Filme “Passaporte Memória” tem cenas gravadas em Pelotas

Longa-metragem conta com apoio do programa Pelotas Film Commission, criado neste ano, e da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, por meio do prêmio FAC Filma RS

Por Carolina Pereira Soares

Cineastas estão fazendo locações em vários pontos da cidade que remetem ao passado do personagem principal     Fotos: Divulgação/Prefeitura de Pelotas

A produção do filme longa-metragem “Passaporte Memória”, desenvolvido pelas produtoras Cena das Artes e Atama Filmes, recebeu o apoio da Prefeitura de Pelotas, que tornará a cidade o principal cenário das filmagens. Já em processo de filmagem e sob a direção e roteiro de Décio Antunes, a obra narra a jornada de um brasileiro criado na França que retorna à sua cidade natal, revivendo memórias da sua juventude.

A escolha de Pelotas como locação deve-se às suas características atemporais e à sua arquitetura eclética, elementos que, segundo os produtores, contribuem significativamente para o cenário e atmosfera do filme, centrado na temática da memória. O longa conta com cenas gravadas em locais emblemáticos, como o Centro Histórico, o Colégio Pelotense e a Praia do Laranjal. Também ocorrem filmagens na capital do Estado, Porto Alegre.

Bruno Viana, diretor-executivo da Pelotas Film Commission, deu uma entrevista para o site da Prefeitura e destaca a importância do projeto não apenas como uma produção cinematográfica de grande porte, mas também como um impulsionador da economia local, movimentando setores como comércio e serviços. Ele ressalta que esta produção cinematográfica reforça a identidade de Pelotas como um polo cultural, destacando seus aspectos artísticos, históricos, humanos e sociais, além de proporcionar oportunidades para profissionais do audiovisual, elevando a qualidade do setor.

Além de ressaltar a história e arquitetura de Pelotas, a obra tem um grande potencial de valorização e reconhecimento, fomentando a criação de outras obras culturais na cidade.

Trabalho dos cineastas contribui para  reforçar a identidade do município como um polo cultural

Conheça a iniciativa municipal “Pelotas Film Commission”

O financiamento do projeto é assegurado pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), por meio do prêmio FAC Filma RS, um edital destinado a fomentar projetos audiovisuais gaúchos e obras da região Sul.

O “Pelotas Film Commission”, também conhecido como Comitê Municipal de Apoio à Produção Audiovisual, é um órgão vinculado à Secretaria Municipal e Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) e tem como objetivo impulsionar a produção audiovisual, atuando como facilitador.

De acordo com o Decreto 6.788/2023, o Comitê tem a responsabilidade de estabelecer parcerias, convênios e acordos operacionais com entidades públicas e privadas, tanto nacionais quanto internacionais. Além disso, suas funções incluem promover a formação e capacitação dos profissionais do setor audiovisual de Pelotas e incentivar a realização de festivais, mostras, encontros e seminários.

A cidade de Pelotas tem um grande potencial para o cinema e para as produções audiovisuais, e isso está diretamente ligado à inovação e à tecnologia exaltados pelas iniciativas da Prefeitura e dos cursos universitários relacionados ao cinema e às artes presentes na cidade.

PRIMEIRA PÁGINA