Professor da UFPel Leandro Maia faz campanha para seu quarto disco

Cantor e compositor tem financiamento coletivo “Tudo ou Nada”, com prazo de participação até terça-feira, na plataforma Catarse para realizar o trabalho inédito em vinil

Capa do Disco “Guaipeca: uma ilusão autobiográfica” que fala com humor de amor e política Imagem: Lucas Bibi de Mello e Patrick Tedesco

Dentro de alguns meses, deverá ser lançado “Guaipeca: uma ilusão autobiográfica”, quarto disco de Leandro Maia. Duas das canções, inclusive a que dá título ao trabalho, já estão disponíveis nas plataformas digitais desde fevereiro, quando o cantor e compositor abriu um financiamento coletivo para o álbum. Ele é professor do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), junto aos Cursos de Bacharelado em Música e Especialização em Artes.

Leandro possui três discos autorais: “Palavreio” (2008, produzido por Pedrinho Figueiredo), “Mandinho” (2012, produzido por Leandro e Luiz Ribeiro) e “Suíte Maria Bonita e Outras Veredas” (2014, produzido por André Mehmari). Recebeu o 1º Prémio Ibermúsicas de Composición de Canción Popular, concedido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos. Conquistou o Troféu Brasil-Sul de Música como intérprete, melhor projeto visual e melhor disco infantil (para “Mandinho”). Possui cinco Prêmios Açorianos de Música (Grupo MPB, Revelação, Intérprete, Disco Infantil), um Troféu RBS Cultura e diversas indicações como compositor e melhor espetáculo. Em 2020, lançou o filme “Paisagens”, dirigido por Juliano Ambrosini e Nando Rossa.

Para custear o disco em vinil, o autor oferece recompensas e recebe contribuições em campanha na plataforma Catarse, que fica aberta até às 23:59 de terça-feira dia 4 de abril de 2023. Em menos de dois meses de adesão, Leandro Maia e equipe já arrecadaram 89% da meta de R$ 25 mil. Porém, é necessário atingir o valor total para o registro em vinil sair, pois a campanha é na modalidade “Tudo ou Nada”.

A faixa 10 do álbum, “Minha Barba é Meu Blush”, foi lançada nas plataformas como single, no início de março. E a próxima canção do disco a chegar ao público será “quem já viu” (faixa 8), parceria de Leandro Maia com Ronald Augusto (letra), no dia 1º de abril.

Guaipeca é como se chama o cachorro vira-lata. Uma palavra de origem indígena, muito utilizada no Sul do país para o “cachorro de rua”, “bicho solto”. Conforme o memorável escritor da fronteira Brasil-Uruguai, Aldyr Schlee, em seu “Dicionário da Cultura Pampeana Sul-Riograndense” (2019), o Guaipeca é um “cusco, cachorrinho, cachorro de pequeno tamanho e de raça indefinida”.

Nesta nova produção musical de Leandro Maia, Guaipeca é um avatar, o alter ego que ele escolheu para contar a sua “ilusão autobiográfica”, que se desenvolve em três eixos narrativos interligados: o amor, o humor e a política (crítica social). Neste caso, “Guaipeca” não tem complexo de vira-lata. A “vira-latinice” guaipeca descoloniza, ao mesmo tempo em que problematiza identidades e estereótipos. Para o “vira-latino”, fronteiras não são barreiras ou divisórias, mas superfícies de contato.

“Guaipeca” integra um álbum composto de 12  canções autorais que serão lançadas a seguir. As músicas “Milagres do Barão de Itararé”, “Infinito e Além (Ia)” e “Perto de Você” foram compostas com apoio do 1° Concurso Ibero-Americano de Composición de Canción Popular Ibermúsicas.

O disco é inspirado na vida e nas obras de Aparício Torelly, Aldyr Garcia Schlee, Walter Ferguson, Zé da Terreira, George Orwell, Dona Conceição Rosa Teixeira, Rita Lee, David Bowie, Stevie Wonder, Henfil, Quino, Renato Russo e Tom Zé.

Leandro Maia: “vira-latinice guaipeca descoloniza e  problematiza identidades e estereótipos”                      Foto: Patrick Tedesco

Serviço

Campanha de financiamento do álbum Guaipeca: uma ilusão autobiográfica até dia 4 de abril.

Faixas do disco:

1) Guaipeca

2) Perto de Você

3) Raining in Cahuita (para Walter Ferguson)

4) Infinito e Além (Ia)

5) On the same side

6) Deus na Laje – parceria com Pablo Lanzoni (música)

7) Feito São Thomé – parceria com Jerônimo Jardim (letra)

8) quem já viu – parceria com Ronald Augusto (letra)

9) Milagres do Barão de Itararé

10) Minha Barba é Meu Blush

11) Lurdes e o Esquerdomacho