Agimos: destacando e valorizando o cenário musical pelotense

O prêmio de produção musical da UFPel finaliza as inscrições dia 24 de setembro e primeiros resultados saem a partir de 1º de outubro

Por Rafaela Stark e Sarah Oliveira

Prêmio AGIMOS de Produção Musical lança a sua primeira edição este ano com o objetivo de exaltar a arte pelotense

Desde o dia 15 de agosto, a agência Agimos – projeto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – está com as inscrições abertas para a 1ª Edição do Prêmio Agimos de Produção Musical. A premiação foi criada com o intuito de destacar e valorizar os artistas locais e da região sul do Estado. Os primeiros resultados dos 16 ganhadores estão previstos para sair a partir do dia 1º de outubro.

O que é a Agimos?

A Agência de Indústria Criativa e Mobilização Social (Agimos) é um projeto da UFPel que procura visibilizar os talentos regionais, através da criação de premiações e outros tipos de eventos. Uma dessas iniciativas é o “Mapa Cultural Agimos”, que objetiva a estruturação de produções culturais e de políticas públicas para o crescimento da área na região.

Entre outras iniciativas, o Mapa convida artistas locais a participar, integrando assim a agência e colaborando com outros artistas, eventos, espaços e contatos do ramo em geral. O coordenador da Agimos, Leandro Maia, quando perguntado sobre a criação do Mapa e da premiação afirmou: “A ideia da premiação veio de uma necessidade de a gente destacar trajetórias e produções musicais na cidade de Pelotas”.

Jurados da primeira edição do Prêmio AGIMOS: Kleiton Ramil, Pedrinho Figueiredo, Zudzilla, Anaadi e Marcos Abreu           Foto: Divulgação/Emílio Pedroso/Filipa Aurélio/André Ávila/Aquivo RBS/UCPel

Prêmio quer dar visibilidade à produção musical de Pelotas

“A premiação tem o objetivo de proporcionar um Mapa do território musical de Pelotas. Ela é uma ação contemplada pelo RS Criativo, que é um programa da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, num edital chamado Territórios Criativos”, explica Maia.

Visando construir uma premiação e um mapa musical inclusivo, a agência Agimos implementou uma medida que contempla a diversidade de gênero e de manifestações musicais da região sul, dentro de quatro categorias: Carnaval, Música Instrumental e Eletrônica, Canção Popular e Manifestações Tradicionais e Hip Hop. Além dessas categorias, o Prêmio possui ações afirmativas que visam assegurar cerca de 50 por cento de vagas para mulheres, indígenas, quilombolas, pessoas pretas e pardas, pessoas trans e pessoas com deficiência (PCD).

No momento em que as inscrições forem encerradas, uma bancada formada pelos artistas Marcos Abreu, Zudizilla, Anaadi, Kleiton Ramil e Pedrinho Figueiredo irá escolher os 16 finalistas e ganhadores da premiação com base na avaliação do material enviado pelo inscrito, das realizações artísticas e do tempo de atuação musical.

O Mapa Cultural Agimos é uma plataforma que permite a realização de interações do campo da cultura, logo, cadastra agentes culturais, espaços culturais, eventos e oportunidades. Leandro Maia conta que a ação é uma maneira de abarcar toda a cadeia produtiva da cultura de Pelotas. “Nós não temos hoje uma agenda cultural em formato de calendário em Pelotas, em que a pessoa possa procurar e produzir e fazer divulgação do seu material.” Então, o Mapa Cultural vem não só como um projeto universitário, mas como uma maneira de impactar o turismo cultural na cidade, através de uma agenda cultural e da possibilidade de encontrar agentes de todos os campos artísticos.

Como participar?

Para se inscrever é preciso entrar no site do Mapa Cultural e cadastrar-se na plataforma. Após essa etapa, há um edital para ser preenchido, assim como o envio de um esboço musical do projeto. Esse esboço deve estar em formato de arquivo de áudio em mp3 de até 10MB, devidamente identificado ou ser enviado por um link com acesso liberado. Também deve ser remetido um relato da trajetória musical – que consiste em currículo, portfólio, documentos, registros, links ou informações sobre a vida musical em um PDF de até 10MB – , e conjuntamente a aceitação dos termos e condições do Prêmio. Se o inscrito tiver alguma dúvida em relação ao processo, basta enviar um e-mail para o endereço: <agimos.ufpel@gmail.com>, com os dados de contato.

Como é a seletiva?

O processo de escolha dos artistas premiados será iniciado por meio de uma triagem primária da documentação e habilitação dos finalistas. Após essa etapa, haverá uma seleção prévia feita por cada curador da bancada para posteriormente ser elaborada uma listagem final por todos os curadores em conjunto. Com todo o processo finalizado, os artistas remanescentes serão anunciados a partir do dia 1º de outubro nos canais oficiais da Agimos.

Os 16 vencedores irão receber R$ 3 mil reais cada e farão parte da lista dos artistas prioritários do Estúdio UFPel de Produção Musical. Poderão gravar no estúdio durante os anos de 2023 e 2024. Além do prêmio em dinheiro e da oportunidade de gravação, os selecionados serão contemplados com materiais, cursos, participações em podcasts e irão fazer parte de um álbum virtual distribuído pela Editora da UFPel.

Para encontrar mais informações e detalhes sobre o projeto, acesse o site oficial do Prêmio Agimos de Produção Musical clicando aqui.

PRIMEIRA PÁGINA