RECITAL HOMENAGEARÁ OS 99 ANOS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA e ABERTURA DO CENTENÁRIO

Neste ano, professores dos Cursos de Música da Universidade Federal de Pelotas, reúnem-se para um recital que celebrará os 99 anos do Conservatório de Música da UFPel e formalizará a abertura das festividades alusivas ao seu centenário. O evento tem entrada franca e será no dia 18 de setembro, às 19h 30min, no Salão Nobre da Bibliotheca Pública Pelotense, com a coordenação da prof. Leonora Oxley Rodrigues, diretora da instituição.

Os professores Tiago Colombo, Grupo Iluminura, Marcelo Macedo Cazarré, Joana Holanda, Guilherme Tavares, Mauren Frey, Magali Richter, Daniela Moreira, Rafael Velloso e Menan Duwe, irão prestar homenagem neste momento tão significativo para o Conservatório de Música.

Este recital tem como foco principal abrir as comemorações dos 100 anos do Conservatório de Música. Será oferecido a comunidade dois eventos mensais, que culminarão no dia 18 de setembro de 2018, data oficial do centenário. Os mesmos serão realizados na cidade de Pelotas, na praia do Laranjal e região da Colônia. Entre a diversificada programação podemos citar o I Encontro de Corais e I Encontro de Sopros do Conservatório de Música, bem como a reinauguração do Salão Milton de Lemos, uns dos mais antigos do Brasil. São parceiros e apoiadores desta data significativa: Curi Palace Hotel; Catedral São Francisco de Paula; Bibliotheca Pública Pelotense e SECULT; co realizador: Fecomércio RS/SESC.

Conservatório de Música a “soma de todas as vontades pelotenses”. Uma trajetória de intensa luta e persistência diante de todas as dificuldades encontradas, e o desejo de continuar a contribuir com a cultura do Rio Grande do Sul, fundado em 04 de junho de 1918, sendo sua inauguração oficial em 18 de setembro do mesmo ano, deu início a suas atividades no prédio da rua Félix da Cunha, 651, no qual funciona até hoje.

Em reconhecimento ao seu valor histórico, em 2004 foi aprovado na Assembléia do Estado um projeto de lei que reconheceu o Conservatório de Música da UFPel como Patrimônio Cultural do Estado, o que deverá garantir a sua preservação material e imaterial, e permanência como parte fundamental da história e da memória da cidade de Pelotas. Neste caso, entendemos que  tanto o prédio do Conservatório de Música quanto tudo o que se encontra dentro dele, é o que lhe dão identidade, que de certa forma incide sobre a sociedade.

Atualmente conta com a Musicoteca, o Centro de Documentação Musical, Cursos de Extensão em Acordeom, Canto, Flauta transversal, Guitarra, Piano, Saxofone, Teclado, Trompete, Violão, Violino, Regência, além do Coral Infanto Juvenil.

Comments

comments

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.