Estudante de Jornalismo da UFPel lança livro de poesias

“Poesia para Curar! é resultado de suas vivências e da luta contra a depressão

Por Stéfane Costa

Maria Clara escreve desde os 15 anos e descobriu a poesia como o meio natural de expressar seus sentimentos

A escritora e estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Maria Clara Morais Sousa realizou um de seus maiores sonhos, lançar um livro. Dividida em fases intituladas como dor, confusão, esperança e agradecimento, a obra “Poesia para curar” é uma coletânea de poesias escritas pela jovem que descreve seus piores momentos, superações e, sobretudo, sua luta contra a depressão. Como o título já diz, as poesias são apresentadas neste livro como sua forma mais íntima de expressão, e, assim, ajudaram a curar as suas cicatrizes.

Maria Clara conta que escreve desde os 15 anos, e entrou na poesia de maneira natural, como um meio de expressar o que sentia. “Eu sempre escrevi, mas quando se tratava de escrever sobre os meus sentimentos, só saía em versos. Eu não sei exatamente por que eu escolhi a poesia. Eu sinto mais que meu coração e minha alma escolheram a poesia”, afirma.

A autora define seu trabalho como “uma escrita da alma”

Ela comenta que sua escrita poética tem inspiração direta nas pautas feministas abordadas por autoras como Rupi Kaur, Bruna Vieira e Amanda Lovelace, além de Riane Leão. Para a autora, sua poesia é uma forma de expressão que vem de dentro, sendo como ela define “uma poesia de alma”. “Eu não sei exatamente definir a minha poesia, eu sei que é uma poesia sem rima, é muito difícil eu fazer uma poesia com rima porque não vem naturalmente pra mim e eu gosto de fazer o que é natural pra minha escrita. Eu acho que eu definiria como uma escrita de alma, assim, uma poesia emotiva, tudo que escrevo eu vou vendo no meu coração, o que eu estou sentindo e como eu estou sentindo”, descreve.

Ainda sobre suas inspirações e processo de escrita, Maria Clara revela que normalmente apenas deixa as palavras fluírem, uma vez que se deixa guiar pela emoção. “Têm alguns textos que são de inspiração, e tem uns de escrita fluída, os que são de inspiração normalmente eu busco em uma música, uma frase, alguma coisa, e eu meio que monto um mini roteiro na minha cabeça e vou escrevendo. E outros eu só deixo fluir mesmo e vou escrevendo, tem textos que, sinceramente, eu me forcei a acabar porque já estava tão extenso, mas tinha mais coisas para falar”, detalha.

O livro pode ser adquirido através da internet

Para seus próximos passos como escritora, ela conta que pretende voltar a se dedicar na escrita de ficção. “Foi o que eu comecei escrevendo. Na infância eu só escrevia ficção, eu tenho muitas ideias, mas é difícil deixar isso concreto. Então, eu estou fazendo um curso de escrita criativa na ficção e esse é o meu primeiro passo”, revela. Maria Clara salienta, no entanto, que também mantém seu olhar constantemente voltado para a poesia. “Eu já tenho na minha cabeça a ideia do segundo livro de poesias, só que isso vai ficar um pouco mais para adiante porque eu gosto de ter um tempo grande para escrever”, explica.

Poesia para curar está disponível no site da Editora Viseu e na Amazon, tanto a versão física quanto o ebook para Kindle.

PRIMEIRA PÁGINA