O curso de artes visuais é uma graduação na modalidade bacharelado com a duração de quatro anos totalizando uma formação de 2407 horas mínimas que o estudante deverá cumprir. O curso pertence ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas e as aulas acontecem na cidade de Pelotas/RS em um dos prédios do Centro na Rua Alberto Rosa, 62. O local também abriga os cursos de artes visuais licenciatura, design gráfico, design digital, música licenciatura, cinema de animação, cinema e audiovisual. É uma área que fica cerca de 5 minutos do centro de Pelotas, com diversas linhas de ônibus e restaurantes. A área do Porto, como é conhecida, concentra diversos prédios da UFPEL.
Quais são as formas de ingresso?
UFPEL é uma universidade pública federal e portanto gratuita para todos os estudantes. O ingresso no curso de bacharelado em artes visuais ocorre no início do ano, geralmente entre os meses de janeiro e fevereiro. Pelo sistema SISU são ofertadas, anualmente, 40 vagas. Existem três formas de ingresso no curso, a saber: (1) a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a utilização de seu resultado por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), (2) pelo Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE) e (3) pelo ingresso extra-vestibular nas modalidades de reopção (para alunos da UFPEL que desejam mudar de curso), reingresso (estudantes em trancamento que desejam retorno ao curso), transferência voluntária (para alunos de outras IES que desejam ingressar no curso) e ingresso como portador de título (para já graduados que desejam realizar o curso). Esta segunda forma, ingresso extra-vestibular, é regulamentada mediante publicação de edital na página do Departamento de Registros Acadêmicos, neste endereço: http://ufpel.edu.br/alunos/. Geralmente o edital é publicado cerca de dois meses antes do término dos semestres. Em cada semestre consta no edital o número de vagas para cada curso e são publicados, em anexo, os critérios de seleção para o curso onde são definidas as modalidades que serão aceitas e critérios eliminatórios e classificatórios de seleção para os candidatos. As vagas do ingresso extra-vestibular são oriundas de estudantes que abandonam o curso em diversos períodos e a definição dos critérios tem relação direta com a possibilidade estrutural do curso em receber os estudantes, sem prejuízo com a qualidade de ensino.
Quando acontecem as aulas?
As aulas são concentradas no período da tarde, no horário das 13h30min às 18h50min. Nos demais turnos (manhã e noite) ocorrem atividades de pesquisa e extensão e disciplinas que podem ser cursadas como formação livre, ofertadas pelo curso e pelas demais graduações da UFPEL.
Como é distribuída a carga horária do curso?
A carga horária total é integralizada a partir de disciplinas obrigatórias (cerca de 82% do curso) e disciplinas de formação livre e atividades complementares (cerca de 18%). Como formação livre o estudante opta pelas disciplinas ofertadas pelo curso nessa modalidade e integraliza as horas com demais disciplinas ofertadas por outros cursos da UFPEL, mediante orientação da matrícula junto ao colegiado. As atividades complementares consistem em execução/ colaboração e/ou participação em eventos, mostras, exposições, oficinas, palestras, cursos, desenvolvimento de pesquisa orientada em poéticas e iniciação científica. A validação se dá por meio de apresentação dos certificados de participação tendo como parâmetro tabela classificatórias das atividades.
O aluno realiza estágio e trabalho final?
Durante o 7º e o 8º semestre os estudantes desenvolvem o Projeto de Graduação em Artes Visuais I e II disciplinas de caráter teórico/prático envolvendo a produção individual em poéticas visuais articulada com a reflexão contextualizada, sob orientação de um professor do curso. Conforme as Diretrizes Curriculares em vigor o estágio curricular não é obrigatório para o curso, sendo assim, segue as normas gerais adotadas pela Universidade nessa modalidade. A carga horária realizada nessa atividade é acrescida ao total do curso e discriminada no histórico escolar.