A Universidade da Colúmbia Britânica (UBC na sigla em inglês), uma das melhores universidades do mundo, oferece todos os anos diferentes modalidades de bolsas para estudantes estrangeiros. Os dois principais programas da instituição concedem bolsas para graduação no Canadá e são “merit-based award”, ou seja, levam em consideração principalmente o desempenho escolar do candidato. Para concorrer, basta aplicar em um dos cursos de graduação oferecidos pela universidade até o dia 15 de janeiro. A instituição possui um campus em Vancouver, cidade mais populosa da província de Colúmbia Britânica, e outro em Kelowna, na região de Okanagan.
As bolsas para graduação no Canadá da UBC:
O International Major Entrance Scholarship (IMES) ofere bolsas de estudo que podem ser renovadas durante os quatro anos da graduação e que pagam um total de até 40 mil dólares canadenses (até 10 mil dólares canadenses por ano). Os pré-requisitos para se candidatar ao IMES são ingressar em um curso da universidade diretamente do ensino superior, possuir um visto de estudante (e não de outro tipo) para estar no Canadá, ter um bom histórico escolar e participar de atividades extracurriculares e da comunidade.
Já o Outstanding Internacional Student Award (OIS) é um programa que dá bolsas de reconhecimento de mérito para quem está entrando na universidade. Se trata, portanto, de um “prêmio” concedido a estudantes considerados “excepcionais” quando estes estão ingressando na universidade. São levados em conta na seleção as notas e o perfil do candidato. O valor da bolsa varia entre 2,5 mil e 10 mil dólares canadenses. Entre os pré-requisitos do programa, estão os dois primeiros que já citamos para o IMES, além de um excelente histórico escolar e de um forte envolvimento em atividades extracurriculares.
Para se candidatar às bolsas para fazer graduação no Canadá, basta se inscrever como estudante internacional em um dos cursos de graduação oferecidos pela universidade até o dia 15 de janeiro de 2017. Além disso, quem aplica está automaticamente concorrendo tanto no IMES quanto no OIS, ou seja, não precisa escolher entre um ou outro na hora da inscrição. Dependendo do caso, existe até a possibilidade de o estudante ser beneficiado com as duas bolsas, recebendo o prêmio do OIS no primeiro ano e as parcelas do IMES ao longo dos quatro anos de curso.
Os candidatos selecionados serão notificados por email entre fevereiro e meados de abril de 2017. Lembrando que o ano acadêmico canadense começa em setembro.
Como aplicar para a graduação na Universidade da Colúmbia Britânica
Se você quer se candidatar às bolsas para graduação no Canadá, precisa se inscrever no site da universidade – que é cheio de dicas e tutoriais (tem um blog inteirinho só para orientar quem está aplicando!), além de ser bem inteligente. Na página sobre os pré-requisitos para estudantes internacionais, ele reconhece o país de onde vem o acesso e já dá automaticamente as informações específicas para estudantes daquele lugar. No caso do Brasil, é necessário:
- Certificado do Ensino Médio, que deve ser ofical ou emitido pela escola (não vale autenticado) e enviado em um envelope lacrado da instituição;
- Resultado de uma das seguintes provas: ENEM, Vestibular, SAT (é o teste de aptidão escolar dos EUA, utilizado no processo para ingressar em algumas universidades daquele país);
- Média final de aceitação (que varia de acordo com o programa escolhido), calculada com base no histórico do Ensino Médio e no resultado da prova final (ENEM, Vestibular ou SAT);
- Requisitos específicos dos curso: alguns cursos possuem requisitos específicos. Por exemplo, para ingressar na Engenharia, o estudante precisa de um determinado nível de matemática, já para Belas Artes pode ser necessário o envio de materiais ou teste. Alguns cursos não têm requisitos específicos.
Além disso, são pré-requisitos que valem para todos os estudantes internacionais fazer a Application online e preencher o Personal Profile, e demonstrar competência em língua inglesa. São aceitos diferentes tipos de comprovação, como os certificados CAE, TOEFL,IELTS e outros, mas existem também outros modos de comprovar que você sabe inglês, com experiências de estudo, por exemplo. Neste link tem tudo bem explicadinho. Na verdade, tem também um tipo de programa da universidade para quem não cumpre este requisito, ou seja, não saber bem inglês ou não poder comprovar, não é desculpa para não tentar ganhar uma bolsa para graduação no Canadá!
“Bolsa por mérito”: vale a pena se candidatar?
Como entre os pré-requisitos para as bolsas se fala em “boas notas”, “excelente histórico escolar”, você deve estar se perguntando se tá com essa bola toda. Na verdade, é muito difícil saber se você não tentar! E isso vale para muitos outros programas.
Neste caso específico, há alguns pontos a considerar. O número e o valor exato das bolsas não são divulgados, pois, segundo a universidade, depende dos fundos disponíveis a cada ano. No entanto, a instituição mesmo divulga que dedica uma verba de mais de 10 milhões de dólares canadenses por ano para programas de bolsas internacionais, ou seja, é muito dinheiro e, consequentemente, não devem ser poucas as bolsas. Além disso, não existe uma nota de corte nem para as bolsas nem para entrar na graduação, porque a Universidade da Colúmbia Britânica tem um número de vagas a serem preenchidas e faz uma classificação dos candidatos inscritos para preenchê-las. Ou seja, se você pensa em fazer a graduação com bolsa no Canadá, vale a pena tentar!
A Universidade da Colúmbia Britânica está entre as 40 melhores universidades do mundo em diferentes rankings que avaliam instituições de ensino superior. Além disso, em classificações referentes às universidades públicas, ela se encontra entre as 20 melhores do mundo. Vale a pena dar uma olhadinha no site, que é bem legal.
Confira mais informações sobre os programas
Faça a sua inscrição para as bolsas
Saiba como fazer a Application
Saiba mais sobre a International Major Entrance Scholarship
FONTE: http://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsas-para-graduacao-no-canada-ubc/