Sofá retorna às ruas

Por Júlia Koenig      

Evento que reúne diversidade de atrações artísticas no bairro Porto de Pelotas volta dia 15 de maio

O evento Sofá na Rua preenche de vida as ruas do Porto pelotense com música, cinema, dança e atrações variadas, além de muita comida gostosa e bons drinks há dez anos. A partir deste ano, conta com um novo horário, das 11h às 20h. A próxima edição está marcada para o dia 15 de maio.

Em entrevista ao Arte no Sul, Renata Pinhatti, gestora e produtora artística do Sofá, afirmou que a troca de horário do evento se deve a uma estratégia em benefício dos feirantes que se locomovem dos mais diversos bairros para expor suas criações e produtos na feirinha do Sofá.

“Como o Sofá na Rua é um evento que abriga muito essa questão dos empreendimentos autorais e locais da região, muita gente leva seus artigos e seus produtos pra vender no Sofá na Rua e entendemos que a melhor hora pra propiciar essa feira seria das onze da manhã até às seis da tarde, mas o evento como um todo vai até às oito da noite”.

Pessoas se locomovem de todos os bairros para participar do evento, sejam feirantes, artistas ou o próprio público do evento, que é gratuito e o ar livre.

O público do Sofá na Rua é grande e diversificado, talvez isso se deva ao caráter eclético do evento que se preocupa em manter a qualidade das atrações e a diversidade. “É um evento colorido na sua estética e na sua ideologia, porque sempre prezou muito pelo apoio pleno à diversidade de pensamentos, de comportamentos. Temos muito orgulho de dizer que nunca aconteceu nenhum tipo de violência ou briga”, diz a produtora do evento.

Interrupção da pandemia

Infelizmente, durante a pandemia do coronavírus, esse frenesi cultural precisou parar, a agenda de eventos foi cancelada e a quarentena era a ordem geral. Mesmo diante dessas dificuldades o Sofá na Rua se manteve em atividade durante o primeiro ano de pandemia. O evento respirou e fez com que muitos respirassem aliviados através das lives, eventos na internet que proporcionaram arte para ser assistida do sofá de casa.

A partir do segundo ano de pandemia, as lives perderam o favoritismo do público, e os organizadores começaram a pensar os próximos passos. “O segundo ano de pandemia foi para se reestruturar enquanto equipe, enquanto movimento, estudar quais seriam os próximos passos para quando a gente pudesse voltar com o Sofá na Rua, na rua mesmo,” diz Renata.

Questionada sobre sua maior saudade nesse tempo sem o evento acontecer na rua, Renata fala por si e por tantos outros: “O que eu senti mais falta foi do calor da rua, das pessoas reunidas por uma mesma causa, na intenção de se conectarem, de trocarem ideias, experiências”.

Golpe no setor cultural

Para a produtora, além da saudade, havia também uma incerteza avassaladora, que não foi sentida apenas por ela, mas também pela maior parte dos seus colegas de profissão, a pandemia e a suspenção de eventos foi um golpe certeiro no setor cultural. Aqueles que operam as engrenagens dessa locomotiva artística cultural sentiram esse impacto mais do que ninguém.

Renata desabafa sobre esse período: “A maior dificuldade foi a incerteza, a gente começou o isolamento lá em março de 2020 e todos os eventos foram cancelados. Eu, como produtora, me vi numa situação complicada, assim como todos os meus colegas da cultura que ainda estão numa situação de tentar se reerguer depois de dois anos parados. Então, foi uma situação de emergência mesmo, né. E que bom que a gente teve a lei Aldir Blanc e todos esses projetos e essas leis emergenciais para conseguir minimamente acudir o setor cultural. A gente está agora pleiteando a lei Paulo Gustavo que foi vetada pelo governo executivo federal, o mais dificultoso nesse tempo sem o Sofá na Rua para mim foi a incerteza do que estaria por vir, o que seria do evento.”

Diversas atrações artísticas e gastronômicas voltam a estar reunidas dia 15 de maio das 11h às 20h

 

Fim das saudades

Do início da pandemia para cá já se passaram dois anos, dois anos que o Sofá na Rua não presenteia as ruas do Porto de Pelotas com seu espetáculo cultural, dois anos de incertezas e dificuldades. E para aqueles que amam o evento, só restou a saudade. Saudade, saudade essa que já tem dia e hora marcados para acabar. Em sua página do Facebook, o Sofá na Rua divulgou que o evento está de volta e a edição de retorno vai acontecer no dia 15 de maio.

E o que podemos esperar dessa primeira edição do evento depois de dois anos? Renata afirma: “A gente tá muito feliz com esse retorno nesse ano que completamos dez anos. E o que vocês podem esperar é que a gente tá se organizando cada vez mais pra poder receber o público com muita alegria, sempre com muita arte, com muita cor e com segurança”.

Para garantir esse espetáculo cheio de cor, alegria e arte, estão confirmadas atrações como o Grupo Renascença, Companhia Outro Dança, com a performance Cães, e a roda de capoeira do mestre Jarrão, para crianças.

Para saber mais sobre o evento, você pode acessar a página do Sofá na Rua no Facebook  ou o perfil do Sofá no Instagram.

* Inicialmente informamos que a data do  Sofá na Rua seria dia 5 de maio, mas a data correta é dia 15 de maio.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments