Fundação Carolina oferece 723 bolsas para estudar na Espanha

A convocatória para bolsas da Fundação Carolina 2019/2020 está abertaNesta chamada, a fundação oferece 723 bolsas de estudo (no ano passado foram 648). O número total de bolsas aumentou, mas a quantidade de oportunidades para brasileiros diminuiu e mais abaixo eu explico melhor. Ainda assim o maior e mais abrangente edital de bolsas de estudos para estudar na Espanha.

Para quais áreas são as bolsas para estudar na Espanha

Esse é um edital que deixa quase todo mundo feliz porque as oportunidades são nas mais diversas áreas e incluem: ciência e novas tecnologias; energia, meio ambiente, sustentabilidade e infra-estrutura; ciências da saúdeeconomia e finanças, negócios e desenvolvimento organizacional; ciências Sociais e JurídicasArtes, Humanidades e Comunicaçãoengenharia e análise de dados. Ou seja, tem bolsa de estudos para todo mundo de todas as áreas. Além disso, as cidades e regiões onde os cursos são ministrados variam bastante também.

Quais bolsas para estudar na Espanha estão disponíveis:

• São 238 bolsas para estudar na Espanha por toda a pós-graduação: para graduados de países da América Latina com capacidade acadêmica/profissional e um currículo excelente. Os cursos de mestrado e pós desta chamada são para diversas áreas e no post específico, detalhei tudo bonitinho pra vocês por área do conhecimento.
  • 100  bolsas para doutorado e pós-doutorado + 109 bolsas de renovação de doutorado: nesta modalidade, o programa é realizado parceria com uma instituição educacional na América Latina para facilitar a obtenção do diploma de doutoramento na Espanha e para ajudar a aperfeiçoar os professores de formação de pós-doutorado de universidades da América Latina. O problema é que nenhuma instituição brasileira está no convênio 🙁
  • 66 bolsas de mobilidade para professores brasileiros: o programa permite estadia de pesquisa na Espanha para professores ou técnicos de universidades e pesquisadores de instituições públicas de pesquisa no Brasil.
  • 165 bolsas para estudos institucionais: essas bolsas são para oficiais superiores da América Latina para Estudos Estratégicos no Centro Ibero- Americano de Estudos Avançados de Defesa Nacional (CESEDEN).

O que as bolsas para estudar na Espanha da Fundação Carolina cobrem

O valor e tipo das bolsas (completa ou parcial) varia bastante de curso para curso, então, tem que ler tudo bem direitinho no edital da bolsa para estudar na Espanha que você quer ganhar, algumas bolsas cobrem tudo, outras o valor do curso e mais alguns custos como seguro saúde e outras são parciais e cobrem só parte do valor do curso. Leiam muito atentamente o edital do curso específico que vocês querem fazer.

Sobre os prazos das bolsas na Espanha

No site, tem uma área com respostas para as perguntas mais frequentes dos candidatos para tirar todas as dúvidas sobre os programa. Os prazos de solicitação vão até 7 de março (pós-graduação) ou 5 de abril (todas as outras). Então é bom ir se organizando para não perder a oportunidade. É importante frisar que nem todas as bolsas para estudar na Espanha exigem prova de proficiência oficial, o que é uma alegria pra muita gente. Mas isso varia de edital para edital, então, tem que prestar bastante atenção.

Como se inscrever para as bolsas para estudar na Espanha

O processo de inscrição para as bolsas para estudar na Espanha da Fundação Carolina é bem simples comparado com outros editais de bolsa. Todo o processo de inscrição é feito online no site da própria Fundación Carolina. A Fundação também disponibiliza uma página bem completa com informações e explicações sobre como solicitar a bolsa. As aulas devem ter início entre julho e outubro de 2019 para os cursos mais longos.

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsas-estudar-na-espanha-fundacao-carolina/