Eudóxia de Barros em Homenagem aos Cem anos do Conservatório de Música/UFPel

No dia 08 de junho às 19h30min., no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas, a pianista Eudóxia de Barros (SP), realizará recital em comemoração ao centenário da instituição. O evento é promovido pelo Sesc Pelotas, com apoio da UFPel, Conservatório de Música e ASSANCOM.

Coordenação do prof. Dr. Marcelo Macedo Cazarré.

ENTRADA FRANCA.

Dona de um extenso e premiado currículo, e agraciada com quase uma centena de  dedicatórias dos mais destacados compositores eruditos brasileiros, Eudóxia de Barros destaca-se no cenário musical brasileiro sobretudo por ter abandonado uma cômoda e promissora carreira internacional para dedicar-se a levar a música a todos os

rincões brasileiros, tal como legítima bandeirante paulista .
Mesmo as cidades mais longínquas e pequeninas têm tido a oportunidade de apreciar um repertório de alto nível e cuidadosamente selecionado, no qual sempre se destacam obras-
primas de compositores nacionais .
Suas interpretações vigorosas e cuidadosamente trabalhadas vão de Chiquinha Gonzaga a Osvaldo Lacerda; de Bach a Beethoven e a Chopin, muitas delas registradas em CDs e DVD . São um marco cultural importante para nosso país e um exemplo a ser sempre lembrado, aplaudido e imitado .
Foi eleita membro da Academia Brasileira de Música em 1989, ocupando a cadeira n* 14 do patrono Elias Álvares Lobo. É co-fundadora e Presidente do Centro de Música Brasileira, entidade que se ocupa da defesa e difusão da música erudita brasileira e que existe desde 1984 .
Escreveu um livro de “Técnica Pianística” publicado pela Editora Ricordi/Musicalia, já na 2ª edição. Ao longo de sua carreira Eudóxia lançou trinta e um LPs, quinze CDs e dois DVDs . Foi convidada pela COMEP ( Comunicação Edições Paulinas ) a gravar a obra integral para piano do compositor Osvaldo Lacerda, gravação que começou em Outubro de 2015 e que a partilhou com mais seis pianistas escolhidos por ela porque tambem sempre tocaram obras do compositor; o lançamento dessa coleção, ocorreu em 23 de setembro de 2017, ano em que o compositor estaria completando 90 anos em março .
Eudóxia ganhou muitos prêmios, inclusive um “Disco de Ouro” em 1975. Eudóxia coordenou o CONCURSO INTERNACIONAL de INTERPRETAÇÃO PIANÍSTICA da OBRA do COMPOSITOR OSVALDO LACERDA que se realizou em Dezembro de 2015 em São Paulo ; no seu site : www.eudoxiadebarros.com.br ainda se pode obter todas as músicas do compositor, para serem escolhidas e impressas . Em setembro de 2016 lançou seu livro biográfico intitulado “VALEU A PENA ? conversando com Eudóxia de Barros”, idealizado e escrito por Rosângela Paciello Pupo, editado pela MUSIMED, de Brasília.

Comments

comments

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.