Músico lourenciano Miguel Lima inspira com sua trajetória

Julya Bartz Boemeke Schmechel

Cantor e compositor começou a sua carreira artística aos 14 anos de idade

Miguel Lima: “O que me inspira desde sempre é a alegria mesmo, sabe? A positividade”

A música é um dos meios culturais mais cativantes que existem. Ela está presente em todos os lugares e tem o poder de acalmar, divertir e principalmente inspirar. E, quando feita com entusiasmo, ela se torna ainda mais especial. E essa paixão pode ser sentida e ouvida através das músicas de Miguel Lima, musicista lourenciano que inspira jovens com sua trajetória.

O contato de Miguel com a música começou cedo: aos 14 anos ele participou de uma aula de violão gratuita para começar a tocar na igreja. Ele conta que não possuía violão para participar da aula e que Mário Freitas – artista de São Lourenço do Sul que Miguel carinhosamente chama de “padrinho musical” – disponibilizou um de seus violões para que ele pudesse participar das aulas. Na sequência, Miguel começou a compor e cantar e nunca mais parou. Esse amor foi ganhando mais espaço em sua vida e seu coração, até se tornar parte do músico. Hoje, Miguel é quem compõe todas as suas músicas.

Quando questionado sobre as suas influências e inspirações na música, Miguel explica que nem sempre são as mesmas: “Sabe que isso é muito de época pra mim? Tem coisas que me inspiraram e hoje já não inspiram mais. E tem coisas que vão ser sempre inspiração”. Miguel cita Charlie Brown Jr.: “Essa banda sempre vai ser uma inspiração pra mim, principalmente as melodias e claro, as letras.”. Miguel também cita o cantor Vitor Kley como uma forte inspiração em sua carreira, o qual conheceu antes da fama e o descreveu como “uma pessoa simpática e acessível”. Lembra que, mesmo depois de conquistar o sucesso de público, Vitor seguiu sendo uma pessoa muito humilde, e que estas atitudes são muito inspiradoras.

Em 2017, ambos os artistas tiveram a oportunidade de conversar, pois dividiram o mesmo camarim no Facool Festival, que ocorreu em Pelotas. Após esse encontro, Miguel Lima e banda ficaram responsáveis por abrir o show de Vitor Kley que ocorreu em São Lourenço do Sul, no ano de 2018.

Vitor Kley e Miguel Lima em show de 2018 que marcou  a amizade entre os dois músicos

Além de outros artistas, o músico conta que os sentimentos também são uma forma de inspiração para ele: “O que me inspira desde sempre é a alegria mesmo, sabe? A positividade, a energia boa. Até se eu tiver que escrever uma música triste, eu tenho que estar feliz, tenho que estar bem”.

Hoje, aos 33 anos, seu currículo conta com músicas carregadas de sentimentos e com letras para lá de especiais. Suas duas últimas músicas, “Linda”  e “Teu sorriso”  tocam na Rádio Atlântida e Rádio Gaúcha e conquistam cada vez mais pessoas. Miguel conta que “Teu sorriso” foi escrita quando ele tinha apenas 14 anos e foi gravada em 2020, quando ganhou um clipe super especial, que mostra os diversos tipos de amor, como o amor entre avó e neta, mãe e filho e entre seres humanos e pets.

Miguel e produtor Rick Bonadio, em workshop no estúdio paulista Midas em  2018

Entre suas atividades paralelas, Miguel é professor de violão há 10 anos e ensina o modo básico pessoal para todas as idades. Dá aulas particulares, mas já ministrou aulas nas escolas, através de projetos da Prefeitura de São Lourenço do Sul, nos quais conta que viveu momentos muitos bonitos com os alunos.

Apesar de ser um artista do interior, de um município pequeno, Miguel afirma que não vivencia obstáculos em relação ao seu trabalho, principalmente dentro do seu nicho, que é o estilo pop. “Eu não sinto essas barreiras, porque o trabalho autoral, através da internet, chega em qualquer lugar”. Um forte exemplo disso é o fato de que todos os seus clipes já foram transmitidos na televisão em canais como, RedeTV, SBT, Play Tv, entre outros. Esse é o resultado de anos de dedicação e comprometimento com a música, que tornam Miguel Lima um músico excepcional.

Miguel conta que seu maior sonho é que suas músicas atinjam cada vez mais gente: “Quero que elas atinjam o coração das pessoas, quero emocionar, quero fazer as pessoas serem felizes, pularem, cantarem, se emocionarem com as minhas músicas…”. E, com certeza, esse é só o começo da carreira do músico lourenciano, que possui enorme potencial de conquistar o Brasil.

Para acompanhar e conhecer mais sobre o trabalho de Miguel Lima, além do canal no Youtube, ele está no Spotify e no Instagram.

PRIMEIRA PÁGINA