Canguçu sedia Geração e Distribuição da Chama Crioula 2022

Por Jéssica Timm  

Evento acontecerá nos dias 12 e 13 de agosto na 21ª Região Tradicionalista

 

Na 73ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do Rio Grande do Sul, o destino sede será o município de Canguçu, 21ª Região Tradicionalista. Previsto para ocorrer nos dias 12 e 13 de agosto, o evento está sendo organizado pela Comissão Executiva de Evento e pelo Departamento de Cultura de Canguçu.

O acendimento da Chama Crioula, marco de abertura dos Festejos Farroupilhas no Rio Grande do Sul, percorre as principais regiões tradicionalistas. É carregada por grupos de cavaleiros, que espalham o fogo em símbolo da coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho pela sua terra.

Centelha da Chama Crioula chegando em 2019 em Canguçu               Fotos: Jéssica Timm

Conforme informado pela coordenadora do Departamento de Cultura, Roberta Oliveira, a expectativa para a realização do evento de Geração e Distribuição da Chama Crioula em Canguçu é grande, tendo em vista, que houve o seu adiamento por dois anos consecutivos, em 2020 e 2021, devido à pandemia de Covid-19.

“Esperamos proporcionar um grande espetáculo aos presentes. Assim, como planejávamos fazer em 2020, quando foi necessário adiar as festividades devido à pandemia. Em 2021, houve a mesma questão e um novo adiamento. Agora, graças ao avanço da vacinação, estamos finalmente próximos de realizar esse importante evento tradicionalista em Canguçu”, destacou.

No dia 12 de agosto, além do acendimento da Chama Crioula, haverá ainda o espetáculo “Liberdade, pelas asas do Gavião”, que contará a história do canguçuense, Joaquim Teixeira Nunes, o coronel Gavião, grande líder dos Lanceiros Negros Farrapos. A apresentação será realizada no Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição, de forma aberta e gratuita ao público.

“Estamos trabalhando muito para possibilitar que o evento seja realizado com a sua devida proporção. Passamos por dois adiamentos em razão da pandemia e, agora, estamos com uma perspectiva positiva de que Canguçu, enfim, conseguirá realizar a geração e distribuição da Chama Crioula”, declarou o prefeito de Canguçu, Vinicius Pegoraro.

Prefeito de Canguçu, Vinicius Pegoraro, projeta um grande evento

No momento, a Comissão Executiva está em tratativas para definir os roteiros da Chama e os locais de acampamentos. No último mês, o presidente da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (ORCAV), Ildo Wagner, esteve na cidade para acompanhar essas definições e o planejamento do evento.

A previsão é que Canguçu receba cerca de mil cavaleiros e mais de 4 mil pessoas nos dias de evento, fator que aquecerá os setores como hotelaria, alimentação, entidades tradicionalistas, entre outros setores da economia.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments