Bolsa de doutorado pleno nos EUA da Fulbright recebe inscrição

A bolsa de doutorado pleno nos Estados Unidos da Comissão Fulbright Brasil e da Capes está com inscrições abertas! Brasileiros com graduação em qualquer área do conhecimento podem se candidatar para estudar nas melhores universidades dos Estados Unidos com bolsa de estudos.

Podem se inscrever para a seleção brasileiros residentes no Brasil que tenham diploma de bacharelado ou equivalente (com duração regular mínima de quatro anos) em instituição brasileira de ensino superior reconhecida pelo MEC. Diferente do programa de doutorado sanduíche no qual os bolsistas cursam apenas nove meses do doutorado nos Estados Unidos, na bolsa de doutorado pleno nos EUA, os selecionados podem cursar até seis anos nas melhores universidades americanas. As inscrições podem ser feitas até 31 de março. Serão concedidas até 20 os estudos de doutorado devem se iniciar em agosto de 2020 nos EUA.

Requisitos para candidatura na bolsa de doutorado pleno nos EUA:

Para se candidatar para a bolsa de doutorado pleno no Exterior da Fulbright Brasil é necessário:

• Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;
  • Residir no Brasil durante todo o processo de candidatura e durante todo o processo de seleção;
  • Ter diploma de bacharelado ou equivalente, com duração regular mínima de quatro anos, em instituição brasileira de ensino superior reconhecida pelo MEC;
  • Não ter cursado ou estar cursando doutorado ou ter título de doutor em qualquer área do conhecimento;
  • Ter disponibilidade para dedicar-se integralmente às atividades propostas e aprovadas durante todo o período da bolsa;
  • Possuir certificado com nota do teste de proficiência em língua inglesa válido, realizado após 31 de julho de 2018. Nota mínima: TOEFL iBT 102; Ielts 7,5.
  • Possuir certificado com nota do teste GRE (Graduate Record Examination), válido, realizado após 30 de maio de 2016*;e
  • Não receber ou ter recebido anteriormente bolsa de doutorado concedida por agência pública federal, mesmo que o curso não tenha sido concluído.

Benefícios da bolsa de doutorado nos Estados Unidos da Fulbright

Nos três primeiros anos do doutorado, a bolsa de doutorado pleno nos EUA cobre: