Início do conteúdo
Corpo Docente

Rogério Vanderlei de Lima Trindade (coordenador)

Professor Adjunto no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAVI – do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Linha de Pesquisa LP4 – Educação e Artes – Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2017) . Mestre em Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – Linha de Pesquisa – Poéticas Visuais e Processos de Criação (PVPC) – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2002), Especialista em Design de Superfície – Linha de Pesquisa Design de Superfície Têxtil – Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (1998), Bacharel em Desenho e Plástica – Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (1995). Líder do Grupo de Pesquisa Arte e sua história: Visualidades, discursos e sentidos – UFPel. Pesquisador do FLOEMA – núcleo de estudos em estética e educação – UFSM. Atua na área de Fundamentos Teóricos e Crítica das Artes e realiza estudos nos seguintes temas: pintura francesa e os primeiros artistas modernos do Séc. XIX, história da arte moderna e história da arte contemporânea, poéticas do presente, arte afro-brasileiras, arte e estética relacionais e discursos sobre arte do presente.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1771149085825080

 

Kelly Wendt (coordenadora adjunta)

Artista visual, pesquisadora e professora. Doutora em Artes Visuais, na linha de Poéticas Visuais pelo PPGAV-UFRGS, 2017. Atuante nas áreas de gravura, fotografia, novos meios e estética relacional na arte contemporânea. Professora adjunta do Centro de Artes- UFPel, curso de Bacharelado em Artes Visuais, área de gravura. Professora da Especialização em Artes EAD, 2020 (UFPel- UAB/CAPES). Líder do grupo de pesquisa Gráfica Contemporânea (UFPel- CNPq). Membro como pesquisadora do grupo Percursos Poéticos: procedimentos e grafias na contemporaneidade, pesquisa Gravura Contemporânea Não- tóxica (UFPel- CNPq) e Observatório de arte pública, entorno e novos gêneros (FURG-CNPq) . Desenvolve projetos de extensão, ensino e pesquisa na área gráfica, gravura e sustentabilidade dos meios, e produção de arte. Coordena a galeria de arte A Sala, do Centro de Artes- UFPel, com o professor adjunto Clóvis Martins Costa, 2017. Membro do Comitê Poéticas Artísticas da ANPAP, Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2015. Coordenou o PIBID-Artes Visuais UFPel, 2018-2020 (UFPel- CAPES). Pesquisa, por meio de sua produção em poética visual, trabalhos que articulam a reprodução do espaço através inventários de impressões, fazendo uso da errância como processo criativo, discutindo questões relativas a memória, mapeamento, impressão, multiplicação e circulação de imagens. Realizou Workshop de Gravura Não- tóxica no Grafisk Eksperimentarium com Henrik Boegh, Espanha, 2014. Participou como investigadora e artista residente no Espacio de Arte Contemporaneo, Montevideo-Uruguay (MEC), 2018. Realizou exposição coletiva na LUCA- School of Arts, Bruxelas- Bélgica, 2019. Mestre em Artes Visuais pelo PPGART-UFSM, 2011. Especialista em Memória, Identidade e Cultura Material, 2004 (ICH- UFPel). Bacharel e licenciada em Ciências Sociais, 2001 e 2002, UFPel. Bacharel em Artes Visuais, 2002, UFPel. Professora temporária, área gravura, no Centro de Artes, UFPel, 2004-2006. Tutora a distância no curso de aperfeiçoamento a distância Produção de Material Didático Digital para a Diversidade, 2011 ( UFPel- UAB/CAPES). Entre os anos 2000-2004 e 2007-2008 atuou como gestora e produtora do Atelier Coletivo Mafuá das Artes, em Pelotas. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9870907593588455

 

