Sex Education: Personagens amadurecem na terceira temporada

Por Vitória de Góes

Série voltada para o público jovem trata da sexualidade sem preconceitos

A terceira temporada chegou ao streaming no dia 17 de setembro      Foto: Divulgação/Netflix

Seguindo a linha de dramas adolescentes, mas com uma temática totalmente diferente, é que chegou à Netflix a série “Sex Education”, de Laurie Nunn. Como o próprio título diz, ela aborda o sexo sem tabus entre personagens adolescentes que estão em fase de descobertas. A série, que recentemente lançou a sua terceira temporada, conquista o público por levantar temas bastante discutidos atualmente como assédio, a necessidade de educação sexual nas escolas e o preconceito de gênero e identidade.

Na terceira temporada, esses assuntos ganham mais força quando a escola Moordale recebe uma nova diretora, a Hope, e ela se mostra conservadora e preconceituosa. Os alunos, então, que já entendem a necessidade de falar sobre sexo de forma séria e sem tabus, unem-se para lutar contra as regras impostas.

Personagens principais como Otis, filho de uma terapeuta sexual, e Mave, uma adolescente que cresce sozinha devido aos problemas da mãe com drogas, também passam por amadurecimentos durante os episódios e exploram o amor e a empatia. Além disso, essa nova fase também é a que traz mais cenas sexuais e de pegação, mas tudo isso de forma ainda leve e que não anula as principais reflexões da série.

Eric e Adam descobrem a si mesmos enquanto constroem um relacionamento     Foto: Divulgação/Netflix

Outra personagem que ganhou o carinho do público na última temporada é Aimee. Agora, ela segue uma jornada para reencontrar e aceitar o corpo após o assédio sofrido no ônibus, o que ensina muito a construção de amor-próprio e restabelecimento de segurança. Mais uma história de vida que motiva a audiência é a de Adam. Ele iniciou a série como um rapaz violento e homofóbico e, ao longo da trama, descobre-se homossexual e assume um relacionamento com o irreverente Eric.

Mesmo em seus momentos mais leves, a série deixa claro que as conversas entre os personagens estão cada vez mais complexas, demonstrando o amadurecimento de cada um. A trama e, ainda mais, a terceira temporada, mexe com os sentimentos dos jovens que estão assistindo. Também o público adulto está se descobrindo entre os erros e acertos vividos nos episódios. “Sex Education” é uma série para maratonar, divertir-se e também se emocionar com a história de cada personagem e sua busca por se identificar em um mundo plural.

PRIMEIRA PÁGINA