Tradicional Semana Farroupilha retorna em Piratini

Em virtude da pandemia o município da zona sul do Estado não realizava o evento há dois anos

Por Douglas Duarte    

      Trevo de acesso alusivo à Semana Farroupilha recebe visitantes                     Fotos: Divulgação Prefeitura Municipal de Piratini

Parafraseando os versos do músico tradicionalista Elton Saldanha, Piratini está “se preparando pra Semana Farroupilha”. Após dois anos sem realizar as festividades em virtude da pandemia do novo coronavírus, o município volta a vivenciar a expectativa pelos 12 dias de música, dança, cultura e história do Rio Grande do Sul. Além de agitar a vida social dos moradores, o evento – que começa hoje e vai até o dia 20 de setembro – atrai turistas e movimenta a economia da cidade.

A festa em alusão à cultura tradicionalista do nosso estado e à Revolução Farroupilha (1835-1845) sempre fez parte da vida dos residentes da pacata cidade da zona sul do Estado. Com aproximadamente 20 mil habitantes e distante cerca de 100 km de Pelotas (a maior cidade da região), Piratini torna-se o centro das atenções e o destino de turistas e amantes da cultura gaúcha neste período. A calmaria cotidiana do município dá lugar para uma intensa movimentação de visitantes e da própria comunidade, animada por receber shows de grandes artistas do cenário musical gauchesco e tradicionalista.

Rodeios, shows e tertúlias estão entre as inúmeras atrações que celebram cultura gaúcha

 

“Estamos falando de um evento esperado não só pela comunidade local, e sim por toda a região”, salienta a secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Caroline Caetano. “Temos uma estimativa de cinco mil pessoas por dia, baseados em outras edições da festa, somados à excitação local que observamos”, complementa Caroline.

Ainda de acordo com informações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, os recursos investidos na realização do evento são públicos e privados, tendo também a captação de valores junto à LIC (Lei de Incentivo à Cultura).

A secretária de Cultura e Turismo Caroline Caetano salienta a importância do evento

Atividades relacionadas

Os rodeios, shows e tertúlias geram o consumo de alimentos e bebidas. O comércio de artefatos tradicionais também intensifica-se (roupas, indumentárias, apetrechos para a montaria de cavalarianos, etc) nas lojas locais e nos estandes do Centro de Eventos Erni Pereira Alves (local onde concentram-se a maior parte das atividades). Naturalmente, tornam-se necessárias mais mãos e braços para atender ao público. Ou seja, a Semana Farroupilha é também a oportunidade que muitos esperavam para recolocar-se no mercado de trabalho (ou mesmo fazer uma renda extra nestes tempos de crise) através de um emprego temporário em bares, hotéis e restaurantes.

Programação

A festa começa hoje (dia 9 de setembro), com a abertura oficial no Palco do Rio Grande, às 19h30min, e vai até o dia 20 de setembro. Estas e muitas outras informações já estão disponíveis ao público nas plataformas institucionais da Prefeitura Municipal e na fanpage da Semana Farroupilha de Piratini.

Valor dos ingressos

Para quem pensa em acompanhar todos os shows e a programação da Semana Farroupilha de Piratini na íntegra, a melhor opção é a compra do pacote para os doze dias de festa no valor de R$ 60,00.

Quem só pretende ir ao Centro de Eventos Erni Pereira Alves em dias específicos, poderá comprar o ingresso unitário no valor de R$10,00, dando direito a acesso ao parque e toda a programação de shows do referido dia.

Conforme diretrizes federais, o município isenta todos aqueles que se beneficiam de descontos (como é o caso de estudantes) ou gratuidade (como os portadores de deficiência física). Nesta edição, em especial, foi destinada a isenção total do valor de acesso ao parque para toda a família que está inscrita no CADÚnico local. Para a comunidade em geral, o município ainda abrirá as portas do centro de eventos em três dias gratuitos, permitindo assim o acesso e inclusão de todos.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments