Longa-metragem conta com apoio do programa Pelotas Film Commission, criado neste ano, e da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, por meio do prêmio FAC Filma RS
Por Carolina Pereira Soares
A produção do filme longa-metragem “Passaporte Memória”, desenvolvido pelas produtoras Cena das Artes e Atama Filmes, recebeu o apoio da Prefeitura de Pelotas, que tornará a cidade o principal cenário das filmagens. Já em processo de filmagem e sob a direção e roteiro de Décio Antunes, a obra narra a jornada de um brasileiro criado na França que retorna à sua cidade natal, revivendo memórias da sua juventude.
A escolha de Pelotas como locação deve-se às suas características atemporais e à sua arquitetura eclética, elementos que, segundo os produtores, contribuem significativamente para o cenário e atmosfera do filme, centrado na temática da memória. O longa conta com cenas gravadas em locais emblemáticos, como o Centro Histórico, o Colégio Pelotense e a Praia do Laranjal. Também ocorrem filmagens na capital do Estado, Porto Alegre.
Bruno Viana, diretor-executivo da Pelotas Film Commission, deu uma entrevista para o site da Prefeitura e destaca a importância do projeto não apenas como uma produção cinematográfica de grande porte, mas também como um impulsionador da economia local, movimentando setores como comércio e serviços. Ele ressalta que esta produção cinematográfica reforça a identidade de Pelotas como um polo cultural, destacando seus aspectos artísticos, históricos, humanos e sociais, além de proporcionar oportunidades para profissionais do audiovisual, elevando a qualidade do setor.
Além de ressaltar a história e arquitetura de Pelotas, a obra tem um grande potencial de valorização e reconhecimento, fomentando a criação de outras obras culturais na cidade.
Conheça a iniciativa municipal “Pelotas Film Commission”
O financiamento do projeto é assegurado pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), por meio do prêmio FAC Filma RS, um edital destinado a fomentar projetos audiovisuais gaúchos e obras da região Sul.
O “Pelotas Film Commission”, também conhecido como Comitê Municipal de Apoio à Produção Audiovisual, é um órgão vinculado à Secretaria Municipal e Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) e tem como objetivo impulsionar a produção audiovisual, atuando como facilitador.
De acordo com o Decreto 6.788/2023, o Comitê tem a responsabilidade de estabelecer parcerias, convênios e acordos operacionais com entidades públicas e privadas, tanto nacionais quanto internacionais. Além disso, suas funções incluem promover a formação e capacitação dos profissionais do setor audiovisual de Pelotas e incentivar a realização de festivais, mostras, encontros e seminários.
A cidade de Pelotas tem um grande potencial para o cinema e para as produções audiovisuais, e isso está diretamente ligado à inovação e à tecnologia exaltados pelas iniciativas da Prefeitura e dos cursos universitários relacionados ao cinema e às artes presentes na cidade.
COMENTÁRIOS
Você precisa fazer login para comentar.