Pesquisadores do CDTec/UFPel desenvolvem dispositivo portátil para diagnóstico da COVID-19
Devido a situação imposta pela pandemia do novo coronavírus, vários pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) voltaram seus esforços para tentar contribuir com ações que minimizem a gravidade da doença. Neste contexto, pesquisadores do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) uniram conhecimentos para o desenvolvimento de um dispositivo biossensor portátil para diagnóstico em tempo real (Point of Care) da COVID-19.
O dispositivo é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar com excelência em diferentes áreas, tais como: i) o grupo de pesquisa Novonano responsável pelo biossensor, liderado pelo professor Neftalí Lenin Villareal Carreño, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM); ii) pelos professores pesquisadores Fabrício Rochedo Conceição, Luciano da Silva Pinto, Alan J. A. MacBrid e Ângela Nunes Moreira do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB), responsáveis pelos antígenos; iii) pela professora Marcia Tsuyama Escote, da Universidade Federal do ABC (UFABC); e, iv) do professor Fábio Pereira Leivas Leite (CDTec/PPGB) para o fornecimento dos anticorpos obtidos a partir de soro hiperimune produzido através da imunização de cavalos.
A plataforma desenvolvida é do tipo Diagnostic On a Chip (DoC) baseada na tecnologia inovadora de biossensor eletroquímico descartável, contendo nanocompósitos à base de grafeno, funcionalizados com os antígenos produzidos. Neste imunossensor, o antígeno específico é imobilizado nas nanoestruturas dos compósitos de grafeno e, quando em contato com a amostra de sangue humano, o antígeno se liga com os anticorpos (IgG, IgA e IgM) fornecendo um sinal elétrico característico e dependente da concentração.