagem e instalação, além de um subsídio mensal de 1 mil euros.

Contudo, vale lembrar que quem quiser concorrer à bolsa Erasmus como brasileiro não pode ter vivido na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

Quais são os requisitos do NEURASMUS

Para entrar no NEURASMUS, é necessário ter graduação em biologiafarmácia, bioquímica, biomedicina, medicina ou psicologia antes de agosto de 2022. Caso o candidato seja formado em outra área (química, física, ciência da computação), será preciso comprovar seu interesse pela neurociência.

Ainda, espera-se que o estudante tenha um conhecimento básico, porém sólido, em biologia celular, química e bioquímica, física e matemática.

Além disso, outro requisito é ter proficiência em inglês comprovada por meio do resultado em uma das provas aceitas:

• IELTS (Academic Test): 6.5 (nenhuma nota abaixo de 6);
  • TOEFLITP 580 / CBT 237 / iBT 93;
  • Certificate of Advanced English: B/C;
  • Certificate of Proficiency in English: B/C.

Como se candidatar ao mestrado em neurociência

O prazo para se inscrever para fazer o mestrado em neurociência com bolsa Erasmus encerrou em dezembro. Mas, os candidatos que desejam pagar pelo curso podem se candidatar até 28 de fevereiro.

As inscrições são online e é necessário anexar à candidatura a documentação exigida pelo curso:

• Foto recente no formato passaporte;
  • Cópia do passaporte;
  • Carta de motivação;
  • Currículo (formato Europass);
  • Certificado de proficiência em inglês;
  • Cópia do diploma de graduação;
  • Histórico escolar;
  • Comprovante de residência;
  • Duas cartas de recomendação.

Todos os documentos devem estar acompanhados de tradução em inglês. A seleção para o mestrado e as bolsas Erasmus+ será baseada no histórico acadêmico, na motivação, no potencial e na experiência profissional do candidato.