Coral da UFPel retoma suas atividades com novos desafios

Projeto volta com ensaios semanais e participa do IV Encontro de Corais do Conservatório de Música neste domingo  na Catedral São Francisco de Paula

Por Gabriela Pereira

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) possui diversos projetos que promovem arte e cultura para além do espaço acadêmico, expandindo para a população pelotense. O Coral da Universidade Federal de Pelotas retoma com os ensaios e demais atividades. Atualmente, o projeto é coordenado pelo professor Leandro Ernesto Maia do Centro de Artes, junto ao curso de Bacharelado em Música. Devido à pandemia do Covid-19, em 2020, as atividades presenciais foram suspensas e o coral seguiu ativo de forma on-line.

O coral da UFPel se apresenta neste domingo, dia 18 de setembro, no IV Encontro de Corais do Conservatório de Música, em comemoração aos 104 anos desta instituição artística. A programação inicia às 19h30min na catedral São Francisco de Paula (Praça José Bonifácio, 15. bairro Centro) com entrada franca. A população está sendo convidada a participar com um quilo de alimento para famílias carentes.

A Associação Amigos do Conservatório de Música (ASSAMCON) reúne na apresentação, além do Coral da UFPel, o Coral da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Grupo Vox, Coral da Sociedade Música pela Música e terá participação especial do Coral Infanto-Juvenil do Conservatório de Música, que fará a abertura do Encontro. A proposta é divulgar e incentivar a formação de novos grupos de canto coral, mantendo a tradicional cultura musical de Pelotas.

Vozes e história

Criado em 1973, o Coral UFPel foi fundado pelo maestro Romeu Tagnin com objetivo de estabelecer a música vocal coletiva como ferramenta de extensão universitária e instrumento de integração social. Sendo o projeto de extensão mais antigo, em atividade, seu papel é de extrema importância, bem como um grande representante de eventos artísticos e culturais da instituição.

Durante a história, muitas gerações de cantores e maestros passaram pelo grupo que se estabeleceu como referência na cidade, incentivando a participação de espetáculos, festivais, ensaios abertos e audições. O coral agora é composto por cantores da comunidade, alunos de graduação, técnicos e professores.

Coral volta em apresentação  presencial  neste domingo           Foto: Katia Helena/CCS-UFPel

A equipe de coordenação é composta pela Coordenador de direção musical e regência do coral da UFPel, Leandro Ernesto Maia; a preparadora vocal, professora Cristine Bello Guse e, por fim, a coordenadora do núcleo de preparação cênica e técnica de preparação vocal, professora Giselle Molon Cecchini. O grupo conta com cerca de 20 cantores, além dos novos membros, que já fizeram sua primeira apresentação de retorno durante a programação de reencontro da universidade, no dia 10 de agosto.

Repertório e trajetória

Além de reunir e harmonizar uma diversidade de vozes, o projeto busca apresentar um repertório bastante original. Segundo o coordenador Leandro, será apresentada como primeira música os “Três Cantos Nativos dos Indios Kraó”, em uma linguagem indígena e com composição de Marcos Leite. Em seguida, o grupo canta um arranjo adaptado das canções “Sorri”, uma versão de Djavan da canção “Smile”, do cineasta Charles Chaplin e seus parceiros, junto à música “O Sol Nascerá”, de Cartola. Depois é cantado um hino chamado “Cantares” do compositor brasileiro Ronaldo Miranda e, por fim, o espetáculo encerra com “Juízo final”, de Nelson Cavaquinho e Élcio Soares.

“Temos um repertório bastante original e único, algumas peças só a gente canta porque elaboramos as partituras”, comenta Leandro.

A trajetória do coral é contada no livro A Extensão Universitária nos 50 anos da UFPel, com o título “Vozes da extensão: 46 anos de música no coral UFPel”, escrito pelo coordenador Leandro. O material, divulgado em 2019, conta a história do projeto de extensão, processo de produção dos arranjos, sistema de trabalho e metodologia.

As atividades do Coral da UFPel e suas programações podem ser acompanhadas pelo Instagram do grupo. Também as apresentações do Conservatório de Música podem ser acompanhadas pelo Instagram.

Conservatório de Música da UFPel sedia projeto de extensão do Coral  da Universidade                  Foto: site do Centro de Artes UFPel

PRIMEIRA PÁGINA