Alice Jean Monsell

Alice Jean Monsell. Orange, Nova Jérsei, EUA; residente em Pelotas, RS, Brasil desde 1986. Artista, pesquisadora em Artes Visuais e professora associada dos Cursos de Bacharelado e Mestrado em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS, 2009); sob a orientação de Prof. Dr. Hélio Fervenza (UFRGS). Mestre em Artes Visuais (UFRGS, 2000); sob a orientação da Profa. Dra. Sandra Rey (UFRGS). Coordenadora Adjunta do Colegiado do Bacharelado em Artes Visuais do Centro de Artes/UFPel desde 2018. Editora da Paralelo 31: revista eletrônica do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFPel. Coordenadora do projeto de pesquisa Sobras do cotidiano e Contextos dx Artista em Deslocamento (UFPel). Colíder Grupo de pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas (CNPq/UFPel). Colaboradora do Grupo de Pesquisa Veículos da Arte (CNPq/UFRGS). Estágio Docente na disciplina Escultura III (UFRGS/2006) com Profa. Dra. Maria Ivone dos Santos.Atua na pesquisa em temas que abordam o contexto doméstico e suas relações com o deslocamento, o gênero, o meio ambiente e ecologia. Participa em exposições coletivas nacionais e internacionais apresentando produções artísticas propositivas, desenho, domesticações ambientais (instalação); situações performativas, arte postal, printed matter (veículos, impressos) e desenho. Realiza ações coletivas no espaço público levantando questões de eco-arte, de gênero, da arte propositiva e da arte contextual. Promove Ações coletivas de limpeza em praias, lagoas e canais (Maintenance art) e Caminhadas como prática poética. Bacharel em Pintura (CA/UFPel (antigo Instituto de Letras e Artes), 1995). Bacharel em Literatura Comparada e Women?s Studies Certificate pela Douglass College, Rutgers University, The State University of New Jersey (1980). Tradutora de textos eruditos na área de Artes Visuais (versões Português/Inglês). Blog: Garagem Experimental: http://alicemonsellgaragem.blogspot.com/ alicemondomestico@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4833048616847907

 

Angela Raffin Pohlmann

Angela Raffin Pohlmann é artista plástica, professora e pesquisadora. É Bolsista de Produtividade (PQ-2) do CNPq. Possui Bacharelado em Artes Plásticas: habilitação Desenho (UFRGS, 1979-1983); Mestrado em Artes Visuais (UFRGS, 1993-1995); Doutorado em Educação (UFRGS, 2001-2005, bolsa CAPES); Estágio de pesquisa na Universidade de Barcelona, Espanha, na área de Gravura, sob orientação da prof. Alicia Vela Cisneros (2004-2005, Bolsa CAPES); Pós-doutorado Sênior (Bolsa PDJ/CNPq) no PPG em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da UFRGS (2018), com pesquisa interdisciplinar em nanotecnologia para a caracterização e fabricação de materiais alternativos não-tóxicos para a gravura, sob orientação da professora Dra. Silvia Guterres. A tese de doutorado ‘Pontos de Passagem: o tempo no processo de criação’ trata da percepção do tempo a partir da sua experiência como artista no atelier de gravura, e como professora no atelier de gravura da universidade. Na dissertação de mestrado, comenta as ‘Sincronias de espaço e tempo: a simultaneidade e a sobreposição na gravura em metal’. Atualmente desenvolve pesquisas teórico-práticas com ênfase na criação de artefatos artísticos interativos em projetos multidisciplinares com artistas e engenheiros eletrônicos, em contextos de criação coletiva e colaborativa. Trabalha com desenho e gravura; arte e tecnologia, criação de amplificadores e produção de áudios; processos alternativos não-tóxicos usados tanto na gravura artística como nas gravações de placas de circuito impresso; e também estuda a percepção do tempo nos processos de criação. Desde 1982, realiza exposições individuais e coletivas com trabalhos em Desenho e Gravura. Realizou exposições internacionais como: ‘XII International Print Biennial’, Bulgária; ‘Sztuka Ameryki Poludniowej’, Polônia; ‘Panorama Brasilianischer Kunst’, Alemanha, ‘Arte Latinoamericana’, Bélgica. Recebeu Menção Especial do juri no prêmio Açoriano de Teatro pelo cenário e figurinos da peça ‘Marcos IV, 23’ (Prefeitura de Porto Alegre, 1983); VII prêmio de gravura no XII Salão do Jovem Artista (1985); e Menção Honrosa no I Prêmio Sonilton Alves (1995). Desde 1996, é professora do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, e, desde 2012, é docente permanente do PPG Artes Visuais da UFPel, ministrando disciplinas de Gravura; Desenho; Arte e Tecnologia; Metodologia da Pesquisa em Arte; e Estilos de Escrita. Em 2010-2011, idealizou e coordenou o projeto para criação do Mestrado em Artes Visuais da UFPel, e, de 2012 a 2017, coordenou o Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFPel. Em 2017-2018, foi representante titular eleita da área de Letras e Artes no COCEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da UFPel. Coordenou a Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro de Artes da UFPel (2011-2013); e foi Chefe do Departamento de Artes Visuais da UFPel (2008-2011). Foi professora de artes em Escolas de Ensino Fundamental em Porto Alegre (1985-1992). Realizou curso de gravura não-tóxica com Henrik Boegh, Dinamarca, 2005; residência artística no Atelier de Torben Bo Halbirk, Paris, 1998; curso de Gravura em Metal com Torben Halbirk e Stanislav Mariyanovic, no Atelier de Matilde Marin, Buenos Aires, 1997; curso de Arte no Atelier Livre de Paris, França, 1977; e diversos cursos de Desenho e Gravura no país, desde 1983. Colabora como consultora e avaliadora ‘ad hoc’ em agências de fomento como CNPq e FAPERGS, e avaliadora ‘ad hoc’ em periódicos da área de artes/artes visuais, desde 2012. Compõe o corpo editorial da revista Paralelo 31 (PPGAV-UFPel). Foi membro da Comissão de Curadoria do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (1996-2000), Pelotas, RS; membro da Comissão de Seleção do II Prêmio Açorianos de Artes Plásticas (2008) da Secretaria Municipal de Cultura, POA, RS. Desde 2007 é Líder do Grupo de Pesquisa ‘Percursos Poéticos: procedimentos e grafias na contemporaneidade’ (CNPq/UFPel).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1188602959337493

 

Clóvis Vergara de Almeida Martins Costa

Artista plástico, Doutor em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Pintura pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). É mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005).Professor do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, é docente no magistério superior desde 2003. Atua principalmente nas seguintes áreas: pintura, arte contemporânea, projetos curatoriais e produção textual . Em 2015, realizou o Programa de Doutorado-Sanduíche na Universidade de Lisboa – Portugal (Bolsista CAPES). Foi propositor e gestor do Plataforma Espaço de Criação entre 2011 e 2014, na cidade de Porto Alegre – RS. Atualmente vive na cidade de Pelotas / RS, onde mantém seu atelier na Praia do Laranjal. Desenvolve pesquisa ligada à pintura e suas distensões por meio da experiência direta na paisagem.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8601963516231797

 

Eduarda Azevedo Goncalves

Artista e professora associada do Centro de Artes da Universidade Federa de Pelotas – UFPel. Bacharel em Pintura pela Universidade Federal de Pelotas (1996). Realizou o Mestrado em Artes Visuais: ênfase em poéticas visuais, sob orientação da Profa. Dra. Sandra Rey (2000), pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e o doutorado, pelo mesmo Programa com a pesquisa Cartogravista de céus: proposições para compartilhamentos, sob orientação do prof. Dr. Hélio Custódio Fervenza (2011). É professora dos Cursos de Artes Visuais, na área de Fundamentos da Linguagem Visual [Percepção Visual], Pintura e Trabalho de Conclusão de Curso. Também atua no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Artes Visuais, na linha de Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, ministrando a disciplina Paisagens cotidianas e dispositivos de compartilhamentos. É líder do Grupo de Pesquisa Deslocamentos, observâncias e cartografias contemporâneas (UFPel/CNPQ) que investiga as seguintes temáticas: as relações entre arte e cotidiano, as cartografias e deslocamentos de artistas, a paisagem cotidiana na arte contemporânea, os dispositivos de arte que promovem a multiplicação e a circulação da obra em diferentes mídias [impressos e vídeos] e contextos – ruas, praças, escolas, entre outros, como também, a mediação da arte contemporânea. Os estudos contemplam diferentes pontos de vista, do artista, do professor-mediador e do receptor, por isso, orienta estudantes dos Cursos de Bacharelado [poética] e de Licenciatura em Artes Visuais [mediação]. Desenvolve projetos de extensão que envolve a experimentação, a produção e a reflexão de temas da pesquisa. Artista plástica que expõe em galerias, museus e realiza intervenções em espaços públicos. Atualmente possui um acervo de vistas do céu e das cidades que compartilha em dispositivos distintos [cartões, observatórios, mirantes, álbuns] de apresentação e circulação da produção. O acervo já foi mostrado em exposições coletivas, individuais e intervenções em espaços públicos. Participa dos Grupos de Pesquisa Percursos poéticos: procedimentos e grafias da arte contemporânea (UFPel/CNPQ) e Veículos da Arte (UFRGS/CNPQ). Associada à Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais da UFPel.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4375817269121969

 

Daniel Albernaz Acosta

Artista Visual e pesquisador. Possui doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2005), mestrado nesta mesma universidade (1997) e graduação em Desenho e Plástica pela UFSM (1986). Em sua pesquisa poética discute as relações entre arte, design e arquitetura. Desenvolve desde de 2006, um conjunto de trabalhos situados entre os contextos da arquitetura portátil e mobiliário urbano. Possui trabalhos permanentes, mobiliário/arte, Centro Cultural São Paulo e Sesc Bom Retiro. Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em Escultura. Participou da Bienal Internacional de São Paulo e Bienal de Artes Visuais do Mercosul. Atualmente é professor do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9133570885733077

 

Juliana Correa Hermes Angeli (coordenadora)

Professora de Fotografia e de Produção Cultural do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Coordenadora do Curso de Artes Visuais – Bacharelado do Centro de Artes da UFPel. Possui Mestrado em História, Teoria e Crítica de Arte (2007) pelo PPG-AV, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bacharelado em Artes Plásticas com ênfase em Fotografia (1999) na mesma instituição. Realiza pesquisa em Fotografia com Câmara Obscura e possui experiência prático/didática em Produção Cultural.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3702939909138472

 

Lauer Alves Nunes dos Santos

Possui graduação em Pintura pela Universidade Federal de Pelotas (1992), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professor titular junto ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas e diretor do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo. Atua nos cursos de Artes Visuais, Design e Cinema. Tem experiência na área de Artes principalmente nos seguintes segmentos: pintura, arte contemporânea, design, curadoria e semiótica. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9606353077803212

 

Nádia da Cruz Senna

Realizou estágio Pós-Doutoral na Universidade do Algarve (2016), Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2008), mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1999), especialista em arte-educação (1991) e bacharel em Pintura (1989) pela Universidade Federal de Pelotas, graduada em Engenharia Civil pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1984). Atualmente é professora associada do Centro de Artes, da Universidade Federal de Pelotas, atuando junto aos cursos de graduação e mestrado em artes visuais. Tem experiência na área de Artes e Comunicação Visual, sendo responsável pelas disciplinas de Desenho de Figura Humana, Ateliê de Desenho, História em Quadrinhos e o Desenho do corpo o corpo que desenha. Coordena pesquisas e projetos de extensão focados na produção e ensino do desenho, na linha dos estudos culturais e de gênero. Participa dos Grupos de Pesquisa Caixa de Pandora: Estudos de Arte, Gênero e Memória e Percursos Poéticos e Grafias na Contemporaneidade. Coordena o Projeto Arte na Escola – Polo Pelotas, é tutora do Grupo PET-Artes Visuais/UFPel e diretora adjunta do Centro de Artes/UFPel. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6259571036663263

 

