Oficina Musical – DUO SCOFANO E MINETTI

Oficina Musical. Terça-feira, 24 de julho às 19 horas, Salão Milton de Lemos, Conservatório de Música
da UFPel, Rua Félix da Cunha, 651 – Centro, Pelotas – RS, Inscrições: ochobajos@gmail.com
O Duo Scofano/Minetti percorre a linha tênue entre o clássico, folclórico, e popular, apresentando um refinado repertório de chamamés e tangos. A identidade e beleza do Duo resultam da fusão de duas personalidades musicais diversas. As raízes de Scofano estão em Corrientes, Argentina, mas ele é fortemente influenciado pela música clássica e pela música brasileira. Minetti nasceu no Uruguai, viveu na Argentina e cresceu no Brasil, absorvendo também ricas tradições musicais que vão do popular ao clássico. Com profundo lirismo e rítmica contagiante, o Duo se destaca pela originalidade de suas composições e interpretações.

Dr. José Antonio López da Universidade de Puerto Rico comenta sobre o Duo, “Frente ao talento de Scofano sentimos que estamos vivendo uma experiência pura, um tango de veias abertas […] Por outro lado, Minetti é um pianista de concerto que transita com muita facilidade o complexo caminho interpretativo do tango. Além disso, como antropólogo, disserta de forma brilhante sobre a sociologia do tango e suas complexidades técnicas”.
O Duo reside nos Estados Unidos. A turnê 2018 de Brasil, produzida por Confraria Musical Produções de Rio de Janeiro, inclui teatros como: Teatro Municipal de Rio Grande – RS (27 de julho), Santander Cultural em Porto Alegre – RS (28 de julho), o Centro Cultural 25 de Julho em Erechim – RS (29 de julho) e também teatros em Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. O concerto “Estaciones: Duo Scofano/Minetti” é na quinta-feira, 26 de julho às 20 horas na Bibliotheca Pública Pelotense (Praça Cel. Pedro Osório,103, Pelotas – RS). Os ingressos são R$ 40 e R$ 20 para estudantes.
O público pode comprar ingressos antecipados na loja Mil Sons Instrumentos Musicais (Rua XV de Novembro, 545 – Centro, Pelotas – RS).

O Duo oferecerá uma oficina musical para alunos universitários e o público em geral na terça-feira, 24 de julho às 19 horas no Salão Milton de Lemos, Conservatório de Música da UFPel (Rua Félix da Cunha, 651 – Centro, Pelotas – RS). Participantes receberão atestado. Inscrições: ochobajos@gmail.com

O Duo também dará uma palestra musicada intitulada “Comunicando Emoções Complexas através da Música” na quarta-feira, 25 de julho às 19 horas no Auditório 2 do Centro de Artes da UFPel (Rua Alberto Rosa, 62 – Centro, Pelotas – RS). O ponto de partida da palestra é o famoso texto ‘Teoria e Jogo do Duende’ de Garcia Lorca. A partir da análise do conceito de Duende feita por Lorca o Duo vai recuperar aspectos fundamentais e altamente negligenciados da experiência musical (em intérpretes e ouvintes). Evento gratuito.

Facebook: Duo Scofano/Minetti
Soundcloud: Estaciones
YouTube: Invierno Chamamé Fuga Z

comments

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.