DAAD dá bolsas para mestrado em economia em Berlim, na Alemanha

on

É possível se inscrever até 31 de agosto para concorrer a uma das bolsas para mestrado em economia em Berlim, na Alemanha. Este é mais um dos cursos do programa EPOS de bolsas do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) voltado para mestrados focados em Desenvolvimento Sustentável. Os selecionados irão cursar o Master in International and Development Economics na HTW Berlin com tudo pago.

Sobre o curso na HTW Berlin e as bolsas do DAAD

O mestrado em economia em Berlim começa em abril de 2020 e tem duração de 18 meses. As aulas são em inglês, e portanto não é necessário falar alemão para se candidatar. O curso oferece aos alunos uma compreensão aprofundada sobre o contexto econômico e político internacional na qual estão integrados os países em desenvolvimento.

O DAAD oferece bolsas para cobrir os custos de vida de candidatos de países em desenvolvimento ou recém-industrializados. Os bolsistas também terão isenção de taxas de matrícula. Normalmente, as bolsas de mestrado do DAAD ainda seguro-saúde, auxílio mensal de 850 euros e ajuda de custo para as passagens aéreas.

Requisitos das bolsas para mestrado em economia em Berlim

Os candidatos às bolsas para mestrado em economia em Berlim devem ter um diploma de graduação e ter cursado um determinado número de créditos na área de economia ou administração. Além disso, também é preciso possuir proficiência em inglês. O DAAD também exige que o interessado tenha no mínimo dois anos de experiência profissional na sua área depois de formado, como explicamos no vídeo abaixo.

Candidatura para a bolsa do DAAD em economia

Para se inscrever no curso, é preciso preencher o formulário de candidatura da HTW Berlin e enviar todos os documentos solicitados em inglês ou alemão via internet a partir de 15 maio até 31 de agosto.

  • Carta de motivação (máx. 1 página);
  • Histórico acadêmico;
  • Documento que explique o sistema de avaliação da sua universidade;
  • Duas cartas de recomendação (de acordo com o modelo disponibilizado pela instituição de ensino);
  • Curriculum Vitae;
  • Cópia do passaporte;
  • Comprovante de proficiência em inglês;
  • Resumo de duas páginas sobre o seu trabalho de conclusão da graduação;
  • Formulário de candidatura do DAAD e comprovação de dois anos de experiência profissional.

As cartas de referência devem ser enviadas por email para mide@htw-berlin.de. Além disso, é preciso enviar cópias autenticadas do diploma e do histórico acadêmico (original e traduções) por correio de 15 de maio até 31 de agosto para:

HTW Berlin
MIDE Admissions
Treskowallee 8
10318 
Berlin, Germany

Note que além de indicar no momento da inscrição que você deseja concorrer a uma das bolsas para mestrado em economia em Berlim, há um formulário de aplicação específico do DAAD  que você também precisa enviar durante o processo de candidatura . O resultado da seleção das bolsas será divulgado em meados de novembro.

Candidatura para quem não pode concorrer às bolsas

Como vocês sabem, fazer mestrado na Alemanha é muito mais barato do que na maioria dos outros países da Europa e é possível achar vários mestrados gratuitos na Alemanha completamente em inglês. Se você não tem os dois anos de experiência profissional depois de formado exigidos pela bolsa EPOS do  DAAD, você pode se candidatar para o mestrado em economia em Berlim sem bolsa (nesse caso, o prazo da candidatura é até o final de setembro). Para candidatos sem bolsa do DAAD, o curso cobra uma taxa única de 2500 euros (a ser paga somente depois da confirmação do aceite pela universidade) e mais cerca de 310 euros por semestre de taxas universitárias que incluem o ticket semestral do transporte público e acesso a cursos de idiomas e esportes na universidade.

Leia o edital do programa
Saiba tudo sobre os requisitos
Inscreva-se para as bolsas

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsas-para-mestrado-em-economia-em-berlim/