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    Notícias
  • Plano Municipal de Cultura – Em defesa da Conferência Municipal de Cultura na Audiência Pública

    “Queridas e queridos colegas,

    Escrevo para “convocar” todos os membros do nosso Centro de Artes para se engajarem na mobilização final, rumo à aprovação do Plano Municipal de Cultura. Segue um breve relato e documentos em anexo para quem quiser acompanhar em mais detalhe.

    O trem está passando e a próxima oportunidade será somente em 2032.

    Trata-se do Plano Municipal de Cultura. O primeiro PMC de Pelotas (2022-2032). Trata-se do instrumento que organiza toda a política cultural da cidade, colocando-a no mapa dos Sistemas Estadual e Nacional de Cultura. Além de organizar a cultura no âmbito do município, o PMC é importante para o recebimento de recursos estaduais, nacionais e até mesmo internacionais.

    Relato

    O Plano Municipal de Cultura foi finalizado e aprovado na Conferência Municipal de Cultura em 11/04/2021, após um ano inteiro de debates e construções entre Secult – Concult – Comissão Especial e comunidade em geral, através de duas pré-conferências de cultura, além da própria conferência. O documento foi recomendado para envio à Câmara Municipal pela Procuradoria Geral do Município ainda em 27/12/2021.

    Com imperdoável atraso, o PMC foi protocolado na Câmara Municipal apenas em 04/04/2022. E o pior: foi alterado de forma autocrática pela Secretaria de Governo, que passou por cima da própria Secretaria de Cultura, a responsável pela elaboração e execução do plano. Desrespeitando a Conferência de Cultura, o Executivo Municipal alterou alguns pontos fundamentais do Plano, entre eles a previsão de contratação – via concurso público – de 12 servidores (proposta da Própria Secult), e a retirarada da previsão de um instrumento de gestão para o Theatro Sete de Abril através de uma Fundação municipal, com gestão democrática e participativa e autonomia adminstrativa. Além de retirar a pauta, não acrescenta nenhuma proposta de gestão para este importante equipamento cultural da cidade, que não contará com funcionários, nem personalidade jurídica ou qualquer instrumento de gestão, permanecendo no limbo que fez com que fosse fechado, permanecendo até agora.

    Mobilização

    A mobilização, acompanhamento e presença da comunidade artística e cultural é fundamental para reverter a intervenção realizada indevidamente, desestruturando a própria Secult e deixando o Theatro Sete de Abril desprotegido e sem mecanismo apropriado de gestão. Neste sentido, o engajamento, a divulgação e a presença de todes na Audiência Pública do próximo dia 18/04, segunda-feira, às 19:00 na Câmara de Vereadores é Fundamental.

    Peço reencaminhamento aos colegas, amigos, estudantes e participantes de projetos para que possamos defender o Plano Municipal de Cultura conforme acordado entre Secult, Concult e Conferência Municipal de Cultura.

    #QueremosNossoPlanodeVolta

    Audiencia Publica PMC Convite.jpeg

    Cordial abraço

    Leandro Maia

    Mais detalhes:

    PLANO MUNICIPAL DE CULTURA DE PELOTAS – 1 decada 2022-2032 – APROVADO CONFERENCIA.docx

    Mensagem 002 – Plano municipal de cultura

    Pmc comparativo

  • Inscrições abertas: Concurso Artístico para a Conectar (Parque Tecnológico) até 17/04

    EDITAL Nº. 01/2022
    PROCESSO Nº 23110.007491/2022-91
    CONCURSO ARTÍSTICO


    Transformar a sala da Incubadora de Base Tecnológica da UFPEL em um local vivo, alegre, diverso, acolhedor e inspirador.

    A INOVA – Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPEL, a partir do Escritório de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo – EPITTE, torna público o presente concurso e convida as pessoas físicas, com idade mínima de dezoito anos, a apresentarem propostas para que através da arte transformem o ambiente da Conectar em algo vivo, alegre, diverso, acolhedor e inspirador, exclusivamente direcionadas aos termos deste Regulamento.

    DA PREMIAÇÃO E PUBLICIDADE DO CONCURSO

    2.1. O lançamento do concurso será feito pelo site e pelas redes sociais da Superintendência de Inovação, da incubadora Conectar, da UFPEL e por intermédio dos parceiros do projeto, devendo estar informado o link para inscrição e referência ao presente regulamento.
    2.2. Os vencedores das propostas receberão como premiação a divulgação da arte e autor, nas mídias da INOVA, CONECTAR E UFPEL.
    2.3. Será oferecida premiação de R$ 1.000,00 para cada arte vencedora, sendo que o valor será depositado em conta poupança no Sicredi (Cooperativa 0663 – Pelotas).