Renata Azevedo Requião

Professora, Orientadora, Pesquisadora ? Bacharelado e PPG Artes Visuais / Centro de Artes, UFPel (desde 2010). Na Graduação, atua em disciplinas de leitura e produção de textos ensaísticos, explora a palavra escrita e a aquisição da linguagem poética, a descrição da prática poético-visual, a descoberta de sentidos poético-visuais; na FAUrb e no Curso de Jornalismo, História da Arte Contemporânea; no Curso de Antropologia, Lingüística Geral. No PPG-AV: Percursos, narrativas, descrições: mapas poéticos, e A leitura Crítica: modos de ver, modos de ler, modos de escrever. De 1992 a 2012, atuou nos Cursos de Letras, UFPel, em disciplinas do Campo da Literatura, Narrativas Curtas e Poesia (em língua portuguesa, moderna e contemporânea ? estudos comparados entre produção literária/sistema literário/construção do território imaginário nacional), Literatura Infantil, Ensino da Literatura, Poéticas Contemporâneas no Brasil, Estágio Obrigatório; e em disciplinas do Campo da Lingüística, Semântica, Estilística, Morfologia, Lingüística Geral, Estudos do Texto, Semiótica. Poeta, escreve poesia e prosa poética; desenha; projeta e cria objetos-ambientes verbo-voco-visuais, com som e luz; projeta e constrói ?casas-ateliês de si?. Gasta longas horas em seu jardim. PESQUISA, com temas associados, tendo como base teórica o pensamento discursivo-literário de Franz Kafka, e o pensamento teórico-reflexivo de G.Agamben, H.Arendt, R.Barthes, W.Benjamin, M.Blanchot; e de teóricos da nova filosofia francesa. TEMAS: a produção poético-visual crítico-contemporânea e a construção da realidade; o lugar criado (entre o privado e o público) e a produção de sentidos; a construção do ?pequeno território? e a potência da criação; o território da página escrita; escrita como biografismo; aquisição da linguagem e a expressão do corpo; leitura e cognição (semiótica perceptiva); linguagem e limites da expressão; arte e tecnologia. ÁREAS: Arte Contemporânea; Literatura e Outras Poéticas; Literatura Brasileira Contemporânea, com ênfase em: poesia anos 70/2010; poesia concreta; Ana Cristina Cesar; Paulo Leminski; João Cabral de Melo Neto; Oswald de Andrade; Clarice Lispector; Osman Lins; Sergio Sant?Anna; Aldyr Garcia Schlee; Vitor Ramil; Arte e Loucura (Arthur Bispo do Rosário); Literatura Infantil (o livro infantil; a leitura; imagem e palavra no livro). Líder de grupo de pesquisa multidisciplinar, Artefatos para leitura e construção do ?pequeno território”. Coordenadora de projetos de pesquisa de longa duração: Viagens e lugares: mapas antropológicos, literários, turísticos, com prof. Dr. Edgar Barbosa Neto (Antropologia/FaE, UFMG); Poéticas contemporâneas: produção de leitura, produção de escritura, produção de sentidos. CARREIRA: Professora concursada área de Lingüística e Estudos do Texto, UFPel, Centro de Letras / Centro de Artes (atual, desde 1992). Secretária Municipal de Cultura, Pelotas-RS (Gestão PT-FP, 2001-2004). Professora substituta (Lingüística, Semântica e Estilística), Curso de Letras, UFPel (1991-1992). Professora de Francês para Crianças, Curso Tour de Babel, Pelotas ? RS (1988-1992). FORMAÇÃO: Licenciatura em Letras (Português/Francês, Línguas e Literaturas), UFPel (1988); Graduação em Arquitetura e Urbanismo, UFPel (1994); Mestrado em Letras ? Lit. Brasileira, IL, UFRGS (1997), prof. dr. Michel Peterson, “Leitura caleidoscópica do movimento do livro A educação pela pedra, de JCMNeto”; Doutorado em Letras ? Lit. Comparada, IL, UFRGS (2002), prof. dr. Michel Peterson, e prof. dr. Luís Augusto Fischer, Estesias (“ensaio contra” o pensamento acadêmico assertivo, sobre dez poéticas no Brasil Contemporâneo, suas constelações e reconfigurações, e sobre a conquista de uma dicção, como mulher, professora, intelectual e pesquisadora, decorrente de movimentos autorais e exploratórios, visando novos sentidos). Estágio Pós-doutoral, NUPILL, UFSC (2010), prof. dr. Alckmar Luís dos Santos, A voz e a cena na Poesia Brasileira Contemporânea ]1970-2010[. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2666148508585644

 

Martha Gomes de Freitas

Artista visual. Possui graduação em Artes Visuais – Escultura pela Universidade Federal de Pelotas (1996), especialização em Linguagem Plástica Contemporânea pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2001), mestrado em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). É Professora Adjunta no Centro de Artes/CA na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Escultura, atuando principalmente nos seguintes temas: instalação, objeto e vídeo.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0254189585547823

 

Thays Tonin

Professora Substituta de Filosofia e História da Arte na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Centro de Artes. Pesquisadora Pós-Doutoral do Departamento de Ciências Humanas da Universidad de La Rioja (Espanha). Possui Pós-Doutorado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Possui doutorado pela Università degli Studi della Basilicata (ITA), Dipartimento delle Culture Europee e del Mediterraneo, onde fez parte do programa de PhD intitulado Cities and Landscapes: Architecture, Archaeology, Cultural Heritage, History and Resources. Fez período Sandwich na Sapienza Università di Roma (ITA), sob orientação da Prof Dr Claudia Cieri Via (Dipartimento di Storia dellArte e Spettacolo). Tem sua tese de doutorado validada pelo Ministero dellIstruzione, dellUniversità e della Ricerca na Itália nos setores de 10B – STORIA DELLARTE com especialidade em CRITICA ARTISTICA (L-ART/04) e STORIA CONTEMPORANEA (M-STO/04). Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e Mestrado em História, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). É membro pesquisador da Cátedra UNESCO intitulada Mediterranean Cultural Landscapes and Communities of Knowledge. Em 2016, como parte do período de pesquisa de Doutorado, fez o curso de Latim em Fontes Renascentistas no The Warburg Institute, vinculado à Universidade de Londres. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Arte; Teoria e Metodologia da História da Arte; Historiografia; História da Pintura e do Patrimônio Arquitetônico; História e Cultura Visual.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1361834796813729