“Ruas de Lazer” retorna com nova edição em maio

O projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas, realizado em parceria com a Prefeitura, busca mobilizar a população em ações culturais e educativas e está com inscrições abertas para grupos artísticos

Por Helena Isquierdo

Prefeita Paula Mascarenhas prestigia uma das edições do Ruas de Lazer em 2022    Foto: Michel Corvello/Prefeitura

O Ruas de Lazer, iniciativa firmada entre a UFPel e a Prefeitura de Pelotas, retorna em 2023 com a previsão de novas sete edições ao longo do ano. Tradicionalmente, o evento tem como endereço fixo a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, e a primeira edição deste ano acontecerá no mesmo endereço, no dia 7 de maio, das 10h às 17h, entre a avenida Bento Gonçalves e rua Barão de Butuí. Essa será a oitava edição do evento.

Em reunião realizada entre a prefeita Paula Mascarenhas, secretários municipais e equipes da Universidade Federal de Pelotas, foram alinhados os próximos passos e as mudanças do Ruas de Lazer. O projeto passou por algumas reformulações e dessa vez pretende abranger também os bairros da cidade. A ideia é realizar, ao menos, cinco eventos fora da região central de Pelotas. A ampliação geográfica é um desafio que tem como objetivo atingir um maior número de pessoas com as atividades de lazer, para que todos possam desfrutar dos espaços da cidade.

Em 2022, o projeto conseguiu reunir um público de cerca de 10 mil pessoas em suas sete realizações. O calendário completo das edições deste ano ainda será definido pelo grupo de gestão de projeto e divulgado ao longo dos meses.

Projeto oferece momento de integração para todas as idades   Foto: Reprodução/Universidade Federal de Pelotas

“Foi uma parceria que deu muito certo, entre a Prefeitura e a UFPel, com a visão de cidade, que é a nossa, que chama as pessoas para o encontro, para a rua, para aproveitar os espaços urbanos, com muita cultura. A ideia é reeditarmos, neste ano, levando o projeto para os bairros. Agora, é hora de reestruturar, planejar e colocar em execução”, disse a prefeita.

O evento é mais uma oportunidade para que os pelotenses de todas as idades tenham acesso a um momento de integração, com entretenimento, cultura, saúde e esportes.

O Ruas de Lazer está com inscrições abertas para projetos que tenham interesse em participar de sua próxima edição. Os interessados podem se inscrever através deste link. As atividades e a programação podem ser acompanhadas pelo Instagram. .

Projeto iniciou em 2019

O Ruas de Lazer é uma iniciativa que começou a ser desenvolvida em 2019, mas foi colocado em prática em abril de 2022, após um longo período de pandemia. O projeto é uma ação vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, através de uma parceria firmada com a Prefeitura de Pelotas.

O seu objetivo principal é promover, de forma gratuita, ações culturais e prestação de serviços para a comunidade de Pelotas. Para isso, é feito o fechamento de uma rua da cidade, e o ambiente fica livre para a circulação de todos que desejem participar. As atividades são uma forma de prestigiar artistas e empreendedores locais, oferecer informações e atendimentos de saúde, estimular a prática de esportes e exercícios físicos com profissionais capacitados e, é claro, propiciar muitas brincadeiras para as crianças.

O projeto é composto por docentes e discentes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), representantes da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFPel, assim como as secretarias municipais.

PRIMEIRA PÁGINA