Bolsa para mestrado em engenharia estrutural na Alemanha na Bauhaus University

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) oferece bolsa para quem gostaria de se especializar em riscos e perigos naturais em um mestrado em engenharia estrutural que trata exatamente disso. O curso é da Bauhaus University, em Weimar, famosa por seus cursos de Arquitetura, Engenharia, Design e Arte.

O NHRE – como é chamado na sigla para “Natural Hazards and Risks in Structural Engineering” – é em inglês e tem duração de dois anos. Este mestrado foca em perigos e riscos naturais em engenharia estrutural e forma profissionais para avaliar riscos e danos de situações provocadas por enxurradas ou terremotos, por exemplo.

Os estudantes aprendem aspectos teóricos e também a usar ferramentas e equipamentos modernos para solucionar problemas causados por esses desastres. As principais áreas estudadas no curso são: engenharia sísmica, design estrutural, engenharia geotécnica e hidrotécnica, métodos e elementos de dinâmica estrutural, gestão de desastres e estratégias de mitigação.

Sobre as bolsas para mestrado em engenharia estrutural

O DAAD concede anualmente de quatro a oito bolsas para candidatos de países em desenvolvimento admitidos no mestrado em engenharia estrutural da Universidade Bauhaus.

As bolsas fazem parte do EPOS (Development-Related Postgraduate Courses) e começam apenas a partir do semestre de inverno de 2020/2021. O programa financia estudos de pós-graduação em áreas relacionadas à sustentabilidade.

Os selecionados costumam ter isenção das taxas universitárias, subsídio mensal de 850 euros, seguro-saúde e custeio das despesas de viagem.

Requisitos das bolsas na Bauhaus University em Weimar

A bolsa do curso em engenharia estrutural do DAAD  é voltada para profissionais com experiência de pelo menos dois anos em empresas privadas ou instituições governamentais. Os candidatos devem ter trabalhado em funções relacionadas ao campo da engenharia civil e estrutural.

Também é requisito ser formado em áreas afins e comprovar conhecimento de inglês com um certificado (TOEFL: 79 iBT, 213 CBT, 550 PBT; ou IELTS: 6.0).

Como se candidatar ao mestrado em engenharia estrutural

As candidaturas ao mestrado em engenharia estrutural devem ser enviadas à universidade até o dia 15 de outubro. Os interessados na bolsa devem se candidatar através deste link e seguir as orientações.

Além do formulário de solicitação da bolsa do DAAD, os candidatos também vão precisar de:

Todas as cópias dos documentos devem ser legalmente certificadas. Elas devem ser enviadas diretamente para o seguinte endereço:

Bauhaus-University Weimar
Department of Study and Education
NHRE
c/o Johanna Theuerkauf
Geschwister-Scholl-Str. 15
99421 Weimar
GERMANY

Saiba tudo sobre o curso
Veja mais informações sobre o EPOS
Inscreva-se agora