UFPel sedia Mostra Itinerante de Filmes Etnográficos Prêmio Pierre Verger

Produções de curta e longa-metragem podem ser vistas no Cine UFPel ou nos canais do Youtube do Leppais e do Labome       

Por Larissa Schneid Bueno   

 

 

Até esta quinta-feira (31 de agosto), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estará sediando a Mostra Itinerante de Filmes Etnográficos Prêmio Pierre Verger (edição 2022), com organização do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem (Leppais), em parceria com o Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas (Labome).

Os filmes etnográficos representam olhares sobre o mundo e têm como definição clássica a documentação fílmica das ações humanas, para que as atitudes das pessoas e suas características culturais sejam ali representadas e interpretadas.

As obras podem ser acompanhadas gratuitamente a partir das 14h por todos os públicos no Cine UFPel, localizado na Rua Lobo da Costa, 477, em Pelotas/RS, ou pelos canais do Youtube do Leppais e do Labome por meio de uma transmissão online.

A mostra, trazida pela professora de Antropologia da UFPel e organizadora da itinerância, Claudia Turra Magni, começou no dia 3 de agosto e, ao todo, conta com quatro sessões compostas por filmes de curta e longa-metragem. Entre os destaques, estão as obras “Auto de Resistência” (2018), “Nossas mãos sagradas” (2021), “Alagbedé” (2021), além do “Canto de Família” (2020), “Carlos Caps Drag Dance” (2022) e “Cybershota” (2022), que ainda serão exibidas.

Para o professor de Cinema da UFPel e coordenador do Cine UFPel, Roberto Cotta, é fundamental que existam iniciativas que tragam à comunidade filmes etnográficos inéditos ou poucos exibidos na cidade, proporcionando uma diversidade de experiências culturais ao público que, muitas vezes, vê o seu reflexo nas telas através desses filmes.

“Através do contato com as obras, o espectador pode refletir a respeito da realidade mostrada, bem como criar relações com suas próprias experiências. Além disso, o debate virtual promovido após as sessões permite um diálogo estreito com os cineastas que realizaram os filmes”, pontuou.

 

Prêmio faz homenagem a  Pierre Verger, que eternizou a cultura baiana em suas fotos Foto: Mário Cravo Neto/UFBA

 

Prêmio Pierre Verger

O prêmio surgiu em 1996, no ano da morte do fotógrafo, etnólogo, antropólogo, escritor e pesquisador francês, Pierre Fatumbi Verger, nascido em 1902. Pierre viajou por cinco continentes realizando um trabalho fotográfico baseado no cotidiano e nas culturas populares, até chegar a Salvador (BA), onde viveu grande parte de sua história.

“Lá, ele construiu uma história significativa, não apenas de pesquisa em antropologia, mas também de envolvimento com as comunidades de religiões de matriz africana. Na Bahia, existe a Fundação Pierre Verger Galeria, localizada no Centro de Salvador, cidade em que o artista morou por muitos anos. A fundação possui uma coleção com mais de 60 mil fotografias de Pierre Verger e também organiza mostras e eventos”, disse Claudia.

No campo das pesquisas antropológicas na América Latina, o Prêmio Pierre Verger, promovido pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA), é um dos principais festivais competitivos de obras fílmicas, fotográficas e gráficas, que acontece a cada dois anos durante a Reunião Brasileira de Antropologia.

“Por ocasião da primeira edição do concurso de filmes etnográficos, que ocorreu em 1996, justamente em Salvador, Bahia, durante a reunião de antropologia, foi decidido nomear esse concurso em homenagem a Pierre Verger. A partir de 2012, começou-se a possibilitar que essas obras premiadas circulassem, itinerando por outras regiões do país, tanto no âmbito acadêmico quanto em centros culturais, galerias e, desde a última edição, também em outros países além do Brasil”, conta Turra.

A mostra também possibilita a formação dos estudantes e estimula a realização de trabalhos finais, na articulação entre ensino, pesquisa e extensão, sendo uma vitrine da produção antropológica brasileira em termos de filmes, fotografias, desenhos e outras formas de imagens.

“O concurso não apenas retrata o que está sendo feito de mais novo e recente no âmbito acadêmico, mas também estimula a produção dentro das universidades e dialoga com a produção fora desse ambiente. Por exemplo, neste ano, temos obras produzidas por cineastas indígenas em colaboração com pesquisadores da antropologia”, destaca a professora.

Em todas as edições do concurso, existe uma comissão organizadora composta por especialistas do campo, além de uma comissão julgadora que convoca cineastas, fotógrafos, e outras pessoas ligadas à área da antropologia. O resultado dessa produção expressa todo o interesse da antropologia em termos de diversidade cultural através de obras que percorrem diferentes culturas e comunidades identitárias dentro e fora do Brasil.

Impacto Cultural

Ao falar sobre o impacto cultural que a mostra causa nos alunos e professores da UFPel, e na comunidade, a antropóloga destaca o quão importante é que a universidade seja mais plural, estando aberta a novas perspectivas e indo além do que já demonstra.

“Ela deve dialogar com outros saberes tradicionais e outras formas de compreender o mundo. Por isso, é importante que os filmes não sejam apenas veículos de divulgação do conhecimento, mas também que incorporem processos de conhecimento das diversas culturas. Acredito que isso é o que temos visto por meio de produções apresentadas nessa mostra. Acho que ela contribui para a compreensão da diversidade cultural, não apenas da sociedade brasileira, que é extremamente rica, mas também para harmonizar diferentes perspectivas de mundo”, enfatizou.

Entre os alunos que participam do processo de exibição dos filmes está o estudante de Cinema e Audiovisual da UFPel e editor de vídeos, Maycol Paixão Bastos, que através da sua atuação como bolsista no projeto de extensão do Cine UFPel teve essa oportunidade.

Maycol relata que o processo está sendo proveitoso e inovador, visto que a mostra acontece no espaço físico da universidade e no espaço virtual, agregando “resistência para o patrimônio cultural de nosso país”. Na sua perspectiva, esse tipo de ação faz com que a comunidade dê mais atenção às obras selecionadas, ampliando o destaque das obras independentes nacionais.

Além disso, ele abordou a defasagem do cinema brasileiro em relação à distribuição e exibição de filmes, que, muitas vezes, não são assistidos e, por consequência, não são comentados nem percebidos pelo público.

“As discussões geradas sobre os filmes geram reconhecimento sobre as subjetividades envolvidas e, por conseguinte, fortalecem sua existência e memória. A mostra significa uma grande oportunidade para que esses filmes venham a ser recebidos pela comunidade e possam ser mais esmiuçados pelos debates promovidos em seguida das exibições. Cada um deles tem suas peculiaridades, mas há de se perceber que são olhares cuidadosos que se lançam sobre diferentes nuances da humanidade. Para mim, eles significam memória, afeto, política e existência”, finalizou.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments