Bolsa para mestrado em energias renováveis na Alemanha

Postgraduate Programme Renewable Energy (Programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis – PPRE) é voltado para cientistas e engenheiros que pretendem seguir carreira profissional nesse emergente setor. Como era de se esperar, por ser relacionado ao desenvolvimento sustentável, este é outro curso que faz parte do programa EPOS do DAAD.

Requisitos do mestrado em energias renováveis

Para se candidatar ao curso, é necessário ter concluído com sucesso uma graduação em engenharia ou ciências (ex: química, física, etc). Os candidatos também devem ter inglês fluente (língua oficial do programa).

Entre os requisitos do DAAD para as bolsas EPOS estão ainda ter pelo menos dois anos de experiência profissional nessa área ou na área de Desenvolvimento Rural. Ser proveniente de um país em desenvolvimento, não ter morado na Alemanha por mais de dois anos e ainda não ter mestrado também são exigências do programa.

As bolsas para pós-graduação em energias renováveis

O programa de pós-graduação em energias renováveis da Universidade de Oldenburg é parte do programa EPOS (Development-Related Postgraduate Courses) financia estudos de pós-graduação em áreas relacionadas à sustentabilidade. Normalmente, os selecionados para as bolsas do programa têm isenção das taxas universitárias; um subsídio mensal de 850 euros; seguro-saúde e custeio das despesas de viagem.

Candidatura à bolsa para mestrado em energias renováveis

Quem deseja concorrer à bolsa para mestrado em energias renováveis deve se inscrever de 15 de agosto até 15 de outubro. As inscrições são online e o candidato deve reunir a seguinte documentação:

Como comprovantes de conhecimento na língua inglesa são aceitos TOEFL ibT 80, cbT 213, pbT 550; acadêmico do IELTS 6.0; Cambridge C1. O candidato também pode apresentar uma declaração oficial da universidade de que os seus estudos anteriores foram realizados em inglês.

Os documentos que não estiverem em inglês ou alemão devem ser devidamente traduzidos para o inglês.

Não tenho dois anos de experiência depois de formado posso me candidatar?

As bolsas para mestrado em energias renováveis na Universidade de Oldenburg são somente para quem tem no mínimo dois anos de experiência profissional depois de formado. Contudo, quem não possui esse tempo de experiência, pode se candidatar ao curso sem o benefício do DAAD.

Quem faz a pós-graduação sem bolsa deve pagar as taxas universitárias. O semestre do curso tem um custo de 1 mil euros mais 378,80 euros de matrícula. Há ainda um custo de 500 euros para uma excursão no final do curso e os custos de vida, que são estimados pela universidade em 720 euros por mês. Neste caso é preciso enviar uma declaração oficial de cobertura financeira de 20 mil euros.

O prazo de inscrição para quem não deseja concorrer às bolsas vai de 15 de agosto até o dia 15 de janeiro.

Saiba tudo sobre o mestrado
Veja como se candidatar
Leia as respostas para as dúvidas frequentes
Saiba mais sobre os requisitos do DAAD