FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsa-erasmus-para-mestrado-em-big-data/
*a CRInter faz apenas a divulgação da oportunidade, qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente ao organizador do edital.
Na era da digitalização de praticamente todos os aspectos da vida, precisa-se cada vez mais de especialistas nessa área. Para suprir essa demanda e promover uma inovação que traga benefícios econômicos e sociais, foi criado o programa Big Data Management and Analytics (BDMA).
O mestrado em Big Data e Análise de Dados é um programa Erasmus Mundus Joint Master, ou seja, um curso único oferecido em conjunto por várias universidades. E, como era de se esperar, tem bolsas Erasmus +!
Os benefícios para estudantes de países parceiros (grupo no qual o Brasil se encaixa) podem chegar a 49 mil euros. O valor inclui:
- Total do curso: 18 mil euros (9 mil/ano);
- Subsídio mensal de 1 mil euros (máx. 24 meses);
- Auxílio para instalação e despesas de viagem: 4 mil euros por ano.
O curso tem duração de dois anos e é oferecido por cinco instituições de ensino:
- Université Libre (ULB), na Bélgica: 1º semestre
- Universitat Politècnica de Catalunya (UPC), na Espanha: 2º semestre
- Università di Padova, na Itália: opção para 3º e 4º semestres
- Technische Universiteit Eindhoven (TU/e), na Holanda: opção para 3º e 4º semestres
- Université François Rabelais Tours (UFRT), na França: opção para 3º e 4º semestres
Durante os três primeiros semestres, os estudantes irão morar em três países diferentes. No quarto semestre poderão escolher onde desejam realizar a sua dissertação. O objetivo do programa é criar uma rede de especialistas e pesquisadores em Big Data e Business Intelligence de todo o mundo.
Quem pode se candidatar ao mestrado em Big Data
O BDMA é voltado para graduados com diploma na área científica e especialização em informática em uma universidade “acreditada”. Isso significa estar listada no Banco Mundial de Base de Dados de Ensino Superior (WHED) ou em outros rankings, como Times Higher, Academic Ranking of World Universities ou QS World University Rankings.
Além disso, é necessário ter no mínimo nível B2 em inglês comprovado através de certificado como IELTS, TOEFL ou outra diploma, já que essa é a língua oficial do curso.
Como se inscrever pro mestrado em Big Data na Europa
Para quem quer concorrer a uma das bolsas, a candidatura online deve ser feita até 12 de dezembro. Porém, o interessado precisa se ligar também em outras datas: até o fim de janeiro, ocorre a notificação para proceder com o envio dos documentos físicos (em papel); o prazo para carregar as cartas de recomendação no sistema vai até 24 de dezembro; e, por fim, os documentos físicos devem ser recebidos pela instituição até o meio de fevereiro.
Os documentos exigidos para aplicar para o mestrado em Big Data e Análise de Dados devem estar todos em inglês ou devidamente traduzidos. As cópias devem ser autenticadas. São eles:
- Carta de apresentação;
- Cópia do passaporte;
- Foto (tamanho passaporte);
- CV;
- Diploma de graduação;
- Histórico escolar;
- Comprovante de proficiência em inglês (IELTS, TOEFL ou Cambridge);
- Cartas de recomendação.
A seleção será baseada em vários fatores: nos créditos relacionados à ciência da computação que o candidato tiver no histórico acadêmico; no seu desempenho na universidade; na experiência profissional; na carta de apresentação e nas cartas de recomendação.
Saiba tudo sobre as bolsas
Veja o programa do mestrado
Inscreva-se