    Regulamento e demais informações:

    https://bit.ly/3tAd4kC

  • INÍCIO DAS ATIVIDADES DO LIG – Laboratório de Informática da Graduação do Centro de Artes

    Prezados.

    Durante a pandemia trabalhamos para criar e readequar o espaço destinado ao  LIG – Laboratório de Informática da Graduação do Centro de Artes. O espaço, atualmente coordenado pelo servidor Régis Dutra (Técnico em Audiovisual do CA), ainda continua em progresso na busca por mais computadores, equipamentos de webconferência, de som e áudio, além de bolsistas que possam colaborar com a ampliação do seu atendimento.

    Assim, venho através deste e-mail divulgar aos servidores do CA e pedir ampla divulgação dos colegiados aos alunos, que o LIG está de portas abertas na sala 302/bloco 1 como um espaço adequado para pesquisas, digitações, pequenas edições de vídeo, trabalhos de ilustrações e acesso a internet para discentes, docentes e técnicos administrativos.

    Atualmente o LIG conta com 6 computadores individuais, mesa redonda para trabalhos compartilhados e TV de 55″. Adequado para pequenas oficinas em grupo e trabalhos individuais.

    O espaço está aberto de segunda a sexta, das 8hs até 18hs mediante agendamento que pode ser feito clicando AQUI

    Saiba mais sobre o LIG acessando o site: site do LIG – CA

    Att.
    Luana Pereira
    Chefe de Núcleo Administrativo do CA
  • Vagas abertas para o projeto ‘O Grupo como dispositivo: hibridismos entre arte e psicologia social’

    O Grupo como dispositivo: hibridismos entre arte e psicologia social

    O Laboratório de Arte e Psicologia Social – LAPSO – está com vagas abertas para o projeto ‘O Grupo como dispositivo: hibridismos entre arte e psicologia social’. Quatro vagas são destinadas a estudantes dos cursos de graduação do Centro de Artes (CA), e duas a quem está cursando mestrado em artes visuais. Os encontros serão presenciais e irão ocorrer sempre as terças-feiras das 15h às 18h. Para se inscrever basta encaminhar um e-mail ao seguinte endereço: lapso.pesquisas@gmail.com

    As inscrições serão aceitas até o meio-dia (12h) do dia 25 de março de 2022.

    A etapa final da seleção será realizada (presencialmente) no dia 29 de março das 15h às 18h.

     

    Sobre o Projeto O Grupo como dispositivo: hibridismos entre arte e psicologia social

    O projeto busca constituir uma prática integrada entre o curso de Psicologia, o Centro de Artes e o Mestrado em Artes Visuais da UFPel. Partindo de uma articulação entre diversas linguagens artísticas (Artes Visuais; Música; Teatro; Cinema) e a Psicologia Social o projeto busca abrir condições de possibilidade para elaboração, desenvolvimento e divulgação de novas tecnologias sociais. Trata-se de constituir oficinas, ateliers, espaços de criação onde possamos nos colocar (encharcados por uma prática) diante a relação que envolve processos de criação e processos de subjetivação. No primeiro semestre iremos oferecer uma breve formação aos alunos que serão selecionados, trata-se de um estudo prático sobre aplicações das linguagens cênicas no contexto dos processos grupais (Psicodrama, Sociodrama, Esquizodrama, etc). A partir de agosto – segundo semestre – abriremos o projeto às instituições parceiras e a comunidade em geral. A partir desse momento os doze estudantes selecionados – seis da psicologia e seis das artes – trabalharão de modo integrado, elaborando e oferecendo a comunidade um espaço de acolhimento, criação e produção de sentido. Tal espaço será constituído por tecnologias hibridas, dispositivos agenciados pelos contextos das artes e das psicologias. Por conta da pandemia do coronavírus todos os participantes do projeto deverão apresentar comprovante vacinal, utilizar máscara PFF2 e seguir os protocolos sanitários adotados pela universidade.

    Para maiores informações entre em contato com o Laboratório de Arte e Psicologia Social através do seguinte e-mail: lapso.pesquisas@gmail.com

  • AULA INAUGURAL – Curso de Especialização em Artes

    Convidamos nossos alunos, professores e demais alunos e professores do Centro de Artes para a AULA INAUGURAL do Curso de Especialização em Artes, modalidade presencial, com a Prof.ª Viviane Juguero.
    Ocorrerá amanhã, dia 17 de março, às 16h, através do link https://webconf.ufpel.edu.br/b/car-ew7-3jp (Vagas LIMITADAS).

     

    Viviane Juguero é autora de livros, peças teatrais, roteiros e criações audiovisuais, canções, artigos e ensaios,
    encenados e publicados no Brasil e no exterior, em diversos idiomas. Em seu doutorado, desenvolveu o conceito
    de “dramaturgia radical” (UFRGS/Brasil & UW Madison/EUA). Seu trabalho recebeu prêmios e deferências.

    Atualmente, trabalha como Pesquisadora de Pós-Doutorado na Universidade de Stavanger, na Noruega.
    É membro do CAST – Centro de Artes e Transformação Social da Universidade de Auckland.
    É coordenadora pedagógica do Projeto “Arte como Ciência”.

     

    Acesse a página da Especialização: https://wp.ufpel.edu.br/especializacaoemartesvisuais/2022/03/16/1164/

  • NOVIDADES DA REVISTA CIDADE NUVENS: QUARTO VOLUME, NOVA PLATAFORMA, INDEXAÇÃO E SUBMISSÕES ABERTAS!

    Mais uma publicação no ar!

    O quarto volume da Revista Cidade Nuvens já está disponível para acesso! A nossa edição mais recente traz uma série de artigos sobre experiências, pesquisas e criações artísticas nos campos das Artes Visuais, Teatro, Dança, Música, Performance, Artes Audiovisuais e Circenses. Também há publicações diversas nas seções Poéticas Visuais, Desdobramentos e Alvorecer, sendo essa última dedicada a trabalhos produzidos na graduação.

     

    Estamos de plataforma nova!

    A publicação pode ser acessada na nova plataforma da RNC, disponível em http://revistas.urca.br/index.php/rcn . Aos poucos, estamos migrando os volumes anteriores para a nova plataforma, mas o acesso já está liberado! Pessoas interessadas podem se cadastrar na plataforma da revista como autoras, leitoras e também avaliadoras.

     

    Indexação no Diadorim!

    Outra novidade é que a Revista Cidade Nuvens agora possui indexação no Diadorim. Desde o ano passado (2021), a RCN está registrada no Diretório Indexador de Políticas Editoriais – Diadorim – que é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (IBICT). Com a aprovação do nosso periódico no indexador Diadorim, ganhamos muito mais em termos de visibilidade, armazenamento e acesso.

     

    Quer publicar o seu trabalho na nossa revista? 

    Aproveite que estamos com submissões abertas para o nosso próximo número! A Revista Cidade Nuvens aceita artigos inéditos para a preparação do periódico previsto para maio/junho de 2022.  Confere lá na nossa página: http://revistas.urca.br/index.php/rcn ! Estamos esperando você!

     

    Saiba mais sobre a Revista Cidade Nuvens:

    A Revista Cidade Nuvens é um periódico eletrônico sobre Arte, do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri / Crato-CE. O nome é em homenagem ao ex-reitor da URCA, o sociólogo Plácido Cidade Nuvens, um entusiasta que contribuiu muito para a criação dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais e Teatro da universidade. A Revista Cidade Nuvens intenciona ser um canal de propagação de publicações acadêmicas de pesquisadores e pesquisadoras nas áreas das Artes. Sua edição inaugural foi lançada em maio de 2020, numa cerimônia online, com as presenças virtuais de autores, autoras e artistas visuais que contribuíram com o primeiro número.

    Divulgue Arte e Conhecimento! 

    Vem com a gente!💫


    Alysson Amâncio – alysson.amancio@urca.br

    Andréia Paris – andreia.paris@urca.br

    Daniela Alves – daniela.alves@urca.br
    Daniele Quiroga – daniele.quiroga@urca.br
    Mariana Amorim Smith – mariana.amorim@urca.br 
    Rebeca Oliveira – rebeca.oliveira@urca.br
    Sérgio Villaça – sergio.vilaca@urca.br
  • Editais abertos com premiação

    Olá alunos e alunas, segue a divulgação de Editais Abertos com Premiações $_$

     

    • Edital Criação da Personagem – Aluno Cientista

    Cada artista receberá um cachê de R$ 750,00 + materiais necessários para a execução do projeto, além de certificado de participação emitido pela OTROPORTO. Poderão participar artistas brasileiros ou estrangeiros, maiores de 18 anos ou menores de idade sob representação legal.

