XXIII Jornada de História Antiga da UFPel ocorre de 15 a 17 de maio

Tema do evento em 2023 será “Mitos, crenças e ritos: religiões do mundo antigo e medieval” e as inscrições para apresentação de trabalhos estão abertas até segunda-feira, dia 23

Por Douglas Rafael Duarte

Registro da edição de 2019 da JHA, a última realizada de maneira presencial, com apresentação de música antiga         Fotos: Acervo pessoal/Fábio Vergara Cerqueira

Com o tema “Mitos, crenças e ritos: religiões do mundo antigo e medieval”, a XXIII Jornada de História Antiga da UFPel (JHA) ocorre entre os dias 15 e 17 de maio. Após duas edições realizadas de forma remota em virtude da pandemia, o evento volta a acontecer de maneira presencial. O projeto vinculado ao PPGH (Programa de Pós-Graduação em História) da Universidade e realizado pela primeira vez em 1992, visa promover debates entre estudantes e pesquisadores nacionais e estrangeiros sobre as diferentes culturas da Antiguidade.

A proposta neste ano é debater sobre aspectos da religiosidade de variadas civilizações e culturas da Antiguidade e do Medievo, trazendo a diversidade em suas várias expressões, mitos, crenças e rituais. O encontro deve englobar ainda o estudo das formas de recepção das religiões antigas e inclusive no mundo moderno e contemporâneo. A abordagem permite contemplar até mesmo debates sobre a presença da religiosidade antiga na cultura pop (personagens mitológicos gregos e egípcios), assim como as possibilidades de se trabalhar com o tema no ensino de História.

“Desde a edição de 2020, estamos trabalhando ao longo do ano atividades paralelas ao evento com escolas e com o universo escolar. Fizemos isso em 2020 e 2021 e vamos fazer novamente agora”, comenta o professor Fábio Vergara Cerqueira, coordenador da Jornada. O evento contará com sete palestrantes, sendo dois conferencistas estrangeiros e cinco nacionais.

O professor coordenador Fábio Vergara Cerqueira destaca a parceria com outras instituições de ensino

Inscrições

As inscrições para ouvintes ainda não começaram. Já para as apresentações de trabalhos, o prazo foi prorrogado até o dia 23 de abril. Basta acessar um formulário virtual e realizar o seu cadastro. Os interessados deverão informar dados pessoais e acadêmicos (como titulação e vínculo), além de apresentar um resumo entre 300 a 500 palavras sobre o seu trabalho. A taxa de inscrição é de R$ 25,00 (valor que só será pago após o envio das cartas de aceite).

Histórico

Organizada a partir de 2012 pelo LECA/UFPel (Laboratório de Estudos Sobre Cerâmicas Antigas da Universidade Federal de Pelotas), a JHA passou a dar singular atenção às imagens e à materialidade como fontes de conhecimento. Tendo completado 30 anos em 2022, a jornada passou a ser o evento mais antigo da UFPel dentro de sua modalidade.

Em sua primeira edição a JHA foi realizada em parceria com a vizinha FURG (Universidade do Rio Grande) e com o Simpósio de História Antiga da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Desde então, a base da organização do encontro foi a integração interinstitucional, a cooperação acadêmica, a internacionalização, a promoção da pesquisa em História Antiga, a interdisciplinaridade e o estímulo à pesquisa na área de graduação e pós-graduação.

A integração com a área medieval, por sua vez, marcou duas edições: em 1994, quando veio a Pelotas o Dr. Hilário Franco Júnior (UFRJ), e 2010, edição em que, sob a organização de Rejane Barreto Jardim, reuniram-se vários medievalistas brasileiros, entre eles a Drª. Andréa Frazão (UFRJ).

Em outras edições, a jornada foi associada a eventos nacionais. Entre elas destacam-se a parceria com o PPG-Letras Clássicas da UFRJ. A parceria foi realizada através do Prof. Dr. Anderson Martins, coordenador do Grupo de Pesquisa do “Atrium” do CNPq, tendo contado ainda com a cooperação do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE/USP), do Laboratório de Arqueologia Provincial Romana (LARP) e do Grupo de Pesquisa em Práticas Mortais no Mediterrâneo Antigo (TAPHOS).

Discussões sobre as relações entre as imagens do passado e do presente mobilizam pesquisadores de História

Uma história de grandes nomes

De acordo com Fábio Vergara, convidar e trazer a Pelotas pesquisadores relevantes, nacionais e internacionais, sempre foi um dos objetivos da JHA. Dentre os nomes estrangeiros que participaram da jornada ao longo destes 30 anos destacam-se:

• Johannes Renger (Universidade Livre de Berlim), renomado assiriologista, participou da Jornada na edição de 1994;
  • Jean Andreau (Univ. Paris I – Sorbonne), historiador e autor referência em economia romana, participou da Jornada na edição de 2011;
  • Jean-Michel Carrié (Univ. Paris I – Sorbonne), respeitado historiador francês que trabalha com cultura material e imagem e ex-editor da revista Annales, que participou da Jornada na edição de 2013;
  • José de Encarnação (Univ. Coimbra), arqueólogo e epigrafista português, participou da Jornada nas edições de 2003 e 2008.

Vergara destaca ainda que, a maioria dos pesquisadores nacionais consolidados no campo da Arqueologia Clássica e da História Antiga já participaram de diversas edições da JHA. Ele cita os exemplos de Emanuel Bouzon (PUCRS), Neyde Theml (UFRJ), Maria Beatriz Florenzano (MAE / USP), Norma Musco Mendes (UFRJ), André Leonardo Chevitarese (UFRJ), Pedro Paulo Abreu Funari (UNICAMP), Norberto Guarinello (FFLCH / USP), Margaret Bakos (PUCRS), Marina Cavicchioli (UFBA), Katia Pozzer (UFRGS), Maria Regina Candido (UERJ) e Anderson Martins (UFRJ), para citar apenas alguns.

PRIMEIRA PÁGINA