Fundação oferece bolsas de PhD e doutorado para mulheres em exatas

A Fundação Schlumberger está com inscrições abertas até o dia 17 de novembro para o seu programa de bolsas Faculty For The Future Fellowship. Desde 2004, o programa oferece bolsas para mulheres de países em desenvolvimento que desejem fazer um PhD ou pesquisa na área de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Também são elegíveis mulheres que desejem fazer o pós-doutorado no exterior.

As bolsas variam de acordo com as necessidades financeiras da estudante, cobrindo tanto os valores de anuidade como também custos de vida e passagens aéreas, podendo somar 50 mil dólares americanos por ano. A renovação da bolsa é feita anualmente, mediante comprovação de bom desempenho acadêmico.

Quem pode se candidatar à Faculty for the Future

Podem se candidatar mulheres com cidadania brasileira que estão cursando, foram aceitas ou estão se candidatando a um PhD ou doutorado nestas áreas. Entre os pré-requisitos estão demonstrar excelência acadêmica e disposição para contribuir com o seu país de origem. Durante o processo seletivo, as candidatas também devem demonstrar interesse em dar aulas em sua área de estudo.

A candidatura é feita online e, além de um formulário de inscrição, também é preciso enviar cartas de motivação e recomendação. Ao longo das quatro rodadas do processo, são avaliados tanto o histórico da candidata quanto a relevância de sua proposta de pesquisa.

Para as candidatas que são mães, é possível solicitar um bônus por cuidados com a criança. Confira aqui um FAQ sobre o programa e faça sua inscrição neste link.

FONTE: https://www.estudarfora.org.br/faculty-for-the-future/