Bolsa para mestrado em desenvolvimento sustentável na Alemanha

Em um contexto no qual vários países se comprometeram com as metas definidas na Cúpula da ONU, é preciso profissionais qualificados. Para alcançar as transformações necessárias, além de novas políticas, serão requisitadas pessoas com formação interdisciplinar e intercultural. Com o objetivo de suprir essa demanda, existem o curso da Universidade de Ciências Aplicadas do Reno-Waal e o programa de bolsa para mestrado em desenvolvimento sustentável na Alemanha.

O curso de Sustainable Development Management (Gestão do Desenvolvimento Sustentável) é um mestrado que combina economia e ciência política com prática em gestão. O conhecimento adquirido permite aos alunos contribuírem ativamente na construção de um mundo com mais sustentabilidade.

O mestrado é em inglês e tem duração de três semestres de estudo em tempo integral. Os bolsistas só podem iniciar os estudos no semestre de inverno.

Sobre as bolsas para mestrado em desenvolvimento sustentável

A proposta da universidade alemã tem tudo a ver com o programa EPOS (Development-Related Postgraduate Courses). O programa do DAAD concede benefícios a estudantes provenientes de países em desenvolvimento interessados em se aprofundar em várias áreas relacionadas à sustentabilidade.

Normalmente, os selecionados para as bolsas EPOS têm isenção das taxas universitárias; um subsídio mensal de 850 euros; seguro-saúde e custeio das despesas de viagem. Também está incluído no programa, se necessário, um curso de dois meses de alemão em julho e agosto. Ele deve ser feito antes do início das aulas.

Requisitos do mestrado em desenvolvimento sustentável

Para entrar no curso, é necessário ter um diploma de graduação em uma área relacionada às ciências sociais, à economia ou à engenharia. Também é requisito ser fluente em inglês com nível mínimo B2 e ter um GPA de 2.5 (no sistema de notas alemão).

Além disso, para a bolsa para mestrado em desenvolvimento sustentável, o EPOS também exige que o candidato seja proveniente de um país em desenvolvimento e tenha pelo menos dois anos de experiência profissional. A motivação para estudar o assunto e se tornar um agente de mudança também conta.

Candidatos de grupos menos favorecidos e mulheres terão prioridade da seleção.

Como se candidatar ao programa na Alemanha

O prazo de inscrição para concorrer à bolsa para mestrado em desenvolvimento sustentável é de 1 de setembro até  1º de outubro. Ela deve ser feita através do site e os documentos necessários são:

• Formulário de candidatura do DAAD (aqui);
  • Currículo (assinado à mão e no modelo europass);
  • Carta de motivação (assinada à mão; 2 páginas máx.);
  • Carta de recomendação acadêmica;
  • Carta de recomendação profissional;
  • Certificado do empregador no país de origem;
  • Certificado de proficiência em inglês;
  • Cópia do diploma;
  • Cópia do histórico acadêmico;
  • Cópia do diploma de conclusão do ensino médio.

Fique atento porque só necessário enviar a inscrição para a bolsa de estudos do DAAD dentro do prazo acima. Como é um prazo bem curtinho para conseguir a documentação estamos já divulgando aqui para vocês consigam se organizar. Além disso, há a necessidade de pagar uma taxa de 75 euros para poder se inscrever no curso via Uniassist.

Posso me candidatar pro mestrado na Alemanha sem bolsa?

Sim. Alunos que não tiverem os dois anos de experiência exigido pelo DAAD para as bolsas podem se candidatar para o curso de mestrado em desenvolvimento sustentável sem bolsa. Os alunos sem bolsa pagam apenas as taxas semestrais de inscrição de 302 euros. Essas taxas dão direito ao ticket do semestre para usar o transporte público da região e para fazer cursos de idiomas e de esportes na universidade. Ou seja, é um daqueles mestrados em inglês grátis da Alemanha.  No site da universidade, eles dizem que para poder se sustentar sem bolsa, é preciso ter por volta de 750 euros por mês. Vale lembrar também que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar na Alemanha por meio período. As datas para inscrição sem bolsa, no entanto, são diferentes e devem ser consultadas no site da universidade.

Se você tiver dúvidas, o DAAD no Brasil pode ajudar pelo email aufbau@daad.org.br ou pelo pelo telefone: (21) 2553 3296 / Ramal: 14. Dúvidas específicas sobre o curso devem ser enviadas para a universidade no  studienberatung@hochschule-rhein-waal.de.

Saiba tudo sobre o curso
Veja como são as bolsas
Confira como funciona a candidatura

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsa-para-mestrado-em-desenvolvimento-sustentavel-daad/