Centro de Escritores Lourencianos promove concurso literário

Inscrições para contos, crônicas e poesias inéditas estão abertas até o dia 31 de maio

Por Stéfane Costa

O Centro de Escritores Lourencianos (CEL), da cidade de São Lourenço do Sul, abriu inscrições para o concurso literário Sérgio de Laforet Padilha, que contará com publicação das obras selecionadas.

Podem concorrer no concurso textos como contos, crônicas e poesias inéditas de tema livre. Há três categorias, a infantil para pequenos autores de até 12 anos, a categoria juvenil, com escritores entre 13 e 17 anos e a adulta, para todos os participantes a partir dos 18 anos.

Os ganhadores do primeiro, segundo e terceiro lugar levarão troféus e certificados, além de receberem menções honrosas.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio, pelo email centrodeescritoreslourencianos@gmail.com. O documento deve estar digitado em um arquivo no formato Word com texto em fonte Arial 12, em espaçamento 2. O texto também deve estar sob pseudônimo. Vale lembrar que não haverá cobrança de taxas para a inscrição.

A premiação será feita em outubro deste ano, durante as comemorações dos 27 anos do CEL. Além disso, os textos selecionados poderão integrar a coletânea preparada pelo centro, portanto é uma chance de publicação para os escritores.

Fundado em outubro de 1996, o Centro de Escritores Lourencianos atua há mais de 26 anos na cidade de São Lourenço do Sul e região. “De acordo com o Estatuto, o CEL tem por objetivo promover a cultura em São Lourenço do Sul e incentivar o gosto pela leitura e escrita, principalmente entre crianças e adolescentes, valendo-se para isso de oficinas literárias, concursos e publicação de obras com textos dos participantes, além de projetos em escolas públicas, tanto na cidade como no interior do município”, explica a presidente Cleia Dröse.

Cleia Dröse, presidente do CEL com acervo da futura biblioteca
Foto: Divulgação/RuralidadesSul/Rodrigo Seefeldt

Em quase três décadas de atuação, o CEL publicou 20 antologias literárias, um livro de contos, um romance com múltiplos autores, uma edição especial comemorativa ao Jubileu de Prata e quatro obras escritas por alunos de escolas públicas. Para 2023, a entidade já preparou três projetos semelhantes nas instituições de ensino.

Atualmente, o Centro conta com uma sede localizada na Rua General Osório, número 1391. O aluguel do local é mantido com o auxílio de apoiadores, pessoas e membros que são fundamentais para as ações da entidade. “O Centro de Escritores Lourencianos atua através de seus voluntários, envolvendo significativo trabalho de desprendimento e esforço, tudo com o objetivo de acelerar o processo de inclusão social com a valorização da literatura, cultura e o incentivo à leitura”, pontua Cleia.

Os membros do Centro de Escritores Lourencianos (CEL) atuam para valorização da literatura

Homenagem

Sérgio de Laforet Padilha   (1935-2010)         Foto: Reprodução Blog Léo Ribeiro

Sérgio de Laforet Padilha, nome da personalidade lourenciana homenageada no concurso do CEL, foi um caixeiro, industriário, radialista, bancário e autodidata que foi voz ativa em atividades culturais, esportivas e sociais de São Lourenço do Sul.  Nascido no município em 8 de maio de 1935, dedicou boa parte de sua vida a contar casos da cidade, até que faleceu em 21 de junho de 2010.

“Dono de um sorriso largo, espalhava simpatia por onde andasse. Grande contador da História, compartilhar uma tarde com ele era conhecer fatos interessantes da História do Brasil ou aspectos da Literatura que tanto apreciava”, descreve a representante do CEL. “Como historiador contava muitas histórias daquele tempo em que o porto da cidade era bastante forte e se localizava em frente ao comércio em que trabalhava. Sua produção literária engloba poesias, contos, crônicas. Preocupado em ajudar na preservação da memória regional, diante da velocidade com que se operam as mudanças, incentivou a guarda e conservação de peças e documentos, de modo que, no futuro, se pudesse ligar pontos da história”, completa.

Por sua preocupação e cuidado em preservar a memória do município, Padilha também será eternizado em uma homenagem material no Centro de Escritores Lourencianos. A biblioteca da instituição, ainda em fase de organização, será inaugurada no mês de outubro, durante as comemorações dos 27 anos da entidade, sendo chamada de Biblioteca Sérgio de Laforet Padilha.

PRIMEIRA PÁGINA