Projeto InterPeriferias propõe integração dos esportes e cultura

Neste sábado está sendo promovida uma roda de samba na Associação dos Sargentos

Grupo Pelo Telefone traz um repertório com vários sucessos da música popular brasileira                 Foto: YouTube

O projeto InterPeriferias propõe uma visão renovada da prática de futebol e insere as atividades esportivas em um contexto cultural mais amplo. Neste sábado, dia 24 de junho, promove uma roda de samba com o Grupo Pelo Telefone, reunindo quem gosta de futebol e samba. No repertório do show, estão sucessos como os de Bruno & Marrone, Fagner, Raça Negra, Diogo Nogueira e Caetano Veloso. A apresentação será a partir das 21h, na Associação dos Sargentos/Sub Tenentes/Tenentes da Brigada Militar (avenida Domingos de Almeida, 1489, bairro Areal, em Pelotas). Os ingressos custam 20 reais.

Participam do Projeto de Extensão InterPeriferias do Futebol atletas amadores interessados na prática futebolística em uma formação esportiva e cultural. A ideia é ampliar as possibilidades de jogar e refletir sobre o futebol enquanto um fenômeno mais amplo, com repercussão no campo esportivo, econômico, social, político e cultural. A atual coordenação é do professor Fábio Machado Pinto, da Escola Superior de Educação Física da UFPel.

Dos dias 15 a 19 de julho, em Florianópolis, o projeto integra o II Encontro Internacional sobre Esporte, Cultura e Formação: Interperiferias do Futebol, o X Intercâmbio Internacional Esportivo, Artístico e Cultural Interperiferias do Futebol e o III Festival Internacional de Práticas Corporais do Mercosul. Participam o Instituto Superior de Educacion Fisica da Universidad de La Republica Uruguay (UDELAR), a Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel), o Departamento de Esporte, Cultura e Lazer da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Os três eventos vão contar com atividades cientificas e culturais: mesa-redonda e lançamento de livros, reuniões interinstitucionais entre grupos de pesquisa, oficinas de práticas corporais, festival de futebol e atividades culturais e artísticas. O objetivo é promover a sociabilidade e a reflexão sobre as questões sociais, culturais e esportivas relacionadas ao futebol profissional e comunitário, além de estreitar as relações entre as instituições e os grupos de pesquisa. Assim, visam contribuir para a formação de profissionais, estudantes da graduação e pós-graduação, assim como da comunidade local.

PRIMEIRA PÁGINA