Otroporto: arte, cultura e educação reunidas em bairro pelotense

Neste quinta-feira e sexta-feira ocorre o projeto Cine Céu do Porto com mostra de curta-metragens de estudantes e a presença do consagrado diretor gaúcho Jorge Furtado

Por Carolina Pereira Soares

A Otroporto – Indústria Criativa é uma entidade sem fins lucrativos localizada na Rua Benjamin Constant, nº 701-A e conta com diversos projetos dedicados à comunidade do bairro Porto e da cidade de Pelotas.

Nesta quinta-feira, dia 7 de março, o projeto Cine Céu do Porto recebe a Mostra Otroporto -UFPel  de Cinema Universitário. Traz como destaque curtas metragens produzidos por alunos e uma mesa-redonda com os realizadores, dialogando acerca do processo de realização das obras.

E, no dia 8 de março, sexta-feira, realiza a masterclass com o cineasta gaúcho Jorge Furtado, reconhecido internacionalmente pelo curta-metragem “Ilha das Flores” (1989) e diretor de vários outras curtas e longas-metragens, a exemplo de “O Homem que Copiava” (2003), “Meu tio matou um cara” (2004) e “Rasga Coração” (2018). Ele ministra uma aula gratuita sobre roteiro e direção pela manhã, às 9h; e, à noite, comentará filmes curtas clássicos de sua carreira, após a exibição às 19h. As atividades da Mostra Cine Céu do Porto são gratuitas e não têm inscrição prévia.

Jorge Furtado fala sobre seus filmes na sexta    Foto: Wikipédia

Pertencimento cultural

Formalizada em 2018, a Associação Otroporto Indústria Criativa atua como elemento integrativo entre economia, meio ambiente e comunidade, focada em apoiar e desenvolver iniciativas que gerem pertencimento, fruição, educação, formação e cidadania.

Seu espaço reúne desde diversas obras de arte, auditórios e até espaços de aprendizagem e leitura, como a Biblioteca Otroporto. Uma das maiores iniciativas é o Laboratório Faber Sapiens, um espaço que visa propagar conhecimento científico por meio de aulas e cursos tanto para professores que buscam formação continuada, quanto para alunos da educação básica, de forma totalmente gratuita.

O laboratório Faber Sapiens colabora com escolas Foto: Carolina Soares

Segundo o professor e responsável pelo laboratório, Ricardo Willian Costa Assumpção, o espaço tornou-se comunitário com a participação das escolas. “Os professores da rede pública, que não gozam de um espaço com esses equipamentos para suas aulas, ligam para nós e agendam um horário [no laboratório]. O laboratorista organiza tudo para a turma e nós oferecemos lanche e transporte. Esse espaço se tornou um apêndice para as escolas”, explica.

Otroporto dispõe de espaços para artes visuais   Foto: Carolina Soares

Dentro da instituição, as obras de arte preenchem desde os pisos até o teto. Através de editais, a Galeria Otroporto Connection expõe obras de grafite, pintura, escultura e fotografia, com obras de artistas locais e internacionais. Atualmente, mais de 50 artistas têm suas obras expostas no local.

Para quem quer conhecer os projetos, todas as informações são divulgadas no site da instituição e nas suas redes sociais.

PRIMEIRA PÁGINA