O que esperar do novo título da autora Elena Armas

Livro segue várias tendências da comédia romântica e traz questões femininas

Por Evelise Goulart

“The Spanish Love Deception”, da autora espanhola Elena Armas, foi lançado mundialmente em fevereiro de 2021. No Brasil, a editora Arqueiro lançou o título em maio de 2022 sob o título “Uma farsa de amor na Espanha”. O livro é um romance “new adult”, que conta um relacionamento falso, tendo como premissas os estilos literários “enemy to lovers” (histórias de parceiros amorosos que se tornam inimigos) e o “slow burn” (narrativas de relacionamentos lentos e gradativos que deixam feridas).

O livro conta a história de Catalina “Lina”, uma garota que por causa de uma desilusão amorosa larga sua vida na Espanha para começar de novo nos Estados Unidos. Sua nova vida fica de cabeça para baixo quando precisa voltar à sua cidade natal, para o casamento da irmã. O problema é que ela foi escolhida a madrinha ao lado do seu ex-namorado, irmão do noivo e responsável por seu coração partido.

Lina então decide que não pode comparecer ao casamento sozinha. É, então, que seu “inimigo” e colega de trabalho Aaron entra na história. Ele se oferece para acompanhá-la, mas, em troca, precisa que ela o acompanhe em um evento. Desesperada e sem ter para quem recorrer, Lina aceita a proposta que vai mudar sua vida.

Elena Armas: da crítica literária no Instagram a um romance best Seller    Foto: Divulgação

Os personagens criados pela autora Elena Armas são cativantes e divertidos. Sua escrita é fluida e prende o leitor. Em inúmeros momentos torcemos para que os protagonistas resolvam seus problemas ou que o “vilão” sofra as consequências de suas ações. Mesmo que não haja um vilão propriamente dito.

Apesar de ser uma comédia romântica, o livro aborda inúmeras pautas relevantes, o machismo é uma constante no decorrer da história. A personagem principal passa por situações difíceis por causa do primeiro relacionamento e, novamente, no local de trabalho nos Estados Unidos.

A escritora nos entrega quase tudo que foi prometido. A melhor parte de todas é a construção lenta do relacionamento de Lina e Aaron. Eles começam com um relacionamento falso, mesmo que uma das partes não esteja fingindo tanto assim. O famoso estilo do “slow burn” está   elaborado, simplesmente, de forma perfeita para os fãs do gênero. Além, é claro, de ser uma comédia romântica daquelas de aquecer o coração e, por ser um “new adult”, tem algumas cenas um tanto picantes.

Os capítulos são maiores do que o que estamos acostumados. Mas, em geral, é um livro muito bom, rápido de ler e que deixa o leitor com um gosto de quero mais e aquele sorrisinho bobo quando termina.

PRIMEIRA PÁGINA