As reuniões do nosso Comitê estão acontecendo mensalmente de maneira on-line. Veja as datas AQUI. ATENÇÃO: a partir de julho/2025 as submissões de projetos devem ocorrer até a quarta-feira que antecede as reuniões.
Como proceder com a assinatura da DA FOLHA DE ROSTO? veja as orientações AQUI
“Evite” que seu Projeto de Pesquisa fique PENDENTE: veja AQUI algumas dicas e informações importantes dos principais itens que acabam gerando pendências na relatoria dos Protocolos de Pesquisa.
Pesquisador: envie seu Relatório Final de Pesquisa. Modelo disponível AQUI
Estamos atendendo diariamente de segunda a sexta-feira das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h pelos e-mails: cepesef.ufpel@gmail.com e etica.esef@ufpel.edu.br. Presencialmente todas as terças-feiras.
O CEP ESEF compartilha com seus pesquisadores que retomou a análise de Protocolos de Pesquisa com abordagens e intervenções presenciais, conforme as orientações atualizadas […]
Disponibilizamos AQUI um “passo a passo” para que os(as) pesquisadores(as) com acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da UFPEL, consigam colher as assinaturas […]
Prezados(as) Pesquisadores(as) Seguindo as orientação da Comissão Nacional de Pesquisa (CONEP) informamos que este Comitê não aceitará a FOLHA DE ROSTO com assinaturas digitais […]
Informamos que as reuniões do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Superior de Educação Física estão ocorrendo normalmente por meio de videoconferência. Orientações […]
A CONEP solicita que após o término do projeto de pesquisa, seja enviado um Relatório Final da Pesquisa com algumas informações que julga relevante. […]
Seguindo as orientação da Comissão Nacional de Pesquisa (CONEP) informamos que este Comitê não aceitará a FOLHA DE ROSTO com assinaturas digitais no modelo “copie e cole” (ou seja, a reprodução da imagem de uma assinatura convencional realizada de próprio punho).
Desta forma, disponibilizamos abaixo orientações para dois modelos de “Folha de Rosto” aceitos por este CEP:
1) Assinaturas realizadas através de Sistema Eletrônico de Informação (SEI) da UFPEL: elaboramos AQUI um passo a passo com todas as orientações necessárias para que os pesquisadores consigam colher as assinaturas exigidas na Folha de Rosto utilizando o SEI.
OBS: Responsáveis por Instituições Proponentes (chefias de unidades acadêmicas ou centros) que não sejam docentes da UFPEL, também conseguem realizar a assinatura mediante acesso ao SEI como “usuário externo”. Para isso, leia as orientações presentes no Manual POP SEI 12.1 – Usuário Externo.
2) Assinatura para pesquisadores que não possuem acesso a um Sistema Eletrônico de Informação (SEI): utilizar a assinatura manuscrita (de próprio punho), ou seja, aquela feita de forma manual, em um documento impresso, com a presença física do autor. Neste caso, todos os campos devem ser preenchidos, datados, assinados e carimbados com identificação dos signatários. Deverá conter a assinatura do pesquisador responsável e do responsável pela instituição proponente. Ações: Preencher a folha de rosto na PlatBr – imprimir – assinar – digitalizar)
IMPORTANTE: inserir os anexos na Plataforma
OBS: Situações que não se enquadram nas orientações acima, serão analisadas pelos membros deste Comitê.
A Cartilha dos Direitos dos Participantes de Pesquisa foi desenvolvida especialmente para apoiar você que já se submeteu ou está analisando as possibilidades de participar de uma pesquisa e deseja saber tudo sobre seus direitos e garantias.
Este material é baseado na Resolução CNS nº 466/12 e Resolução CNS nº 510/16, principais orientadoras sobre ética em pesquisa no Brasil. O conteúdo é uma seleção de trechos de resoluções, manuais e normativas do Sistema CEP/Conep e foi interpretado de forma didática para facilitar a leitura e o entendimento das informações.
Informamos que as reuniões do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Superior de Educação Física estão ocorrendo normalmente por meio de videoconferência.
Orientações para submissões e o calendário das reuniões podem ser acessados neste site.
Em virtude da paralisação prevista para ocorrer nesta quarta (18/03) a reunião deste dia foi transferida para a próxima quarta, dia 25/03, e a submissão de projetos pode ser feita até dia 20/03.
A CONEP solicita que após o término do projeto de pesquisa, seja enviado um Relatório Final da Pesquisa com algumas informações que julga relevante. Para manter um padrão de relatório, disponibilizamos um Modelo de Relatório Final que deve ser preenchido e sem seguida inserido na Plataforma Brasil, em “Outros Anexos”, juntamente com o (s) produto (s) final (ais) obtidos: artigos, livros, etc.
Informamos que, para o bem da organização e planejamento dos pesquisadores que submetem seus projetos para este Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), as reuniões do colegiado deste CEP serão realizadas na terceira quarta-feira do mês às 16:00h. Os projetos deverão ser enviados até às 18h da sexta-feira anterior a reunião. Salientamos que a documentação deverá estar adequadamente preenchida para que os projetos sejam aceitos e encaminhados para relatoria.
As reuniões do nosso Comitê estão acontecendo mensalmente de maneira on-line.
Data da Reunião do CEP
(às 16:00h)
Data limite para submissão na Plataforma Brasil (até às 18:00h)
Devido ao dia nacional de paralisação que irá ocorrer nesta quarta (15/05), a reunião do CEP ESEF prevista para ocorrer na mesma data, ocorreu nesta terça (14/05) as 17h.
Aqueles pesquisadores que submeteram projetos a revisão ética, acessem a Plataforma Brasil e verifiquem os pareceres emitidos.
A próxima reunião está prevista para ocorrer no dia 19/06 (quarta) as 14h. Os projetos deverão ser submetidos até as 18h do dia 14/06 (sexta).
Para o bem da organização e planejamento dos pesquisadores que submetem seus projetos para este Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), as reuniões do colegiado deste CEP serão realizadas na terceira quarta-feira do mês às 14h. Os projetos deverão ser enviados até às 18h da sexta-feira anterior a reunião. Salientamos que a documentação deverá estar adequadamente preenchida para que os projetos sejam aceitos e encaminhados para relatoria. Segue abaixo as datas das reuniões e as datas limites para submissão dos projetos.
Data da Reunião do CEP (as 14h)
Data limite para ser avaliado na respectiva reunião (até as 18h)