    Informações completas no link: https://otroporto.com.br/noticias/edital-criacao-da-personagem-aluno-cientista

     

    • Edital Galeria OTROPORTO 2022 – 1º Andar

    O ilustrador selecionado receberá premiação de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e deverá replicar o personagem criado em 20 esquetes sugeridas.

    Informações completas no link: https://otroporto.com.br/noticias/edital-galeria-otroporto-2022-1o-andar

  • CHAMADA ABERTA: Projeto de Ensino “Arkhé: Arquivos e Acervos de Artes Visuais”

    O Projeto de Ensino “Arkhé: Arquivos e Acervos de Artes Visuais” está com edital aberto para entrada de estudantes de Artes Visuais interessados em fazer pesquisa na área de história e crítica de arte brasileira.

    O programa de pesquisa em 2022-1 pretende começar criando um acervo virtual de artistas que passam/passaram pela UFPel, seguindo para um acervo amplo de artistas do Eixo Sul.

    As inscrições estão abertas até dia 28/02, e estudantes de qualquer fase do curso podem participar!

    Todas as informações do projeto estão descritas no link de inscrição a seguir:
    bit.ly/projetoasala

    PROJETO GERAL: “ARKHÉ: ARQUIVOS E ACERVOS DE ARTES VISUAIS”
    COORDENAÇÃO: Profa Thays Tonin
    Coordenadora Adjunta: Profa Laura Cattani
    Gestão: Profa Kelly Wendt e Prof Clóvis CostaDescrição do Projeto
    O Projeto de Ensino “Arquivos e Acervos de Artes” propõe, em conjunto com alunos/as/es, pesquisadores/as e professores/as, colaboradores/as, dois caminhos para o ofício de historiador/a da arte e de profissional formade em Artes Visuais: primeiramente, levantar um arsenal de debates críticos acerca da construção de acervos de artistas, ateliês, galerias de universidades e coleções da região sul do Brasil, com foco nos artistas residentes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, dando prioridade para estudos sobre um circuito que se encontra fora do eixo RJ-SP. Em segundo lugar, projetar e produzir acervos virtuais de artistas, divulgando artistas e suas obras, com o intuito de satisfazer uma defasagem que encontramos nos estudos de História da Arte do Brasil meridional.
    Trata-se, neste aspecto, de compreender o “arquivo” e o “acervo” como conceitos fundamentais para os atuais debates da História da Arte, considerando-os, não como uma estrutura material onde estão guardados todos os textos, enquanto testemunhos do passado e das instituições, mas como uma arquitetura imaterial única e intransferível, um sistema de enunciados composto de heranças e esquecimentos que permite atualizar diferenças e repensar discursos. O arquivo é o índice de um pensamento em construção, sempre sujeito a armazenamentos e experimentações, inclui rascunhos, esboços, constelações, roteiros, mapas, maquetes, diários, coleções. Também inclui percepções e sensibilidades, lembranças e esquecimentos, sejam individuais ou coletivas. Como método de pesquisa e ensino, pensar os Arquivos e Acervos pressupõe estudar as descontinuidades, cortes e rupturas discursivas da história da arte (corpos de imagens, de textos e falas) onde acontecem operações políticas, translações simbólicas, coexistências.
    Neste sentido, trata-se de aprofundar o entendimento de arquivo enquanto arsenal ou dispositivo a partir do qual a produção artística, tanto é preservada pelas instituições, como é esquecida ou silenciada, a partir do estudo de questões que organizam o sistema de arte brasileiro.

    Ação de Ensino – CHAMADA ABERTA
    “HISTÓRIA E MEMÓRIA DʼA SALA GALERIA DE ARTES”
    PROJETO ID 15644 – PRÓ-REITORIAS DE EXTENSÃO, GRADUÇÃO E PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

    Projeto de ensino acerca da criação de um Arquivo Virtual dos 20 anos de existência da A Sala Galeria de Arte, entrevistando artistas, professores e alunes que participaram da vida e história da Galeria.
    Ensino de metodologia de pesquisa em acervo, escrita científica e publicação de catálogos ou livros.
    Grupo de Estudos para debater as ações e os projetos relacionados A Sala Galeria de Arte.
    Organização de espaço de debate teórico (online) aberto ao público interessado, com a presença de artistas convidados.

