Carros humorísticos, trios elétricos e desfile da corte agitam Carnaval de São Lourenço do Sul

Evento também será marcado pelos blocos e grupos carnavalescos, além do desfile da Duquesinha do Esporte Clube São Lourenço

Por Larissa Schneid Bueno

Desfiles na Passarela do Samba acontecerão a partir das 21h  no sábado  Foto: Divulgação/Prefeitura de São Lourenço do Sul

É com muita folia na Praia das Nereidas e na Passarela do Samba, localizada no bairro Centro, que começa o Carnaval 2024 de São Lourenço do Sul. A festa tem início no próximo sábado (10 de fevereiro), promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (SMTIC).

O evento, que reúne cultura, musicalidade, samba no pé e muitos sorrisos, contará com a presença da nova corte, composta pela rainha Thaís Aquino, princesas Bárbara Fagundes e Thailine Mendes, e pelo rei momo Michel Nunes, que farão a abertura oficial na primeira noite.

No Centro, haverá desfiles de carros humorísticos, dos blocos carnavalescos “Os Mercenários”, “Trio Folia” e “Filhos de Orfeu”, dos grupos carnavalescos “Marinês Schuch” e “DNA – Dias e Noite Alcoolizados”, além da Duquesinha do Esporte Clube São Lourenço, Maria Ester.

A novidade deste ano é que, além de passar pelo Centro, os trios elétricos “Os Mercenários da Folia” e o “Trio do Kunde” também animarão a festa na praia, como já acontece com o “Carnaval Ziriguidum”.

Assim como no ano passado, cada bloco, grupo e trio escolheu seu repertório musical com base em sua preferência, incluindo músicas tradicionais do evento e as mais ouvidas neste período, incluindo artistas de diferentes segmentos.

A expectativa da Prefeitura é que o número de pessoas no município aumente consideravelmente nestes dias. Conforme levantamento da Brigada Militar no ano passado, cerca de 140 mil pessoas estiveram no município durante todos os dias da festa.

A secretária de Turismo Indústria e Comércio, Fernanda Krumreich Helms, espera igualar ou superar esse número em 2024, considerando o resultado do Réveillon. Toda a divulgação do Carnaval e suas atrações trazem turistas e lourencianos que não moram mais na cidade, mas que retornam para aproveitar a festa.

“O nosso Carnaval se destaca por ser uma celebração autêntica, de rua, popular e acessível. Nossos diferenciais são a descontração, a participação ativa da comunidade e o espírito festivo que contagia as ruas. Por ser um evento gratuito, com arquibancadas abertas ao público, proporciona a todos a oportunidade de vivenciar a energia contagiante do evento. Além disso, o Carnaval lourenciano conta com a peculiaridade única dos carros humorísticos, uma tradição irreverente que se perpetua até hoje”, disse.

Durante os três dias, o público terá banheiros químicos disponíveis e o reforço na segurança das ruas. Para atender a todos com qualidade, a Prefeitura fez a locação dos banheiros e a contratação de uma empresa de segurança privada, com o objetivo de reforçar a proteção nas áreas dos desfiles para os participantes e espectadores.

Além de atrair visitantes, fomentar o turismo e a economia local, o Carnaval tem um impacto importante na região. Ele enriquece a cultura do município, leva alegria, expressões artísticas e envolvimento comunitário, como destaca Fernanda.

“A integração do Carnaval à nossa cultura é uma maneira de preservar e transmitir elementos significativos da nossa história, além de proporcionar entretenimento e fortalecer o turismo, contribuindo para o dinamismo econômico da região e para a preservação de uma tradição que percorre todo o Brasil”, finalizou.

Trios e carros humorísticos também passam pela praia das Nereidas Foto: Divulgação/Prefeitura de São Lourenço do Sul

10 de fevereiro (sábado)

Praia – 16h às 19h:

Trio Elétrico

Abertura oficial com a Corte do Carnaval 2024

Carros humorísticos – Automotores

Carros humorísticos – Tração

Grupos carnavalescos

Blocos carnavalescos

Duquesinha E.C.S.L.

11 de fevereiro (domingo)

Praia das Nereidas – 14h às 19h: