Bolsas para especialização ou atualização profissional na Itália

O Instituto Internacional Ítalo-Latino-Americano (IILA) está divulgando o seu edital anual de bolsas para especialização ou atualização profissional na Itália. O programa é voltado para cidadãos latino-americanos que trabalham nas áreas de alimentação, saúde, meio-ambiente ou patrimônio cultural.

A ideia das bolsas financiadas pelo Ministério das Relações Exteriores italiano é oferecer uma espécie de “estágio” a profissionais que já tenham graduação. O programa tem duração de no mínimo três e no máximo seis meses.

As bolsas para especialização do IILA incluem um auxílio mensal de 1,2 mil euros para custos de acomodação e alimentação e um seguro contra doenças, acidentes e responsabilidade civil. Os gastos com as passagens aéreas de ida e volta da Itália ficam a cargo do bolsista ou da organização na qual ele trabalha.

Os selecionados realizarão suas experiências de pesquisa, especialização ou atualização em instituições italianas, como universidades e hospitais, ou no setor público, em ministérios e prefeituras, por exemplo.

Requisitos das bolsas para especialização na Itália

Os requisitos para participar do programa podem variar, dependendo do setor de interesse do candidato. Os formulários que os candidatos devem preencher para fazer a inscrição também são diferentes. Abaixo listamos os requisitos e colocamos os links para os diferentes editais e formulários.

• Ter no máximo 35 anos;
  • Possuir um diploma de graduação no setor agroalimentar ou diretamente relacionado com a área;
  • Experiência comprovada ou outros títulos na área;
  • Trabalhar em entidade pública, privada ou ONG e ter uma carta de apresentação do local de trabalho.

Meio-ambiente

• Ter no máximo 35 anos;
  • Possuir um diploma de graduação no setor do meio-ambiente ou diretamente relacionado com a área;
  • Experiência comprovada ou outros títulos na área;
  • Trabalhar em entidade entidade pública, privada ou ONG,  e ter uma carta de apresentação do local de trabalho.

• Ter no máximo 40 anos;
  • Possuir um diploma de graduação no setor da saúde ou diretamente relacionado com a área;
  • Experiência comprovada ou outros títulos na área;
  • Trabalhar em entidade pública, privada ou ONG,  e ter uma carta de apresentação do local de trabalho.

Patrimônio Cultural

• Ter no máximo 35 anos;
  • Possuir um diploma de graduação no setor de patrimônio cultural ou diretamente relacionado com a área;

Formulário

Como se inscrever no programa do IILA

Os formulários para as bolsas para especialização do IILA devem ser enviados por email para borse@iila.org até 17 de novembro. Indique no assunto da mensagem para qual área você está se candidatando. No email, você deve enviar somente o formulário.

É, porém, necessário enviar também no mesmo prazo o formulário e os documentos solicitados impressos para Embaixada do país de origem em Roma. A data, a forma de candidatura e os benefícios são os mesmos para todos os setores.

Os documentos que o interessado deve enviar junto ao formulário para a embaixada são:

• Esquema do projeto que pretende realizar (máx. 300 palavras);
  • Texto justificando a importância da bolsa para o seu trabalho (máx. 200 palavras);
  • Cópia dos diplomas de estudos universitários (graduação, pós, etc);
  • Certificado de saúde física e mental com data não anterior a três meses da apresentação da candidatura;
  • Carta de apresentação da instituição na qual trabalha;
  • Carta de aceite de um tutor, no caso do candidato já ter contatado a instituição onde irá fazer o estágio (se tiver);
  • Certificado de conhecimento de italiano (se tiver);
  • Cartas de recomendação (se tiver).

Acesse o site do IILA
Veja a lista de instituições italianas participantes

FONTE: http://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/iila-bolsas-para-especializacao-na-italia/