Início do conteúdo

Grupo NOVONANO do PPGCEM tem projeto aprovado no Edital CAPES/COFECUB

O projeto NiobiumCAT: Potencialidade de óxidos à base de nióbio como remediação ambiental e conversão de energia, do grupo de pesquisa NOVONANO do PPGCEM, foi um dos 25 contemplados pelo Edital n°12/2019 CAPES-COFECUB.

O Programa CAPES-COFECUB é um acordo de cooperação interuniversitária que tem como parceiros institucionais a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (Ministério da Educação); o Ministério das Relações Exteriores e Europeias e o Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa, representados pelo Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil – COFECUB.

Para o Prof. Neftalí Carreño, autor da proposta, a seleção no edital “valoriza o esforço do grupo Novonano do PPGCEM/UFPEL e dos colaboradores da UFOP, UFC e UFSC e vem contribuir ainda mais com o processo de internacionalização do nosso Programa”. Na UFPEL, são colaboradores da proposta os professores Claudio Martin Pereira Pereira e Marcia Mesko. Como parceria internacional, o projeto conta com a professora CATHERINE ESPECEL, da UNIVERSITÉ DE POITIERS.

O Programa financiará auxílios para missões de trabalho no exterior, recursos para manutenção de projetos, bolsas no exterior (pós-graduação e pós-doutorado), entre outros. Tal financiamento possibilitará ao grupo fazer missões de trabalho e enviar alunos com bolsa para desenvolver trabalhos na França. Além disso, será possível trazer pesquisadores franceses para desenvolver trabalhos conjuntos na UFPEL.

Publicado em 23/12/2019, na categoria Notícia.