Peça “Medea(i)material” no próximo sábado em Rio Grande

Por Vitor Valente e Thiago Lehn

Apresentação com visão moderna sobre mito da Antiga Grécia acontece no Teatro Municipal

Os estudantes de Teatro da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Lucas Furtado e Brenda Castro promovem o espetáculo “Medea(i)material” no próximo sábado, 23 de abril, às 20h. A apresentação retoma o mito grego clássico de Medeia e ressalta o papel político da mulher. A performance acontece no Teatro Municipal do Rio Grande (Avenida Major Carlos Pinto, 312). Vendidos ao preço de R$20, os ingressos podem ser comprados neste link.

Atriz Brenda Castro é protagonista da peça                        Foto: Éden Cieglinsky

Os acadêmicos de teatro formam o Duo Duou, grupo em que produzem conteúdos teatrais em conjunto. Tendo Brenda Castro como atriz em um monólogo e Lucas Furtado como diretor, a peça de teatro é o primeiro espetáculo da dupla. A obra original “Medeia” é uma tragédia grega de Eurípedes, mas a montagem é uma adaptação da versão “Medeamaterial”, do alemão Heiner Müller. O trabalho de preparação do texto dramático de “Medea(i)material” é de Priscila Nicoliche e Antônio Nicodemo.

A releitura destaca o papel político e fundamental da personagem Medeia, que determina o futuro da região de Cólquida e da Grécia, ao lado de seu marido Jasão e de seus filhos. Atravessa temas como o apagamento das ações femininas na ascensão de homens ao poder e a luta pelos direitos adquiridos. “Medeia é responsável pelo sucesso de Jasão, mas tem seus créditos negados e ainda acaba traída”, aponta o diretor.

Lucas Furtado explica que todo o processo de trabalho é realizado em diálogo constante. “Nós realizamos um processo muito humano e colaborativo. Estamos em contato a todo momento, conversando sobre a visão que temos sobre o espetáculo”, conta Furtado. “Nossos ensaios são muito produtivos. Além de qualquer coisa, somos amigos e nos conhecemos bem”, complementa.

O Duo foi lançado em fevereiro de 2022. Lucas conta que o desenvolvimento da ideia durou meses e surgiu devido a vontade de colocar em prática o que estudam e pesquisam durante a graduação. Ele ressalta que outros projetos estão engatilhados e que o espetáculo é apenas a primeira grande realização do Duo Duou.

História remonta ao mito de Medeia, tragédia grega de Eurípedes               Foto: Éden Cieglinsky

A peça representa a primeira experiência do estudante paulista como diretor no Rio Grande do Sul. “Estou muito ansioso e muito grato por ter essa oportunidade. O teatro é uma coisa muito efêmera. A experiência é única. Esse espetáculo vai ser uma lembrança inesquecível para a nossa história”, finaliza.

No monólogo, a atriz Brenda Castro sobe ao palco sozinha pela primeira vez. “A minha expectativa para o espetáculo é bem grande. Medea é um grande projeto para mim, tanto pessoal quanto profissionalmente. Eu nunca fiz nada parecido ao longo de seis, sete anos como atriz de teatro. Quero que todo o trabalho realizado se concretize de uma maneira muito boa”, conclui Brenda.

PRIMEIRA PÁGINA