Latino-América Duo

Associação Amigos do Conservatório de Música  promove recital com Latino-América Duo no dia 03 de maio às 19h30min na Bibliotheca Pública Pelotense.

Entrada Franca.

O Latino-América Duo é um grupo que se dedica a música instrumental para dois violões, através da fusão de diversos elementos, o duo busca evocar, através deste repertório, a melancolia da milonga platina e a força do tango rio-platense, passando pelo contagiante choro brasileiro e pela visceral música nordestina, costurado por temas e obras inspiradas no folclore nacional e sul-americano. O grupo iniciou suas atividades em 2009, realizando apresentações em teatros, museus e salas culturais da região sul. Atualmente, o Latino-América Duo está lançando seu álbum de estreia, produzido pela Organic Recording Studio. Este trabalho apresenta releituras inéditas para clássicos brasileiros como Odeon de Ernesto Nazareth e Carinhoso de Pixinguinha, e da música latinoamericana como Libertango e Adios Nonino de Astor Piazzolla. O projeto apresenta ainda duas composições inéditas de Thiago Colombo como a Milonga Trivial e a Suíte Gauchesca, esta última dedicada ao duo e inspirada em temas do “folclore gaúcho“. Para retratar a força e a exuberância do nordeste brasileiro, Lágrimas Nordestinas I, II, III e IV, obra primorosa do compositor Marcelo Fortuna. Todo este hibridismo aqui apresentado visa representar o mosaico e a pluralidade cultural do continente latino-americano. Para abrilhantar e colorir a aquarela musical de seu álbum de estreia, o Latino-América Duo contou com a participação especial dos consagrados músicos Jucá de Leon (percussão), João Alexandre (violão), Thiago Colombo (guitarrón) e do Mestre do Violão Pampeano, Lucio Yanel em algumas faixas do novo disco. Através deste repertório, espera-se que todos possam conhecer um pouco mais da Latino-América através das cores, povos e sons que pulsam nestes violões.

Breve histórico
Ao longo de sua formação, o Latino-América Duo tem realizado alguns concertos e participado de alguns projetos culturais: Projeto “Musical Petropar” do Teatro São Pedro em Porto Alegre; Concerto no Teatro Threze de Maio, em Santa Maria; Concerto no Museu da Baronesa em Pelotas, projeto “Fazendo Música no Museu”; Projeto “Música na Casa do Capitão” no Instituto João Simões Lopes Neto; Concerto no Instituto Municipal de Belas Artes de Bagé; Concerto no V Seminário Internacional em Memória e Patrimônio; Concerto no Fórum Internacional de Sustentabilidade da UFPel; Projeto Prata da Casa, no Teatro Municipal de Rio Grande; Concerto dos “25 anos do Centro Municipal de Cultura de Rio Grande”; Concerto na 36ª Feira do Livro da Universidade Federal do Rio Grande; Gravação do programa MUSIURG, promovido pela TV FURG; Participação na Orquestra de Violões do “IV Festival Internacional de Guitarra de Uruguay” e do “I Festival Internacional de Música do SESC/RS”; além de ter sido agraciado com o Prêmio Concertos Didáticos da FUNARTE e Ministério da Cultura pelo projeto “Música Sem Fronteiras” em escolas públicas da fronteira do Brasil com o Uruguai.

comments

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.