Bolsas para mestrado em comunicação na Alemanha

As inscrições para o mestrado em comunicação da Deutsche Welle, o International Media Studies (IMS)  estão abertas até março. O curso tem duração de quatro semestres e é em tempo integral. O currículo é bilíngue (alemão e inglês) e oferece disciplinas de mídia e desenvolvimento, jornalismo, comunicação e gerenciamento de mídia. O curso é fruto de uma parceria entre a Universidade de Bonn, a Hochschule Bonn Rhein- Sieg (HBRS) e a Deutsche Welle (DW), emissora pública internacional da Alemanha. As inscrições  só podem ser feitas online, bolsas totais e parciais estão disponíveis para os inscritos.

Como é o IMS da Deutsche Welle?

Programa de mestrado em comunicação na Alemanha é, DE FATO, um programa internacional. Todo ano tem, pelo menos, um brasileiro (quase sempre com bolsa). Eles não aceitam mais do que três pessoas de cada país, então você vai estudar com gente da Alemanha, Indonésia, Palestina, Israel, Colômbia, México, Síria, Costa Rica, Bósnia e outros tantos lugares.  Por isso, acho que mais que gostar de estudar, você vai ter que gostar de lidar com gente. A convivência intercultural na prática e no dia a dia pode ser estressante e frustrante por vezes.

As aulas são normalmente dadas na própria Deutsche Welle, não na Universidade, mas os alunos do IMS têm aulas com professores tanto da Uni Bonn quando da HBRS e podem usar as dependências das duas. Na verdade, qualquer um que se interessar pode fazer aulas extras na Uni ou na Hochschule. No primeiro semestre, quase tudo é inglês. Nos semestres seguintes, a quantidade de aulas em alemão aumenta. As provas e a dissertação, no entanto, podem ser feitas em qualquer uma das duas línguas do programa. O aluno que escolhe.

Na página da DW,  vocês vão encontrar que o curso custa 6 mil euros. Eles oferecem possibilidade de bolsa e meia bolsa. Você no entanto deve indicar que quer concorrer a uma bolsa parcial ou total. A parcial cobre os custos do curso e a completa paga o curso, passagem de ida e volta e ainda tem 750 euros por mês para viver, pagar aluguel, seguro saúde, durante os dois anos do curso.

O que precisa para se inscrever:

Para poder se inscrever você deve ter os documentos em inglês ou alemão:

– Carta de motivação assinada
– Currículo tabelar assinado
– Diploma e currículo com as suas notas
– Comprovação de, pelo menos, um ano de experiência profissional em um campo relacionado mídia depois de formado (para concorrer a uma bolsa integral é preciso dar provas de pelo menos mais um ano de  experiência profissional )
– Comprovante de proficiência em inglês:  TOEFL iBT de 83 ou superior, IELTS com 6.5 ou superior; BULATS com 70 ou superior, LCCI com  Nível 3. Os certificados de língua inglesa são válidos por dois anos a partir da data de emissão
– Comprovante de conhecimentos de alemão suficientes: TestDaF pelo menos nível TDN 3 em todas as quatro partes do exame, Goethe Zertifikat pelo menos nível B2 ou DSH pelo menos o nível 1.
– Cópia do passaporte

Para se candidatar para a bolsa integral, documentos adicionais são necessários:

– Carta de recomendação recente de um professor da sua Universidade (assinada e com carimbo)
–  Carta de recomendação recentes de um empregador (assinada com um carimbo oficial da empresa)
Formulário de candidatura no site do DAAD
– Diploma do ensino médio

Dúvidas sobre o processo de inscrição, bolsas ou qualquer outra coisa podem ser enviadas para ims@dw.de. E não esqueçam, as inscrições vão até 31 de março

Saiba mais sobre a bolsa de mestrado da Deutsche Welle na Alemanha
Inscreva-se para o curso de mestrado
Veja as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre a bolsa de estudos na Alemanha