Dentro das programações alusivas ao Centenário do Conservatório de Música da UFPel, a Associação Amigos do Conservatório de Música promove no dia 10 de outubro de 2017, às 19h 30min. no Lyceu (rua Lobo da Costa, 1324 (entrada pela rua Andrade Neves), recital com o violonista italiano Giordano Passini. O evento é coordenado pelo prof. Márcio de Souza. Entrada Franca
“Giordano Passini é um guitarrista que merece atenção. Sua musicalidade, já forte no começo e preciosa por sua própria sensibilidade, é evidente mesmo na escolha do repertório de seus concertos. Esses aspectos, corroborados por uma técnica elegante, permitem elaborar interpretações brilhantes que começam a partir de uma tradição de guitarra bem conhecida e projetadas em um mundo original, consistente e elegante”. Ermanno Brignolo – guitarrista, crítico de música e diretor artístico
Nascido em Bolonha, em 1986, começou a estudar música aos 10 anos. Iniciou seus estudos no piano e, depois de um ano, passou para a guitarra clássica com o guitarrista e compositor Cristian Gentilini. Ele continua os estudos de guitarra com Giovanni Maselli, enquanto continua o estudo teórico e a análise musical com Gentilini. Em 2011, formou-se no Conservatório Licinio Refice, Frosinone, Itália. No final de 2011, frequentou, durante dois anos especialização como mestre em “Tarrega Guitar Academy” em Pordenone com Paolo Pegoraro e Adriano Del Sal. Ao mesmo tempo, continua seus estudos com Giovanni Maselli. Em 2013, participou de um curso de aperfeiçoamento em “Il Cantiere della Musica” Monterotondo (RM) sob a orientação do Maestro Arturo Tallini. Em 2015, foi admitido no prestigiado II Master Level em “Interpretação de Música Contemporânea” no Conservatório de Santa Cecilia, em Roma.
Participou de vários Masterclasses com importantes guitarristas internacionais, incluindo: Ricardo Jesus Gallén, Carlos Barbosa Lima, Roland Dyens, Walter Zanetti, Francois Laurent, Guido Fichtner, Johannes Tappert, Eduardo Eguez, Johannes Tonio Kreusch, Adriano Del Sal, Roberto Tascini. Realizou concertos em vários eventos institucionais, festivais e musicais na Itália e no exterior, incluindo: Alba (CN), Parma, Vergato (BO), Asti, Roma, Rastignano (BO), Siracusa, Sasso Marconi (BO), Acerra (NA), Tirana (Albânia), Madri (Espanha), Avila (Espanha), Craiova (Roménia), Hong Kong, Porto San Giorgio (FM), Bolonha, Jerusalém, Tel Aviv, Banja Luka, Sarajevo, Banguecoque, Jacarta, Kuyala Lumpur etc…
Estreou como solista com orquestra interpretando “Fantasia para un gentilhombre” de J. Rodrigo. Em novembro de 2015 realizou dois shows na Bósnia e Herzegovina durante o mês dedicado à cultura italiana na presença dos maiores oficiais diplomatas italianos e estrangeiros. Durante sua carreira, ganhou vários prêmios em competições nacionais e internacionais.
Na revista inglesa “Classical Guitar Magazine” (edição de agosto de 2012) foi publicada uma entrevista sobre ele escrita por Lawrence Del Casale. Em 2014, ele publicou seu primeiro CD solo intitulado “Frammenti” contendo música para guitarra do século XX. A partir de 2009, ele criou e conduziu como diretor artístico o festival internacional de guitarra clássica “Claxica” que em poucas edições tornou-se um marco no panorama da guitarra, recebendo guitarristas de todo o mundo.
Sua guitarra foi construída pelo luthier napolitano Alessandro Marseglia.