    ATIVIDADES
    – GRUPO DE ESTUDO: Encontros virtuais de professores e alunes para debate teórico para estudo de metodologia de pesquisa em acervo, entrevista e tratamento de documentos.
    – Encontros virtuais e/ou presenciais n’A Sala Galeria de Arte, para estudo do material e para organização das entrevistas gravadas como parte do registro memorial da Galeria.
    – PESQUISA: Produção de material para Acervo Virtual da Galeria, com registros de obras, exposições e currículo de artistas que passaram pela UFPEL neste 20 anos de eventos
    – Produção (optativa) de exercícios de Crítica de Arte para o livro de comemoração dos 20 anos de história da Galeria.

    NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR O E-MAIL CORRETO PARA QUE VOCÊS RECEBAM O CONVITE PARA A REUNIÃO DE ORGANIZAÇÃO DO PROJETO.
    PRIMEIRA REUNIÃO: 09 de março de 2022, às 14h00.

    ENCONTROS QUINZENAIS, COM CERTIFICADO DE HORAS DE PESQUISA E POSSIBILIDADE DE PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA 🙂
    📸: fotografia cortesia do Prof Jose Luiz de Pellegrin

  • PROGRAMA DE BOLSAS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

    A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) da Universidade Federal de Pelotas torna público que está aberta seleção de bolsistas ao “Programa de Bolsas de Desenvolvimento Institucional”, de acordo com a Portaria 2111 (1545004) e Portaria 122 (1570213), observando o seguinte:

    DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

    As Bolsas de Desenvolvimento Institucional têm objetivo de implementar programa de bolsas no âmbito da administração da UFPel, de modo a contemplar objetivos e ações estratégicas da instituição, conforme estabelecidos no PDI, além de possibilitar a iniciação ao trabalho técnico profissional nas atividades da gestão administrativa aos discentes de graduação na UFPel.

    Cumpre destacar que, enquanto durar a pandemia da COVID-19, as atividades das Bolsas a que se refere esse edital deverão respeitar estritamente as orientações da Universidade quanto à realização de atividades presenciais.

    As bolsas regulares terão vigência conforme detalhamento no quadro de vagas.

    O valor de remuneração será de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais, com carga horária total de 20h semanais, totalizando 80h mensais.

    Edital – PROGRAMA DE BOLSAS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

    RETIFICAÇÃO do Edital – PROGRAMA DE BOLSAS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

  • 2º Prêmio CAPES Talento Universitário

    Prêmios individuais de R$5 mil para os mil participantes com as maiores notas de prova. Essa é a oferta do 2º Prêmio CAPES Talento Universitário, que reconhece o desempenho dos alunos com alto grau de desenvolvimento de competências cognitivas. As inscrições devem ser realizadas até 13 de fevereiro pelo site http://talentouniversitario.capes.gov.br. A prova terá 80 questões de múltipla escolha, todas sobre conhecimentos gerais, e será aplicada no dia 20 março. Os locais do exame serão divulgados a partir de 03 de março.

    Pode participar quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 ou 2020 e ingressou na educação superior em 2021. É preciso estar regularmente matriculado em curso de graduação, presencial ou a distância, em instituição de educação superior pública, privada ou militar. Outra exigência é não estar em débito com a CAPES, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou outras agências de fomento à pesquisa.

    2º Prêmio CAPES Talento Universitário receberá até 44 mil inscrições. A premiação vai subsidiar estudos e pesquisas da CAPES para a formulação de políticas públicas para a educação superior. O resultado será divulgado a partir de abril. Confira as orientações aqui.

    Serviço:

    Prêmio CAPES Talento Universitário 2022

    • Inscrições: De 26 de janeiro até 13 de fevereiro de 2022.
    • Site: http://talentouniversitario.capes.gov.br
    • Vagas: 44 mil.
    • Premiação: R$5 mil para os mil participantes que obtiverem as maiores notas na prova.

     

    • Requisitos:
    1. ter feito o Enem 2019 ou o Enem 2020;
    2. ter ingressado na educação superior em 2021;
    3. estar regularmente matriculado em curso de graduação, presencial ou a distância, em instituição de educação superior pública, privada ou militar;
    4. não estar em débito com a CAPES, o CNPq ou outras agências de fomento à pesquisa.

     

    • Previsão de divulgação dos locais de prova: A partir de 03 de março de 2022.
    • Aplicação de prova: 20 de março de 2022.
    • Estrutura da prova: 80 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais.
    • Resultado: A partir de abril de 2022.

    Maiores informações acesse: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/premios/premio-capes-talento-universitario