Cine UFPel tem duas sessões na sexta-feira

Pela manhã, será apresentado filme de diretores indígenas e à tarde produção nacional selecionada para o Oscar, ambos com entrada franca

Nesta sexta-feira, dia 7 de outubro, às 10h, ocorre no Cine UFPel a sessão comentada do filme “GUATÁ: nomeando rios, nomeando a terra”. À tarde, às 16h, acontece a estreia do longa brasileiro “Marte Um”. Este longa, dirigido por Gabriel Martins, é o filme selecionado para representar o Brasil no Oscar de 2023 na categoria de Melhor Filme Internacional. Já recebeu prêmios no Festival de Gramado e no Festival Sundance 2022. O Cine UFPel fica na Rua Álvaro Chaves quase esquina com a Lobo da Costa, em Pelotas, e a entrada é gratuita.

O documentário de média-metragem “GUATÁ: nomeando rios, nomeando a terra” acompanha os percursos de seus diretores indígenas: Jorge Morinico (Anhetenguá / RS) e Epifanio Chamorro (Arandu / Misiones). O filme surge a partir da experiência do guatá ancestral Mbyá-Guarani, e com isso trata de seu deslocar no mundo criado pelas suas divindades, Nhanderú Heté e Nhandexy. A atividade faz parte da programação do SPMAV, evento organizado pelo Mestrado em Artes Visuais.

O documentário foi criado e produzido em meio a pandemia de Covid-19, e busca acompanhar e mostrar uma das principais qualidades da cultura Mbya-Guarani, o seu caminhar ancestral, que em sua língua denomina de Guatá.

Após a exibição do filme, que dura 55 minutos, haverá um debate com os diretores da obra: Jorge Morinico e Epifanio Chamorro.

Estreia de longa brasileiro

O filme longa brasileiro “Marte Um”, que será apresentado às 16h, é um dos principais lançamentos do cinema brasileiro neste ano. Conta a história de uma família negra de classe média baixa, os Martins, que seguem a vida entre seus compromissos do dia a dia e seus desejos e expectativas. Vivem sob a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no País. Em meio a esse cotidiano, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

 

Comments

comments