Início do conteúdo

Professor da Computação defende tese de doutorado no PPG Oceanologia da FURG

Na última terça-feira (25/06), o Prof.  Guilherme Tomaschewski Netto defendeu sua Tese de Doutorado, intitulada “Relação entre a ablação da geleira Schiaparelli e as variáveis meteorológicas locais no período 2013-2018″, no PPG Oceanologia da FURG.

Durante o seu doutorado, Guilherme Netto desenvolveu e implantou uma rede de sensores para medir parâmetros meteorológicos e melhorar de forma inédita a resolução das medidas de derretimento na superfície das geleiras. Com os dados medidos na superfície da geleira Schiaparelli, localizada na Cordilheira Darwin na Terra do Fogo (extremo sul da América do Sul), foi possível identificar os fatores meteorológicos que mais contribuíram para a ablação na superfície dessa geleira.

As pesquisas foram desenvolvidas no Laboratório de Monitoramento da Criosfera do IO/FURG como parte das atividades do Instituto Nacional de Ciência de Tecnologia da Criosfera (Inct Criosfera) e contou com o apoio e participação de instituições internacionais como o Instituto Antártico Chileno (INACH), o Centro Regional Fundación CEQUA de Punta Arenas, a Armada Chilena, a Universidade Humboldt de Berlim e o Google.

A banca examinadora foi composta pelos professores doutores Jorge Arigony (Orientador – /IO/FURG), Jeferson Machado (IO/FURG), José Luiz Azevedo (IO/FURG), Maurício Mata (IO/FURG), Juliana Costi (IMEF/FURG), Ricardo Jaña (INACH, Chile).

Publicado em 27/06/2019, na categoria Notícia.