EPOS tem bolsa para mestrado em Geografia na Alemanha

A Stuttgart Technology University of Applied Sciences tem um mestrado em Geografia na Alemanha com ênfase na área de Fotogrametria e Geoinformática. O DAAD (Serviço Acadêmico Alemão de Intercâmbio) está oferecendo bolsa para estudantes internacionais interessados no curso através do programa EPOS.

O mestrado em geografia é em inglês e tem duração de 18 meses. Durante esse período, serão aprofundados estudos e pesquisas na área do sensoriamento remoto e suas tecnologias e metodologias.

Sobre o mestrado em geografia na Alemanha

O curso é dividido em três partes: os dois primeiros semestres são dedicados a aulas, práticas e exames. No terceiro, o aluno irá realizar sua investigação para dissertação em tempo integral.

Os estudantes formados no mestrado em geografia com ênfase em geoinformática terminam o curso preparados para atuar como gestores de projetos relacionados à fotogrametria, cartografia, planejamento rural e urbano, monitoramento ambiental e todas as áreas afins.

Como são as bolsas EPOS do DAAD

O mestrado em geografia da UFT Stuttgart é um dos cursos beneficiados com bolsas do programa EPOS do DAAD. Ele oferece benefícios para brasileiros que queiram estudar em áreas relacionadas ao Desenvolvimento Sustentável.

As bolsas do DAAD são destinadas a candidatos que comprovem motivação quanto ao desenvolvimento e tenham intenção de agir como agentes da mudança nas suas realidades. Eles também precisam ter qualificações acadêmicas e profissionais suficientes para garantir a conclusão bem-sucedida do mestrado em geografia.

Elas incluem isenção de taxas universitárias, um auxílio para despesas com custos de vida, ajuda para compra da passagem aérea de ida e volta, seguro saúde e curso de alemão (dois meses antes de começar o mestrado).

Requisitos para o mestrado em geografia na Alemanha

Para cursar o mestrado em geoinformática na Alemanha, é preciso ter graduação em engenharia civil, geografia, agronomia, engenharia florestal ou áreas correspondentes. Profissões que trabalham com geodados ou tecnologias espaciais também são aceitas.

Os candidatos devem falar inglês e comprovar o seu conhecimento através de um exame de proficiência como o TOEFL ou IELTS. Experiência profissional de no mínimo dois anos também é requisito para quem deseja se candidatar. Não ter se formado há mais de seis anos também é critério de seleção.

Como se candidatar ao mestrado na Alemanha do DAAD

O prazo para os estudantes interessados em bolsas do DAAD para cursar o mestrado em geografia na Alemanha a partir de 2020 se encerra no dia 1º de outubro.

A candidatura deve ser enviada diretamente à universidade. Além dos documentos normais, os estudantes que desejam o benefício devem enviar alguns itens adicionais. A documentação é formada por:

• Formulário de solicitação da bolsa;
  • Formulário de candidatura ao curso;
  • Certificado de proficiência em inglês;
  • Carta de motivação;
  • Comprovante da situação de trabalho;
  • Currículo (modelo europass);
  • Carta de recomendação acadêmica;
  • Carta de recomendação profissional;
  • Cópia do histórico acadêmico;
  • Cópia do Diploma de graduação;
  • Cópia do Diploma do Ensino Médio
  • Cópia do passaporte;
  • 2 fotos tamanho passaporte.

O mestrado em geografia com ênfase em geoinformática e fotogrametria têm início sempre em outubro, anualmente. O DAAD no Brasil pode ajudar solucionando dúvidas gerais sobre o programa pelo email info@daad.org.br ou pelo pelo telefone: (21) 2553 3296 / Ramal: 14. Dúvidas específicas sobre cada curso devem ser enviadas para as universidades.

Saiba tudo sobre o curso
Veja mais informações sobre as bolsa
Confira o guia sobre a candidatura

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/mestrado-em-geografia-na-alemanha/