Bolsa para mestrado em Paris na École Normale Supérieure recebe inscrições

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsa-para-mestrado-em-paris-ens/

*a CRInter faz apenas a divulgação da oportunidade, qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente ao organizador do edital.

Uma bolsa para mestrado em Paris é o seu sonho? Pois ele pode virar realidade bem antes que você imagina! A École Normale Supérieure recebe inscrições para seu programa de bolsas até 12 de dezembro (ciências) e 9 de dezembro (humanas). A candidatura é feita online pelo site da instituição.

A iniciativa compreende as áreas de Humanidades e Letras e Ciências. Os interessados devem escolher sua área na inscrição. O programa da ENS dura três anos: dois são o curso de mestrado e um é o treinamento específico da ENS. Ao todo, o programa oferece 20 bolsas, 10 para cada área.

Como se inscrever para as bolsa para mestrado em Paris

Para se inscrever no processo seletivo, é necessário ter até 26 anos no momento da inscrição e estar se candidatando à Sélection internationale da ENS pela primeira vez. Ainda, o candidato não pode ter passado mais de 10 meses na França no ano da candidatura, nem no ano anterior.

Além disso, é necessário comprovar, até 1º de setembro de 2022, ter cursado ao menos dois anos de ensino superior fora da França.  Para se inscrever para as bolsas para mestrado em Paris da ENS, é necessário encaminhar os seguinte documentos em francês:

A segunda fase da seleção é quando os pré-selecionados recebem uma carta convite para realizar testes escritos e/ou orais na escola em Paris. Nesta fase, os candidatos à bolsa para mestrado em Paris passarão por entrevistas e prestam testes sobre disciplinas relativas ao curso que pretendem fazer na instituição. Além disso, é na segunda fase que os candidatos comprovam seus conhecimentos no idioma em que vão estudar (inglês ou francês).

Os testes para a bolsa de mestrado em Paris podem incluir matérias como Biologia, Química e Ciência da Computação, para os candidatos da área de ciências, e matérias como Antropologia, Filosofia e Ciência Política para os candidatos da área de Humanidades e Letras.

O que a bolsa para mestrado em Paris cobre

Os selecionados pela bolsa para mestrado em Paris recebem subsídio mensal de 1 mil euros por mês e moradia no campus da ENS. A bolsa não cobre passagem aérea e nem os custos de inscrição no ano acadêmico — que podem variar entre 600 e 800 euros por ano na ENS.

Os custos para fazer a prova em Paris não são cobertos pela instituição, mas os candidatos de fora da Europa podem pedir por reembolsos parciais das despesas. A ENS destaca as oportunidades de pesquisa oferecidas aos alunos, bem como o contato com profissionais renomados nas suas áreas.

O prazo de inscrições vai até 12 de dezembro (ciências) e 9 de dezembro (humanas).

Veja o edital
Tire as dúvidas sobre a seleção
Veja as provas de seleção de anos anteriores