I Concurso Latinoamericano de Tecnologias Educacionais para Aprendizagem (EduTech / Laclo)

Ocorreu durante os dias 01 – 04 de outubro na Universidade Mackenzie em São Paulo, o I Concurso Latinoamericano de Tecnologias Educacionais para Aprendizagem ( EduTech / Laclo) [1]. O 1o EduTech – LACLO 2018 teve como propósito estimular submissão de soluções educacionais apoiadas por tecnologia que impactem positivamente na aprendizagem, estimular o pensamento empreendedor e a geração de inovação disruptiva.

Mais especificamente, o evento teve o objetivo de propiciar um ecossistema de integração que aliasse a ciência, inovação e empreendedorismo em prol de soluções que apontem para resultados mensuráveis, escaláveis e de impacto educacional.

O concurso também teve como objetivo incentivar a divulgação de tecnologias que visam solucionar problemas reais do dia-dia das escolas e que afetam a retenção de conhecimento por parte dos alunos na América Latina.

Ao final do evento, que contou com a participação de avaliadores de instituições como Kroton, IBM, UFABC, Cieb, USP, foram premiadas as seguintes soluções:

  • Primeiro Lugar: Cara de Aprendizagem Uma Ferramenta para Trabalhar Emoções e Aprendizagem Utilizando Expressões Faciais Carla Paxiuba – Celson Lima, Marcelo Costa, Ygor Dutra da Silva
  • Segundo lugar: Life Stories: comunicação em tempo real para o aprendizado de línguas Eunice Siqueira – Joao Pedro, Jose Mauricio, Marcelo Augusto de Almeida, Pedro Alves Gonçalves
  • Terceiro lugar: Furbot: plataforma para o ensino-aprendizado de pensamento computacional e programação – Luciana Araújo, Mauro Mattos

Além de um ambiente rico de troca de conhecimento, o grande vencedor levou um cheque de R$ 1000,00 para investimento em sua idéia, e, algumas iniciativas ganharam um conjunto de mentorias na sede da CUBO – ITAU [2] visando amadurecimento de suas ideias.

O evento contou com a organização dos professores: Tiago Thompsen Primo (UFPEL), Cristian Cechinel (UFSC) e Juliana Braga (UFABC).

O Prof. Tiago Thompsen Primo agradece ao apoio da Universidade Federal de Pelotas, Curso de Geoprocessamento (UFPEL)[3], Centro de Engenharias (UFPEL)[4], Computação (UFPEL)[5], Incubadora Conectar (UFPEL) [6], Pelotas Parque tecnológico [7] e ao CoCTec (UFPEL) [8] pelo apoio, incentivo e as imensas oportunidades para construção de um ecossistema voltado a ações práticas e mensuráveis voltadas a impacto na sociedade.

[1] https://www.facebook.com/edutechLaclo2018/
[2] https://cubo.network/
[3] https://wp.ufpel.edu.br/geoprocessamento/
[4] https://wp.ufpel.edu.br/ceng/
[5] http://inf.ufpel.edu.br/
[6] https://wp.ufpel.edu.br/conectar/
[7] http://pelotasparquetecnologico.com.br/
[8] https://wp.ufpel.edu.br/coctec/