Bolsa para curso de verão na Suíça sobre ética financiado pela Unesco

É estudante de pós-graduação e ainda não sabe o que vai fazer no meio do ano? Já considerou um curso de verão na Suíça sobre ética financiado pela Unesco?

Quem é responsável pela interrupção e prevenção da mudança climática? O que pode ser feito contra a desigualdade global e a pobreza? Como a justiça global pode estar ligada a tradições locais, diversidade cultural e valores baseados na religião? Essas questões são a base de discussão do curso de verão oferecido pela Universidade de Lucerna com patrocínio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

“Construindo uma Rede Global para Responsabilidade Sustentável – Universidade de Verão de Lucerna: Ética em um Contexto Global” permite que aqueles que são ativos no campo científico examinem questões morais e éticas em um contexto global. Ou seja, pretendendo ir além das fronteiras dos campos acadêmico, das culturas, das visões de mundo e de outros fatores.

O curso de verão na Suíça não cobra taxas de matrícula e há um número limitado de bolsas para candidatos com necessidades financeiras. O benefício cobre despesas de viagem, acomodação e alimentação dos bolsistas.

Requisitos para participar do curso de verão na Suíça

O curso tem o objetivo de formar decision makers comprometidos com todas essas questões fundamentais que acabamos de citar. Ele é interdisciplinar e aborda temáticas como: relação entre ética e direito; igualdade e pobreza; mudanças climáticas; justiça global e direitos humanos; migração; economia; robotização; inteligência artificial e biomedicina.

A Universidade de Lucerna e a Unesco têm como parceiras outras instituições como a Universidade de Yale (EUA), a Universidade de Cape Town (África do Sul) e a Universidade de Sidney (Austrália).

A escola de verão é voltada para estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado de todo o mundo e de diferentes áreas. Os candidatos precisam demonstrar como podem impactar positivamente a sociedade utilizando as habilidades do curso e qual a importância disso para a sua pesquisa.

Como se candidatar

As aulas irão ocorrer de 3 a 8 de junho e há diferentes programas para mestrandos e doutorandos. Os participantes recebem um certificado de obtenção de 3 créditos ECTS que inclui: trabalho de preparação (20 horas); participação ativa nas disciplinas (30 horas) e o artigo final (25 horas).

Os interessados devem enviar o formulário de candidatura preenchido juntamente com o currículo (1 página), as cartas de recomendação (300 palavras cada) e uma carta de motivação (500 palavras). Tudo isso deve ser enviado por email para ise@unilu.ch até o dia 15 de fevereiro. Quem deseja concorrer a uma das bolsas, deve sinalizar no próprio formulário de inscrição.

Acesse o site do curso
Saiba tudo sobre a escola de verão
Veja mais detalhes sobre como se inscrever