Bolsa para mestrado na área da engenharia na Alemanha (em inglês)

on

O Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD) possui vários programas de bolsas para estrangeiros. Este é mais um dos vários cursos para os quais o serviço disponibiliza apoio financeiro. Desta vez estamos falando de uma bolsa para mestrado na área da engenharia na Alemanha!

O Mestrado de engenharia em Gestão Energética e Ambiental em Países em Desenvolvimento é todo em inglês e tem duração de dois anos (18 + 6 meses). O curso é oferecido pelo Instituto Interdisciplinar de Ciências Ambientais, Sociais e Humanas da Europa-Universität Flensburg.

O programa começa em janeiro com seis meses de curso introdutório em economia e alemão. O objetivo do mestrado é capacitar os estudantes para atuar como profissionais do setor da energia. Após a conclusão do curso, eles estarão aptos a: reconhecer e analisar problemas energéticos e ambientais; facilitar e gerenciar processos de solução sustentável de problemas.

Sobre a bolsa para mestrado na área da engenharia na Alemanha

O DAAD oferece algumas bolsas para esse mestrado dentro do programa EPOS de Cursos de Pós-Graduação para Profissionais com Relevância para Países em Desenvolvimento.

Neste caso, os bolsistas deverão financiar com recursos próprios a viagem até a Alemanha, assim como o primeiro mês de estadia no país. Normalmente, o DAAD oferece, além da isenção de taxas universitárias, um subsídio mensal de 850 euros para bolsas de mestrado. Também costuma estar incluído no benefício um seguro-saúde.

De acordo com o que foi divulgado no site do curso, dependendo da disponibilidade de fundos, os bolsistas do DAAD terão as despesas chamadas de “adicionais” reembolsadas. Seriam elas: um seminário internacional (1.200/1.400 euros) e viagens de estudo (cerca de 500 euros). Estima-se que a contribuição individual que o bolsista terá que dar, no fim, ficaria em torno de 300 ou 400 euros.

Ah, quem ganhar a bolsa para mestrado na área da engenharia na Alemanha deve obrigatoriamente frequentar o curso de alemão durante o seu primeiro mês no país.

Requisitos para se candidatar

São requisitos para se candidatar à bolsa para mestrado na área da engenharia na Alemanha:

  • Diploma de graduação na área da engenharia ou de negócios + mínimo de dois anos de experiência profissional no campo do curso
    ou
    Diploma de graduação em engenharia + mínimo de dois anos de experiência profissional no campo do mestrado + comprovante de conhecimento em economia (curso preparatório de dois meses);
  • Ter proficiência em inglês (TOEFL iBT Score 80, IELTS Band 6, Cambridge FCE).

Além disso, o DAAD costuma solicitar que os candidatos declarem necessidade de apoio financeiro para realização dos estudos.

Como se candidatar

Os candidatos interessados em estudar com bolsa do DAAD devem se inscrever no curso até o dia 30 de agosto, dentro do prazo da pré-inscrição.

Para concorrer à bolsa para mestrado na área da engenharia na Alemanha, é preciso fazer o download dos formulários de inscrição no site do curso (disponíveis aqui).

Além dos formulários preenchidos, os candidatos devem providenciar os seguintes documentos:

  • CV;
  • Histórico da universidade e da escola;
  • Diploma de graduação com apostila de haia;
  • Comprovante de pelo menos dois anos de experiência profissional;
  • Certificado de teste de inglês;
  • Carta de motivação (cerca de 1000 palavras);
  • Duas cartas de referência (uma acadêmica e outra profissional).

Os formulários devem ser enviados primeiramente em PDF por meio eletrônico até 30 de agosto. Depois, eles também devem ser impressos e enviados por correio junto com toda a documentação para:

Europa-Universität Flensburg
Energy and Environmental Management in Developing Countries
Munketoft 3 B
24937 Flensburg / Germany

É importante prestar atenção que a documentação precisa chegar na Universidade na Alemanha até 30 de setembro. Quem passar para a segunda fase da seleção será entrevistado por telefone em janeiro. Até o final de fevereiro, todos os candidatos irão receber informações sobre o resultado.

Posso me candidatar pro mestrado na Alemanha sem bolsa?

Sim. Alunos que não tiverem os dois anos de experiência exigido pelo DAAD para as bolsas podem se candidatar para o curso de mestrado em desenvolvimento sustentável sem bolsa. Os alunos sem bolsa pagam apenas as taxas semestrais de inscrição de 100 euros. Essas taxas dão direito ao ticket do semestre para usar o transporte público da região e para fazer cursos de idiomas e de esportes na universidade. Ou seja, é um daqueles mestrados em inglês grátis da Alemanha.  No site da universidade, eles dizem que para poder se sustentar sem bolsa, é preciso ter por volta de 700 euros por mês. Vale lembrar também que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar na Alemanha por meio período. As datas para inscrição sem bolsa, no entanto, são diferentes e devem ser consultadas no site da universidade.

Para tirar dúvidas sobre o programa, você pode contatar a universidade através do e-mail sesam@uni-flensburg.de.

Saiba mais sobre o curso
Confira as informações sobre a bolsa
Veja o passo a passo da candidatura

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsa-para-mestrado-na-area-da-engenharia-na-alemanha/