Comédia teatral “Antes do Ano Que Vem”, com Mariana Xavier, estreia em Pelotas

Espetáculo será apresentado no Theatro Guarany amanhã às 20h e comemora Dia Internacional da Mulher         

Por Beatriz Gomes          

                  História transcorre no dia do Ano Novo e personagens transmitem ensinamentos valiosos sobre a vida            Foto: Divulgação

É noite de Ano Novo quando Dizuíte, a faxineira que trabalha na Central de Atendimento aos Desesperados (CAD) – uma espécie de Centro de Valorização da Vida (CVV) – está se preparando para terminar seu serviço e ir passar o réveillon com a família. De repente, ela se vê obrigada a assumir a posição da psicóloga que não aparece para trabalhar. A demanda de ligações em noites como essa é grande, já que a virada de ano costuma ser aquele momento de fazer reflexões e planos para o futuro, o que pode despertar conflitos internos. Enquanto aconselha as pessoas desesperadas com sua sabedoria popular, Dizuíte transmite ensinamentos valiosos sobre a vida. Esse é o pano de fundo da comédia teatral “Antes do Ano Que Vem”, estrelada pela atriz Mariana Xavier, que estreia amanhã (dia 8 de março) no Theatro Guarany em Pelotas.

Mariana Xavier se desdobra no palco para dar vida a sete mulheres totalmente diferentes entre si nesta produção dirigida por Ana Paula Bouzas e Lázaro Ramos. Esse é o primeiro monólogo da carreira da atriz. Ela interpreta a faxineira Dizuíte e as outras “desesperadas” que ligam pedindo ajuda ao CAD. “O maior desafio na hora de interpretar sete personagens é conseguir fazer com que o público enxergue essas sete mulheres, sendo que não tem troca de cenário, não tem troca de figurino, não tem adereço, não tem nada. É tudo só no corpo e na voz. (…) É muito legal porque o público costuma sair muito bem impressionado sobre isso, falam: ‘Meu Deus, eu realmente enxerguei sete pessoas’ ”, conta.

Nessa breve temporada no sul do país, a atriz já passou por Porto Alegre e chega a Pelotas com a expectativa ainda mais alta, já que o público gaúcho a surpreendeu na adesão e carinho. “Foram apresentações lindas e emocionantes e eu espero que seja assim também em Pelotas e em Caxias do Sul”, diz.

Visitando pela primeira vez a cidade, Mariana conta o que conhece sobre Pelotas: “Eu escuto coisas lindas. Me disseram que a cidade é muito bonita, que eu preciso experimentar os doces de Pelotas e que é um povo muito acolhedor. Inclusive me falaram sobre uma expressão que eu acho que só se fala aí: ‘Merece’. Quando a gente diz ‘obrigada’, aí a pessoa fala ‘merece’! Eu achei muito bonitinho isso.”

Mariana Xavier apresentou seu espetáculo no Theatro São Pedro em Porto Alegre
Foto: Reprodução/Instagram @marianaxavieroficial

A atriz explica que estrear uma peça solo é um grande desafio. Mariana faz teatro desde os nove anos de idade e teve sua própria companhia. Ela afirma gostar muito da troca com outros atores e que chegou a ter dúvidas se de fato gostaria de fazer um monólogo. “[Tive dúvidas] do quanto eu ia ter prazer com isso, se eu ia me sentir muito solitária… Mas como são sete personagens, não parece que eu estou solitária em cena. É um espetáculo que tem uma conexão muito bonita e muito profunda com o público, então eu não me sinto sozinha em nenhum momento. Mas é realmente um grande desafio, porque você fica: ‘Meu Deus, se eu esquecer o texto, não tem ninguém pra me lembrar. Se acontecer alguma coisa de errado, sou eu sozinha ali no palco para resolver.’ Mas depois de um ano fazendo a peça, a gente já fica com um pouco mais de jogo de cintura para driblar as aventuras no teatro. Porque tudo pode acontecer sempre”, observa.

Mariana: “Nós, mulheres, somos empurradas socialmente para dar conta de tudo, para sermos infalíveis”    Foto: Divulgação

Estreando em Pelotas justamente no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, Xavier ressalta que a comédia fala sobre a importância da escuta e do acolhimento, de olhar para as pessoas com mais amor e mais empatia, focando mais no que nos une do que no que nos separa. “E, principalmente, eu acho que fala sobre deixar de lado o uniforme de ‘Mulher Maravilha’. Porque nós, mulheres, somos empurradas socialmente para dar conta de tudo, para sermos infalíveis, para cuidarmos sempre dos outros. E, muitas vezes, a gente acaba esquecendo da gente. (…) Quando a gente divide as coisas, elas ficam mais leves”, conclui.

Fazer arte e promover a cultura no Brasil, principalmente no teatro, é quase sempre desafiador para a maioria dos artistas. Quando o assunto é a importância de receber o apoio e prestígio do público, principalmente em cidades do interior como Pelotas, a atriz ressalta: “Eu tenho dito que isso é uma via de mão dupla. Eu recebo muitas mensagens de pessoas do Brasil inteiro falando: ‘Ai, vem para tal cidade’, como se dependesse só da minha vontade, só da vontade dos artistas levar [os espetáculos]. E não é, é muito difícil, é tudo muito caro. As passagens e toda a estrutura são muito caras. Então não dá mesmo para ir a todos os lugares. Quando a gente chega numa cidade de interior como Pelotas é muito importante que as pessoas ajudem a gente a fazer valer essa empreitada, porque quando o público prestigia, essa fama da cidade se espalha e outros espetáculos acabam se sentindo estimulados a fazer essa viagem também, a encarar, ficam mais otimistas em relação a esse retorno. Então, quanto mais as pessoas vão, mais espetáculos vêm e mais as pessoas vão… É um sistema que vai se alimentando e que acaba sendo bom para todo mundo.”

Os ingressos ainda estão disponíveis no site Blue Ticket  e os valores variam de acordo com os setores. A classificação é de 12 anos, mas jovens de até 16 anos terão acesso somente acompanhados por um responsável legal.

Mariana Xavier finaliza fazendo um convite ao público pelotense: “Estou esperando vocês para uma noite inesquecível. Única apresentação, então aproveitem essa oportunidade, porque senão, depois, vocês vão ficar na vontade. (…) Vamos fazer dessa quarta-feira, desse Dia Internacional da Mulher, uma noite linda, cheia de arte, amor, alegria e reflexão. Estou muito feliz de me apresentar aí e eu tenho dito que o objetivo dessa peça é a gente sair do teatro se sentindo melhor do que quando a gente entrou. E eu espero poder proporcionar isso para vocês.”

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

A que horas começa e quanto é o  valor do ingresso?

Renato Zanotta

Resposta: O espetáculo começa às 20h, mas o Theatro Guarany abre as suas portas a partir das 19h. Os ingressos custam de R$ 33,60  a R$ 89,60. Podem ser adquiridos no link do site Blue Ticket disponível acima no texto.

Comments

comments